Cotação de frete online: quais os benefícios para o seu e-commerce

Cotação de frete online: quais os benefícios para o seu e-commerce

Uma das atividades mais complexas que uma empresa precisa exercer é a cotação de frete.

Realizar esse processo com clareza é importante, pois uma operação deficitária impacta diretamente o consumidor final.

Cotação de frete online: quais os benefícios para o seu e-commerce

Entenda quais os fatores considerados na cotação de frete

A cotação do frete é o resultado final da análise sobre diferentes fatores.

Por envolver muitas variáveis, o cálculo feito por transportadoras é altamente complexo.

O departamento logístico cruza diversas informações referentes ao serviço — que variam a cada transporte feito — e, de acordo com as características, determina o valor ideal.

Para guiar esse trabalho e evitar erros, empresas utilizam um recurso chamado de tabela de frete.

Essas tabelas possuem todas as informações que são usadas para formar o preço do frete e, através do cruzamento de dados referentes ao transporte, auxiliam a determinar um valor mais preciso.

Alguns dos principais elementos considerados na hora de definir o custo do frete, são:

  • Peso e volume: custo determinado pela adoção do maior valor entre os pesos bruto e o cubado (que é distribuído pelo volume). Ou seja, se o tamanho ocupado pela carga for maior do que o seu peso físico, é esse número que é levado em consideração.
  • Valor da nota fiscal: uma nota fiscal de valor elevado pode encarecer o frete, pois cargas valiosas  necessitam de cuidados mais específicos, principalmente no que diz respeito ao gerenciamento de risco.
  • Distância: quanto maior for o percurso, mais alto será o custo do transporte.
  • Destinatário: a dificuldade de entrega também influencia na cotação do frete. Caso o local seja perigoso ou de difícil acesso, por exemplo, podem ser cobradas taxas extras.
  • Carga: cargas especiais podem demandar embalagens diferenciadas, manuseio delicado,  veículo adaptado e transporte rápido, como, por exemplo, mercadorias perigosas, cargas vivas, perecíveis, entre outras. Tudo isso impacta no custo do transporte.
  • Gerenciamento de risco: contratação de seguros e criação de medidas que visam proteger as cargas, desde o momento em que elas são carregadas até sua chegada ao cliente final.
  • Tributos e pedágios: cobrança dos tributos — como ICMS — e os pedágios que envolvem a operação de transporte.

A entrega ágil e segura de produtos é ponto fundamental de qualquer e-commerce de sucesso, e a cotação de frete faz parte desse processo.

Utilizar uma ferramenta que possibilite a cotação de frete online agiliza processos e torna sua operação mais assertiva.

Porque automatizar a cotação de frete

A cotação de frete feita manualmente aumenta a chance de erros, portanto, é importante automatizar essa operação.

Uma ferramenta para cotação é capaz de consultar tabelas, fazer a conferência de pedágios, custo do combustível e analisar todas as demais informações necessárias para estipular o valor correto.

Resumindo, as tabelas de frete são usadas como base e, a partir dos dados inseridos, chega-se ao preço ideal em instantes.

Entre as vantagens de automatizar essa operação, podemos citar:

  1. Padronização do processo

Um sistema de cotação de frete online obedece a uma sequência de processos, isto é, são inseridas determinadas informações em uma ordem estabelecida.

Isso significa que não importa qual colaborador irá executar a tarefa, a uniformidade da operação é mantida, o que evita eventuais erros e perda de tempo com retrabalho.

  1. Aumento da produtividade

Realizar a cotação de frete manualmente é complicado, o que demanda o trabalho de uma equipe para que o cálculo seja feito e conferido.

Em contrapartida, um software pode realizar essa tarefa de forma rápida e precisa, liberando seus colaboradores para realizarem outras atividades de interesse da empresa.

  1. Maior agilidade na entrega

A rapidez no processo de cotação de frete não reflete apenas em benefícios para empresa, mas também para o consumidor final.

Quanto antes o valor do frete for estabelecido, a compra pode ser finalizada e o produto liberado para envio, o que implica no prazo e agilidade de entrega.

  1. Previsibilidade para outras áreas

A automatização da cotação gera impactos positivos em outros setores da empresa, que conseguem ter maior controle sobre suas atividades, como:

  • Vendas: o setor de vendas e logística precisam trabalhar de forma integrada para  assegurar o equilíbrio entre a demanda e a capacidade de entrega. Através da cotação de frete automatizada a solicitação de entrega é feita há vários fornecedores, o que gera maior garantia de que todos os pedidos serão atendidos.
  • Armazenagem: com maior noção sobre a demanda e prazo de entrega, a equipe de gestão de estoque consegue planejar e organizar o volume de trabalho para determinado período.
  • Relacionamento: ao repassar o prazo de envio para o cliente na hora, ele tem mais tempo para agilizar e concluir processos internos, como separação de pedidos, emissão de nota fiscal, embalagem, entre outros.

Como podemos ver, investir em tecnologia é uma maneira de otimizar operações, propiciar maior integração entre os setores da empresa e aumentar a agilidade em suas operações.

Porque contratar uma transportadora

cotação do frete

Especializada na coleta e entrega de encomendas, uma transportadora como a Flash Courier tem todas as soluções que sua empresa precisa, entre elas um sistema de cotação de frete online.

Além de efetuar o cálculo e entregar o valor do frete em instantes, a Flash Courier permite o acompanhamento de todas as etapas do transporte, gerenciamento de riscos e seguros.

Os benefícios para sua empresa vão desde o aumento da produtividade e ganho em eficiência, até a redução dos custos.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Com opções de serviços variadas, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos aos nossos parceiros que querem agradar e fidelizar clientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *