Loja virtual X Marketplace: Qual é a melhor opção para o seu negócio?

Loja virtual X Marketplace: Qual é a melhor opção para o seu negócio?

Escolher uma plataforma para e-commerce é uma questão desafiadora para empreendedores iniciantes, afinal, o que é mais vantajoso, ter sua própria loja virtual ou começar seu negócio em um marketplace?

Loja virtual X Marketplace: Qual é a melhor opção para o seu negócio?

Loja virtual X Marketplace: Prós e Contras

Você vai começar seu e-commerce. Já definiu seu nicho de negócio, fechou parceria com fornecedores e tem o estoque em mãos. Mas tudo se resume a uma coisa: que site de vendas usar?

Se você está enfrentando essa dúvida, confira um guia que irá ajudá-lo a decidir o que é mais rentável para o seu negócio: vender em marketplaces ou criar uma loja virtual própria.

Marketplace

Um marketplace é uma plataforma ou um site de terceiros que comercializa produtos de diferentes fornecedores em diferentes categorias.

Assim, quando os consumidores visitam um marketplace como o Mercado Livre, a Amazon, eBay, etc., eles procuram um produto e o compram, independentemente de quem está vendendo.

E-commerce que funciona como uma espécie de shopping, consumidores online são atraídos por marketplaces devido a sua grande variedade de opções para determinado produto.

Ao fazer uma busca por um creme para cabelo, por exemplo, eles analisam fatores como preço, reputação do vendedor, avaliações, entre outros, mas na verdade é a reputação do site de vendas que passa confiança para efetuarem a compra.  

Prós de vender em um Marketplace

  • Baixo investimento

Ao optar por comercializar seus produtos em um marketplace, você utiliza um site de vendas que já está pronto, ou seja, não tem os custos maiores de investir em uma equipe para desenvolver e fazer manutenção de uma loja virtual só sua.  

  • Imagem consolidada

Um marketplace já tem uma imagem construída e a sua própria base de clientes. Em outras palavras, você não precisa gastar tempo para gerar tráfego. Os clientes vêm com a intenção de comprar por causa da reputação do mercado, sem se preocupar com um fornecedor específico.  

  • SEO otimizado

Marketplaces populares, como o Walmart, Amazon, etc., possuem uma reputação de SEO e SERP bem estabelecida para suas páginas de categoria de produto. Com esse tipo de autoridade, que leva tempo e trabalho para ser desenvolvida, é mais provável que seus produtos sejam vistos pelo cliente.

  • Políticas de uso

Um marketplace já tem uma políticas de uso definidas para tudo, desde o envio de pedidos, até o atendimento ao cliente e muito mais. Isso simplifica a experiência de compra, bem como a experiência de venda, facilitando muito o início das vendas.

Contras de vender em um Marketplace

  • Taxa de venda

É bastante raro um marketplace permitir que você comece a usá-lo sem qualquer taxa ou assinatura envolvida. A Amazon cobra uma taxa de assinatura para cada pedido que você vende. O Mercado Livre possui um plano gratuito, porém ele faz algumas restrições. É importante que você estude bem as opções disponíveis antes de definir qual o melhor site de vendas para o seu negócio.

  • Concorrência

Se por um lado há bastante conveniência nesse serviço, também há muita concorrência envolvida. Cada categoria de produtos tem vários vendedores. Então, se destacar da multidão é difícil e leva tempo, mas é possível.

  • Branding

É muito difícil trabalhar a sua marca dentro de um marketplace, considerando que ele faz várias restrições quanto ao uso de uma identidade própria. Lá você é apenas um vendedor, e sua loja tem pouca chance de crescer e se consolidar como marca independente.

Loja virtual

Uma loja online é diferente de um marketplace, uma vez que comercializa apenas os seus produtos e é totalmente exclusiva para o seu negócio.

Você controla seu site e sua marca, seja para o melhor ou para o pior.

Prós de vender em uma Loja Virtual

  • Mais controle, mais autoridade

Ter seu próprio site de e-commerce possibilita mais controle sobre sua empresa. Inclui tudo, desde o seu layout, fotos de produtos, descrições, navegação e muito mais. Então, se você planeja tornar a jornada de seu cliente memorável, você pode fazer o que for preciso para maximizar sua experiência de compra.

  • Acesso à informações sobre clientes

Uma loja online pode ajudar você a exercer melhor controle sobre suas ideias de negócios. Você pode analisar o padrão de conversão do cliente, o histórico de compras e melhorar seu website de acordo com os resultados. Além disso, você também pode adicionar seus clientes às suas listas de e-mail, criar um relacionamento e ajudá-los a tomar melhores decisões de compra.

  • Flexibilidade no marketing

Você pode trabalhar sua campanha de marketing do jeito que for melhor para o seu negócio, testando diversas abordagens. Anúncios no Google, no Facebook e até segmentação no LinkedIn, são só alguns exemplos do que é possível fazer para conseguir leads potenciais.

Contras de vender em uma Loja Virtual

  • Custos de desenvolvimento

Uma das principais razões que impede muitos comerciantes de criar uma loja online é o investimento inicial necessário. Contratar uma equipe de desenvolvedores pode ser bastante custoso, além de levar tempo até o site estar pronto para uso.

  • Investimento em marketing

Ao vender em um marketplace, você se beneficia de todas as estratégias de marketing aplicadas pela plataforma. Em outras palavras, é marketing automatizado para você. No entanto, ao configurar sua loja, você terá que realizar cada tarefa, desde a pesquisa de palavras-chave até a criação de anúncios por conta própria.

  • Integração com gateways de pagamento

Nenhuma loja virtual está completa sem um gateway de pagamento. Seus clientes precisam se sentir seguros para fornecer dados bancários, e é por isso que você deve cuidar dos aspectos de segurança envolvidos. No caso de um marketplace, toda essa parte operacional já está pronta para uso e, em caso de problema, não é responsabilidade sua achar a solução.  

Então, Marketplace ou Loja Virtual, o que é melhor para o seu negócio?

Se você não tem tempo e recursos para vender em marketplace e ao mesmo tempo criar uma loja online só sua, não tem jeito, você vai ter que tomar uma decisão.

Antes de escolher, veja o que se ajusta melhor às suas prioridades e orçamento. Pergunte a si mesmo: “O produto que estou vendendo é exclusivo e atrativo?”.

Se for um produto diferenciado que pode ajudar você a se destacar e estabelecer sua marca, a venda em sua loja virtual será mais lucrativa.

No entanto, se você está vendendo um produto bastante comum, um marketplace seria o ideal, uma vez que muitos outros comerciantes estão vendendo um produto similar.

Em última análise, seus objetivos de negócios e produtos são os dois fatores que você deve analisar para determinar qual a melhor opção para o seu negócio online começar.

Passo final: faça a entrega perfeita

loja-virtual-marketplace-entrega

Depois de pensar muito e finalmente colocar a sua empresa no ar, as primeiras vendas começam a ser feitas.

Nesse momento, sua operação deve ser perfeita, senão todo trabalho duro feito até aqui poderá ir por água abaixo.

Imprescindível: faça o pedido chegar na casa do cliente intacto e o mais rápido possível.

Tanto no marketplace quanto em uma loja virtual própria, o frete e forma de envio é responsabilidade do vendedor, e problemas com a entrega de produtos comprados impactam diretamente na avaliação da loja.

Se antigamente os Correios eram a única opção, hoje em dia o uso de transportadoras se consolidou entre os donos de e-commerce como solução mais segura e ágil.

Transportadoras experientes como a Flash Courier contam com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas, que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de entrega para o seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *