Frete grátis no e-commerce: como não ter prejuízo

Frete grátis no e-commerce: como não ter prejuízo

Segundo pesquisa da ComScore, o frete grátis é um dos fatores que mais agradam clientes no e-commerce e já levou mais de 63% dos consumidores a colocarem mais itens no carrinho.

Apesar de ser óbvia a preferência do consumidor por lojas virtuais que ofereçam frete grátis, fica a pergunta: como proporcionar esse benefício sem sair no prejuízo?

Frete grátis no e-commerce: como não ter prejuízo

Porque oferecer frete grátis na sua loja virtual

A questão é simples: se um e-commerce cobra o valor do frete, a loja corre o risco de perder o cliente para uma que ofereça políticas de frete mais flexíveis.

Por outro lado, caso a loja virtual opte por oferecer frete grátis sem o devido planejamento, põe em risco a sua margem de lucro.

Muitas pesquisas apontam a oferta de frete gratuito como fator primordial na expansão constante das vendas no comércio eletrônico.

Embora o frete grátis muitas vezes não resulte em uma economia significativa para o cliente, as taxas de conversão costumam dar um salto saudável quando essa opção é exibida.

Por que os vendedores que oferecem frete grátis obtêm ótimos resultados? Aqui estão algumas das razões mais citadas:

  • Consumidores querem saber o preço total da compra o quanto antes. Obrigar o cliente a passar por todo o processo de checkout antes que ele possa descobrir quanto custa o frete, é motivo de irritação e frustração para muita gente.
  • “Se você fizer algo de bom para mim, estou mais inclinado a fazer algo de bom para você…” e frete grátis é um gesto muito apreciado. Esse pensamento comum gera um pré satisfação e disposição do cliente em comprar na loja.
  • O Baymard Institute coloca a taxa média de abandono do carrinho em 68,8%. Quando os compradores foram perguntados por que eles abandonaram o carrinho durante o checkout, 61% citaram custos extras (ou seja, taxa de envio).

É inegável que oferecer frete grátis atrai o consumidor, porém, a pergunta que fica, é como fazer essa oferta sem perder dinheiro.

Como oferecer frete grátis e sair no lucro

Para começar, você deve considerar o frete grátis como um caminho para um melhor retorno do investimento.

A implementação correta desse benefício normalmente aumenta a taxa de conversão, o volume médio de pedidos, a retenção de clientes e o lucro.

A primeira coisa a fazer é decidir quais ofertas de frete grátis você deseja testar.

Veja oito ideias de como implementar o frete gratuito no seu e-commerce.

  1. Frete grátis carta branca

Estratégia mais arriscada, alguns lojistas optam por aumentar os preços dos produtos para absorver o custo do frete, enquanto outros analisam as margens de lucro e calculam qual o volume extra de vendas necessário para compensar os custos de envio assumidos.

É preciso avaliar bem essa opção e talvez oferecê-la por apenas um período determinado de tempo. O ideal é aplicar o frete grátis como promoção relâmpago ou em datas comemorativas.

  1. Frete grátis com valor mínimo de compra

Esta é geralmente a opção mais viável. Os clientes que estão próximos de atingir o valor do pedido para envio gratuito provavelmente comprarão produtos adicionais para atingir o limite necessário.

Isso contribui para elevar consideravelmente o valor médio do pedido e ajuda a compensar o custo de envio absorvido. Normalmente, o ideal é definir um valor de pedido mínimo mais alto do que seu valor médio de pedido atual.

  1. Frete com taxa fixa

Esta não é uma oferta de frete grátis, mas alivia muito a ansiedade do comprador.

Aqueles que sabem qual será o custo de envio antes de carregar o carrinho têm maior probabilidade de fazer o pedido do que aqueles que não sabem qual será o custo total até que estejam prontos para pagar.

  1. Frete grátis para determinados locais

Dado o custo às vezes exorbitante do envio para regiões mais remotas do país, muitos e-commerces oferecem frete grátis apenas para capitais ou regiões próximas do centro de distribuição.

Outra possibilidade é oferecer o transporte gratuito do centro de distribuição para um ponto de venda local.

  1. Frete grátis para membros

Disponibilizar esse benefício para clientes fiéis é uma boa maneira de valorizar o consumidor e aumentar a lealdade com a sua marca.

Você pode criar um programa de afiliados, por exemplo, dando aos associados uma razão a mais para fazer compras na sua loja.

  1. Frete grátis como oferta especial

Para agitar os negócios, reserve um horário especial para envio gratuito e informe as pessoas com antecedência.

Você pode até mesmo fazer a oferta apenas para um grupo especial da sua base de clientes, como recompensa por fidelidade ou como um incentivo para aqueles que não fazem pedidos há um tempo.

  1. Frete grátis em produtos selecionados

Alguns produtos são mais vantajosos para a oferta de frete grátis do que outros.

Considere os custos de envio e as margens de lucro e, em seguida, teste o frete grátis para os itens que fazem sentido financeiro. Esse método também pode ser implementado como uma maneira de aumentar as vendas de itens que estão “encalhados”.

  1. Frete grátis para kits

Alguns lojistas usam a tática de vender produtos combinados. Por exemplo, “Na compra de um secador de cabelo mais escova modeladora, o frete é gratuito”.

Outros usam a oferta de “leve um ganhe outro” para incentivar a compra de vários itens.

Após estudar todas essas opções, escolha duas ou três para testar.

Observe e compare os resultados obtidos para decidir qual a melhor solução para o seu negócio.

Vantagens de fechar parceria com uma transportadorafrete grátis loja

Compradores online muitas vezes tomam a decisão de compra de acordo com a cotação do frete e tempo de entrega.

Vários comerciantes já descobriram que incorporar o frete grátis como parte de seu plano estratégico significa aumento de vendas e receita.

É importante ter em mente que o aumento no volume de pedidos pode qualificar sua loja para receber uma redução nos custos de envio.

O ideal é sempre trabalhar em parceria com transportadoras para obter a melhor combinação possível de custo e serviço.

Procure uma transportadora que atenda a sua região e analise suas taxas, serviços e as vantagens que ela oferece para o seu negócio.

Lembre-se que uma entrega ágil é ponto fundamental na operação de qualquer e-commerce e tem impacto direto na satisfação do cliente, o que influencia no seu volume de vendas.

Assim, um bom serviço de transporte significa mais lucro para sua loja e aumenta sua possibilidade de oferecer frete grátis, gerando ainda mais receita.

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