Logística no e-commerce: como o frete interfere no desempenho da sua loja virtual

Logística no e-commerce: como o frete interfere no desempenho da sua loja virtual

A logística no e-commerce desempenha papel fundamental para o sucesso de uma loja virtual.

Setor que abrange vários aspectos do funcionamento de um comércio eletrônico, muitos varejistas ainda falham e têm prejuízo devido a má gestão de suas operações.

Logística no e-commerce: como o frete interfere no desempenho da sua loja virtual

Importância da logística no e-commerce

A logística no e-commerce é responsável pela gestão e operação de uma série de pontos vitais, como: entrada de produtos, armazenagem, distribuição, transporte, entre outros.

Dentro das principais tarefas executadas pelo setor, podemos citar:

  • recepção e conferência de produtos;
  • estocagem;
  • separação de produtos para preparação dos pedidos (picking);
  • embalagem (packing);
  • envio de pedidos para transportadora;
  • rastreamento de encomendas;
  • controle de entrega.

Basicamente, toda loja virtual, independente do seu tamanho e segmento, precisa ter um planejamento logístico bem definido para garantir o funcionamento e eficiência do seu negócio.

De acordo com dados da ABComm reunidos na pesquisa “Logística no E-commerce”, em 2017 o comércio eletrônico movimentou R$ 59,9 bilhões, um aumento de 12% na comparação com o ano anterior.

Em 2018,  números divulgados pela E-Consulting apontam que o e-commerce brasileiro deverá faturar R$ 77,5 bilhões, um aumento de 20,9% em relação ao ano passado.

Porém, apesar do contínuo crescimento, a pesquisa também alerta para uma grande dificuldade do setor: os gargalos logísticos.

Logística no e-commerce: gestão de frete

Logística no e-commerce: gestão de frete

A mesma pesquisa da ABComm citada anteriormente apresentou dados sobre os principais gargalos do setor logístico.

De acordo com os participantes do estudo, o transporte de mercadorias (frete) responde por 58% dos gastos, seguidos pela armazenagem (21,5%) e manuseio (20,5%).

Ponto chave da logística no e-commerce, a gestão de frete corresponde aos esforços voltados para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos.

O objetivo principal dessa área é realizar a entrega de produtos com o menor prazo e custo possível.

O grande problema é que, segundo a pesquisa, o inverso está acontecendo: o prazo de entrega aumentou e os custos também.

Para São Paulo, por exemplo, o prazo subiu de 3 para 4 dias. Em Brasília, a média saiu de 5 dias, em 2013, para 7 dias, em 2017; na Região Nordeste, em Recife, de 6 para 10 dias; em Porto Alegre, na Região Sul, de 4 para 6 dias.

E se parece ruim, a situação de Estados mais afastados dos grandes centros é ainda pior. Se o seu cliente estiver em Manaus, por exemplo, a média de prazo para que ele receba seu produto é de duas semanas.

Ou seja, há um contrassenso na situação vivida pelas empresas do país: o aspecto mais caro da logística é, também, o de menor qualidade.

O principal motivo para isso acontecer se deve ao fato que a grande maioria das lojas online de pequeno e médio porte não dão a devida importância ao processo de distribuição e transporte de encomendas.

Entre as principais queixas do consumidor estão poucas opções de envio e formas de pagamento.

De acordo com outra pesquisa da ABCOMM, até quatro anos atrás mais de 90% das lojas de comércio eletrônico dependiam apenas dos Correios e apenas 35% utilizam transportadoras.

Em 2013, 93% das empresas utilizavam os serviços dos Correios, número que caiu para 80,9% em 2017. Por outro lado, houve grande incremento de transportadoras privadas, que saltaram de 35% para 52,8%, enquanto o uso de frotas próprias se manteve estável.

Com todos os problemas que a estatal vem enfrentando nos últimos anos, depender apenas dessa opção pode causar transtorno para empresa e clientes.

Correios em crise

Enfrentando séria crise financeira, nos últimos meses os Correios passaram por duas greves de funcionários que causaram grande transtorno e atraso na entrega de pedidos.

Além disso, recentemente a estatal divulgou tabela com reajuste nos valores das tarifas sobre serviços de encomendas, o que causou grande rebuliço no mercado e revolta de marketplaces de peso como o Mercado Livre.

Tudo isso piorou a imagem que muitas pessoas já têm dos serviços prestados pelos Correios.

Quase 44% das empresas considera hoje os serviços executados pela companhia ruins ou péssimos, enquanto, em 2015, esse índice era 24%.

Entre as principais reclamações, as mais citadas são:

  • atraso nas entregas;
  • extravios;
  • preços abusivos;
  • descaso;
  • filas;
  • má qualidade de atendimento.

Para melhorar os serviços prestados e assegurar a eficiência da logística no e-commerce, é preciso buscar uma estratégia equilibrada de envio de encomendas.

Flash Courier: solução em frete para e-commerce

Logística no e-commerce

Para escapar desse monopólio, milhares de donos de e-commerce buscam outras soluções de entrega de encomendas, como disponibilizar aos seus clientes  o envio de produtos via transportadora.

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Além de um serviço especializado e rápido, a empresa possui expertise e embalagens, equipamentos, equipe e veículos adaptados para acondicionar as cargas da maneira mais adequada, garantindo sua integridade.

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