Como Gerenciar o Transporte de Encomendas no E-commerce

Como Gerenciar o Transporte de Encomendas no E-commerce

Ter um e-commerce vai muito além da criação de uma loja online e da promoção de um produto. Até que o transporte de encomendas seja feito com sucesso, você não pode descansar.

transporte de encomendas no ecommerce

Transporte de Encomendas no E-commerce

Com o aumento das vendas online, o processo de gerenciamento de pedidos e transporte de encomendas no comércio eletrônico vem se tornando bastante complexo.  

Além da facilidade de compra, os consumidores esperam que o envio do produto custe o mínimo possível, seja rápido e seguro.

Quando os custos do frete são mais altos do que o esperado, ou o prazo de entrega é longo, ou ainda ocorre algum atraso na entrega, as reclamações não demoram a aparecer, e podem gerar bastante prejuízo ao proprietário da loja.

A decisão sobre como será feito o processo de transporte de encomendas é crucial para o bom funcionamento, ou não, do e-commerce.

Antes de tomar essa decisão, aconselhamos que você leia esse artigo, que o ajudará a navegar pelas melhores opções sobre como entregar seus produtos com rapidez, eficiência e economia.     

Formas de Transporte de Encomendas no E-commerce

A construção de um processo de vendas eficaz é fator essencial para uma loja virtual bem sucedida e lucrativa

Esse processo envolve o recebimento do pedido, processamento e envio da compra.

Se feito corretamente, agrada e fideliza o consumidor, além de atrair novos clientes através de avaliações positivas e propaganda boca a boca.

Se mal feito, pode potencialmente destruir a reputação da sua marca, aumentar os custos com devoluções e, em geral, prejudicar a longevidade da sua empresa.

Para atender às necessidades do seu negócio quanto ao armazenamento, preparação do produto para envio e transporte de encomendas, há três soluções que você pode adotar:

Armazenagem e envio próprio

Nessa opção, o dono da loja virtual se encarrega de todo o processo de venda.

Basicamente, funciona da seguinte maneira: o lojista mantém os produtos que vende em um depósito próprio. Quando um cliente encomenda o produto, ele se responsabiliza por todo o processo de envio, desde separar e embalar o item até despachá-lo para a casa do comprador.

Vantagens:

  • Mais controle e flexibilidade: você é responsável pelo seu próprio inventário, o que significa que pode configurar seu processo de envio quando e como quiser.
  • Mais tranquilidade: você sabe como os produtos são embalados e quando eles serão enviados, porque tem total controle do processo.

Desvantagens:

  • Consome mais tempo e esforço: assim que o número de pedidos começar a crescer, ser responsável por todo o processo de envio consumirá muito do seu tempo e esforço, o que poderá potencialmente afetar a eficiência do seu negócio.
  • Requer capital inicial maior: você precisa comprar o estoque por atacado antecipadamente e pagar pela infraestrutura de armazenamento e envio.   

Armazenagem e envio terceirizado

Nesse caso, o lojista terceiriza o armazenamento e transporte de encomendas.

Quando um cliente faz uma compra, ele encaminha o pedido para o serviço terceirizado que se responsabiliza por enviar o produto.   

Vantagens:

  • Economia de tempo e esforço: você economiza energia e recursos e consegue se concentrar mais na venda de produtos e na promoção da sua loja online.
  • Serviço especializado: a embalagem e transporte de encomendas são feitas por profissionais experientes e especializados da área.
  • Altamente escalável: ao armazenar seus produtos em um local mais espaçoso, você pode aumentar sua oferta e volume de vendas.

Desvantagens:

  • Custos mais altos: despesas com o aluguel de depósito de armazenagem e profissionais que operam na organização, embalagem e remessa dos produtos.
  • Perda de controle direto: você não tem controle sobre em que estado o produto deixa o depósito e é entregue ao comprador.

Dropshipping

No dropshipping o produto é criado e armazenado pelo fabricante e o lojista atua como um intermediário no processo de vendas.

O dono do e-commerce coloca o item a venda na sua loja virtual e, uma vez que um pedido é feito, encaminha o pedido para o fabricante que se responsabiliza pelo envio.

Vantagens

  • Menor capital inicial: você vai evitar despesas operacionais, como a armazenagem, separação e embalagem dos produtos.
  • Maior leque de opções de venda: você pode vender diversos produtos, pois não é preciso estocá-los.
  • Menor risco: não é preciso se preocupar com o excesso de estoque, pois você só paga pelo que vende.

Desvantagens:

  • Menor margem de lucro: espere uma redução significativa em seus lucros, porque os dropshippers assumirão o risco em seu nome.
  • Perda de controle: dropshippers controlam todos os aspectos significativos do processo de recebimento de pedidos e transporte de encomendas.
  • Redução do poder da marca: sem controle sobre o processo de embalagem, é difícil impor sua marca e oferecer uma experiência de compra personalizada ao consumidor.

Escolha Certa para o Transporte de Encomendas

Agora que você sabe quais são suas opções, está apto para tomar a melhor decisão de acordo com a realidade do seu negócio.

Tenha em mente que nem sempre a opção que parece ser a mais econômica, é a melhor para o crescimento sustentável da sua loja virtual.

Escolher uma transportadora para realizar o transporte de encomendas do seu e-commerce é selecionar um parceiro de negócios que melhor represente a sua marca.

O primeiro ponto de contato físico da sua loja com o seu cliente será o entregador, portanto, certifique-se de que a operadora escolhida corresponda e se alinhe aos seus ideais e metas como uma empresa de comércio eletrônico.

Alguns dos fatores a considerar para determinar a melhor transportadora para o seu negócio, são os seguintes:

  • Área de abrangência
  • Entrega expressa
  • Cálculo de frete online
  • Tamanho da frota
  • Tecnologia utilizada
  • Relatórios de eficiência de entrega
  • Processo de rastreamento

Ao optar por uma transportadora que atenda a todos esses quesitos, como a Flash Courier, você consegue reduzir custos para a sua loja virtual, além de garantir a melhor experiência para o cliente.

Transportadoras experiente como a Flash fornecem serviços de rastreamento para que você possa monitorar facilmente seus pacotes em trânsito.

A empresa prioriza a comunicação entre clientes e fornecedores, possibilitando a consulta do status de entrega e a previsão de chegada em tempo real.

Com mais de vinte anos de mercado, a Flash Courier atua com o transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), atendendo todo território nacional.

Especializada em entrega rápida para e-commerce, a Flash possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

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