Controle de estoque: o que é e como implementar no seu e-commerce

Controle de estoque: o que é e como implementar no seu e-commerce

O controle de estoque é processo fundamental de qualquer empresa que trabalhe com a produção e/ou a comercialização de bens e produtos.

Independente do segmento em que atue, uma gestão de estoque eficiente é necessária para suprir suas necessidades de produção e venda.

Controle de estoque: o que é e como implementar no seu e-commerce

O que é controle de estoque

Controle de estoque, segundo o Sebrae, é o procedimento adotado pelas empresas para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de matérias-primas, mercadorias produzidas e/ou vendidas.

Manter esse controle em dia é fundamental para uma empresa apurar o seu movimento de entrada e saída de mercadorias.

Essa organização também fornece outras informações importantes para a empresa, como a demanda do mercado pelo produto e lucro líquido obtido no final do mês.

O departamento de armazenagem geralmente guarda produtos de três tipos diferentes:

  • Matéria-prima: produto natural ou semimanufaturado necessário para a fabricação da mercadoria final, vendida ao cliente.
  • Produtos não acabados: material em estágio intermediário no processo de fabricação, aguardando por operações finais.
  • Produtos acabados:  produtos finalizados e prontos para serem vendidos e enviados ao destinatário.

Ter um estoque controlado é necessário para que a produção possa fluir corretamente, sem prejuízos causados devido a sobra ou desperdício de material.

Tipos de estoque para e-commerce

controle de estoque para ecommerce

Quando se trata de e-commerces, principalmente os iniciantes, é comum ver os empreendedores muito focados na aquisição de novos clientes e nas vendas, dando pouco atenção ao controle de estoque.

Grande erro, pois se essa gestão não for feita com o devido cuidado, toda a operação pode dar errado, começando com a falta do produto já vendido em estoque.

Mas como organizar e fazer esse controle de estoque no caso de lojas virtuais? Na verdade, isso depende bastante da estratégia adotada pela empresa.

Existem diferentes modelos de organização, cada qual com suas características e é preciso analisar e escolher qual mais se adapta às necessidades do seu negócio.

  1. Estoque compartilhado

Boa opção para lojas virtuais que também possuem uma loja física, esse modelo visa usar o mesmo espaço de estoque para ambas.

O estoque compartilhado facilita o gerenciamento dos produtos disponíveis, gerando maior economia de espaço, tempo e mão de obra.

Porém, para que isso funcione, as lojas precisam ter um sistema back office de controle de estoque eficaz, que seja atualizado rapidamente e em tempo real.

Caso contrário, um produto já esgotado pode ser vendido por uma das lojas, por exemplo, e isso com certeza irá gerar grande insatisfação por parte do cliente.

  1. Estoque terceirizado

Se não quiser investir em ter um espaço próprio para armazenagem de mercadorias, o dono de e-commerce pode terceirizar o estoque de duas maneiras: Drop shipping e Cross docking.

No drop shipping, o inventário e entrega fica sob responsabilidade do fornecedor. Ou seja, o cliente compra na loja virtual, que envia o pedido ao fornecedor, que faz a entrega diretamente ao comprador.

Já no cross docking, o consumidor faz a compra através do e-commerce, o fornecedor entrega o produto adquirido para a loja e ela se responsabiliza pela entrega.

A vantagem do estoque terceirizado é poder oferecer uma grande quantidade de produtos sem precisar se preocupar com espaço e controle de estoque.

Por outro lado, o lojista fica mais dependente do fornecedor, do seu tempo de entrega, da qualidade do produto e do estado em que ele é entregue ao seu cliente.

  1. Estoque descentralizado

O estoque descentralizado consiste em ter vários locais de armazenagem, localizados em diferentes regiões.

Com isso, o vendedor diminui despesas de transporte e tempo de entrega, já que é possível enviar a mercadoria do local mais próximo ao destinatário.

Uma grande vantagem desse modelo é a possibilidade de diminuir o custo do frete, o que gera maior apelo ao consumidor.

O ponto negativo é que os custos com compra ou locação de espaços aumenta, além dos gastos com manutenção e mão de obra.

O controle de estoque também precisa de atenção redobrada, de modo que a integração entre os centros de armazenamento funcione perfeitamente.

  1. Estoque consignado

Essa modalidade de estoque para e-commerce baseia-se na compra de uma determinada quantidade de mercadoria de forma consignada.

Isso significa que o lojista adquire apenas o que julga suficiente para suprir sua demanda, e pode solicitar mais apenas quando for necessário.

Outra vantagem desse modelo é que, caso algum produto fique estagnado, ele pode ser devolvido ao fornecedor, e o comerciante paga apenas pelo que foi vendido.

O grande benefício do estoque consignado é que o lojista não precisa ter um grande espaço e capital para ter a disposição uma boa quantidade de produtos.

O problema é que nem todos os fornecedores oferecem essa opção e, os que o fazem, normalmente vendem itens com um giro menor, mas cobrando um valor mais alto.

Vantagens do controle de estoque para o seu e-commerce

Vantagens do controle de estoque para o seu e-commerce

Como podemos perceber, o controle de estoque funciona como uma espécie de regulador do fluxo de negócios.

Entre as inúmeras vantagens que esse processo traz para o seu e-commerce, podemos citar:

  • Fazer estimativas de vendas;
  • Fazer estimativas de produção;
  • Adequar-se às cotas de fornecimento;
  • Evitar o desvio de produtos e materiais;
  • Identificar produtos que estão sem giro;
  • Otimização do capital de giro;
  • Suprir as demandas de venda.

Através de um controle de estoque bem organizado, os gestores conseguem uma visão clara  de como, onde e quando devem aplicar seus recursos.

Isso reflete diretamente no sucesso financeiro da empresa, pois evita o desperdício e guia o investimento em produtos que vendem mais.

A gestão de estoque também permite maior agilidade no processo de entrega, possibilitando a coleta dos produtos pela transportadora em menos tempo e de forma mais organizada.

Os benefícios de um sistema de entrega eficiente para a sua empresa vão desde o aumento da produtividade e ganho em eficiência, até a redução dos custos.

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