Como reduzir a taxa de rejeição em um site de compras online

Como reduzir a taxa de rejeição em um site de compras online

Um visitante acessa o seu site de compras e, em seguida, clica imediatamente no botão de sair. Esse comportamento é o que determina a taxa de rejeição, tão temida pelos donos de lojas virtuais.  

Como reduzir a taxa de rejeição em um site de compras online

O que é uma taxa de rejeição e por que isso Importa?

Leva apenas cerca de 0,05 segundos para os visitantes decidirem se gostam do seu site de e-commerce o suficiente para ficar ou não.

Sua taxa de rejeição mede a porcentagem de visitantes que saem do seu site depois de visualizar apenas uma página.

De acordo com o Google Analytics, a taxa de rejeição é definida como a “porcentagem de sessões de página única em que não houve interação com a página. Uma sessão rejeitada tem uma duração de 0 segundos”.

Uma alta taxa de rejeição indica que há algo que definitivamente não está agradando no seu site de compras online, ou mostra ainda que você pode estar atraindo o público errado para o seu site.

O grande problema, é que se você tem um alto número de rejeições, isso afeta diretamente sua taxa de conversão.

Quanto mais pessoas deixarem seu site, menos pessoas você terá para converter. Isso significa menos receita para você.

Qual taxa de rejeição é aceitável?

A verdade sobre uma taxa de rejeição “aceitável” é sempre contextual e subjetiva. Há muitos fatores a serem considerados, como indústria, produtos, concorrência, etc.

Cada site de compras online tem objetivos e metas diferentes, portanto, o que pode ser aceitável para um, pode não se aplicar a outro.

Mas, se você estiver procurando por referências, as taxas de rejeição geralmente ficam entre 46% e 65%.

Aqui está uma comparação completa de indicadores por setor, segundo uma pesquisa realizada pelo Google:

site-de-compras-taxa-rejeicao

Fonte: Digishuffle

Na realidade, uma boa referência para uma taxa de rejeição aceitável, é sempre um número menor do que o que você tinha antes.

Quando o oposto acontece, é hora de entender as causas e resolver o problema o mais rápido possível.

Principais motivos da taxa de rejeição em um site de compras

A taxa de rejeição crescente é um sinal óbvio de que seu site de compras tem elementos desconcertantes ou problemas subjacentes que você precisa resolver.

Isso pode acontecer por vários motivos e situações, no entanto, geralmente é efeito das seguintes implicações:

  • Qualidade do site: Se o seu site é desagradável, pouco convidativo e tecnicamente falho, isso leva os visitantes a saírem rapidamente. Isso inclui: página de carregamento lento, links quebrados, design pobre, navegação fraca, conteúdo de baixa qualidade, etc.
  • Intenção do visitante: Se o objetivo do site e o que os visitantes estão procurando não coincidirem, eles saem para buscar outro conteúdo. Isso também revela problemas ocultos, como possíveis backlinks ruins de sites de referência e anúncios enganosos.   

Como a taxa de rejeição é algo comum, as lojas online começaram a aumentar seus esforços para atrair a atenção dos visitantes a partir do momento em que entram no site.

Esse esforço para melhorar a experiência do cliente levou a uma estratégia de marketing conhecida como personalização de comércio eletrônico.

O que é personalização de comércio eletrônico?

A personalização do e-commerce refere-se ao processo de exibir dinamicamente mensagens criadas sob medida e experiências personalizadas para um indivíduo.

Esse processo é feito usando e analisando dados pessoais dos visitantes, como dados demográficos, comportamento de compra e histórico de navegação.

A personalização do comércio eletrônico é uma solução de negócios sólida, pois ajuda o site de compras a antecipar e atender às expectativas dos clientes.

Em um estudo realizado pela Deloitte, 48% dos clientes relataram que estariam dispostos a esperar mais tempo para receber um  produto ou serviço personalizado.

Usando esse dado, um site de compras com alta taxa de rejeição, entre 40% e 70%, podem reduzir isso em mais ou menos 20% a 30%.

Vamos fazer as contas: se 48% dos 40 a 70% de seus visitantes estiverem dispostos a esperar por uma experiência personalizada, você poderá reduzir significativamente suas taxas de rejeição em cerca de 20 a 30%.

3 Técnicas de personalização para site de compras

Foram-se os dias em que a personalização tratava apenas de abordar um cliente pelo nome.

Hoje, os profissionais de marketing e vendedores experientes praticam as seguintes estratégias de personalização para oferecer uma experiência excepcional de compra online:

1 – Personalize sua página inicial  

A personalização deve começar na página inicial do site de compras.

Quando os visitantes chegam ao seu site, você já deve conseguir atrair a atenção deles com mensagens relevantes e direcioná-los para os produtos que possam despertar seus interesses.

Você pode ter uma página inicial personalizada alterando dinamicamente seu conteúdo e aparência para corresponder ao tipo de visitante: recorrente ou novo.

  • Novos visitantes

Você precisa fazer novos visitantes se sentirem bem-vindos e familiarizá-los com seu site o mais rápido e facilmente possível.

Esse é o momento de caprichar nas boas vindas e aproveitar para aumentar seu mailing e, para isso, nada melhor do que oferecer um desconto na primeira compra.

site-de-compras-personalizado-live

Outra ideia é exibir seus itens populares ou tendências de produtos na página inicial para familiarizá-los com o que você tem a oferecer.

site-de-compras-personalizado-adidas

  • Clientes recorrentes

Seus clientes recorrentes também ficarão satisfeitos se você os reconhecer quando eles voltarem ao seu site.

Prepare uma mensagem que mostre sua satisfação em vê-los de novo e quem sabe os delicie com uma recompensa, como um gesto de agradecimento.

site-de-compras-personalizado-farm

2 – Disponibilizar histórico de navegação

Possibilitar que seus visitantes tenham acesso ao seu histórico de navegação no seu site de compras online é uma técnica essencial de personalização de comércio eletrônico.

A Amazon é famosa por empregar essa estratégia. Quando um cliente retorna ao site e faz login, um link “Histórico de Navegação” aparece na barra de menu.

site-de-compras-personalizado-amazon

Ao facilitar a navegação do cliente, o site de compras acelera o caminho para a conversão, o que ajuda a aumentar as vendas em até 10%.

3 – Oferta de intenção de saída

Uma oferta de intenção de saída é aquela que aparece quando um visitante está prestes a clicar no botão de sair do site.

Esse pop-up tem como objetivo oferecer uma razão para o cliente ficar, como mostrar peças com desconto ou ainda fazer uma oferta de última hora em um produto que ele tenha mostrado interesse.

site-de-compras-personalizado-live2

Essa estratégia é uma boa impulsionadora da experiência do cliente, pois é em tempo real e personalizada.

Conclusão

A chave para reduzir a taxa de rejeição no comércio eletrônico é entender as intenções dos visitantes e verificar a qualidade do site de compras.

Uma personalização eficaz do e-commerce deve colocar o visitante no centro das atenções.

Ao priorizar a experiência do cliente, você facilita a procura e a compra dos produtos que ele deseja, o que acelera a conversão e  impulsiona suas vendas.

Para ter sucesso, lojas virtuais devem primeiro se preocupar em atender o cliente com excelência, para depois se concentrar em aumentar sua receita.

Isso inclui o processo de entrega do produto vendido. Tenha em mente que a entrega tem impacto direto na satisfação do cliente, e isso influencia no seu volume de vendas.

Por essa razão, a entrega expressa (rápida) é um grande diferencial para e-commerces que queiram manter a competitividade e conseguir uma boa avaliação.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o transporte seguro e rápido dos seus produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *