Saiba como sua política de envio pode melhorar a experiência pós-compra do cliente

Saiba como sua política de envio pode melhorar a experiência pós-compra do cliente

Depois que o consumidor clica em “comprar”, sua loja online ainda precisa oferecer uma experiência pós-compra sem complicações, ou corre o risco de perder clientes fiéis.

Saiba como sua política de envio pode melhorar a experiência pós-compra do cliente

Como oferecer a melhor experiência pós-compra no comércio eletrônico

O trabalho de uma loja virtual está longe de acabar depois que a compra é feita. Ao contrário, aí que começa a verdadeira operação logística.

Pedido realizado, a expectativa do cliente começa e essa é a hora de caprichar na experiência pós-compra que a sua loja vai ofertar, para garantir que ele volte.

Pesquisas mostram que 47% dos compradores on-line optaram por não comprar novamente de um varejista por falta de visibilidade do status de entrega de um pedido.

Outro dado interessante, é que dois em cada três consumidores compram novamente em um e-commerce que oferece uma política de devolução sem complicações.

Desde o rastreamento de pacotes até retornos acessíveis e soluções de entrega diferenciadas, a experiência pós-compra do cliente depende muito da política de envio da sua loja.

Empresas bem sucedidas estão encontrando maneiras de competir na remessa, a fim de manter os clientes voltando.

Veja a seguir algumas das nossas principais recomendações quanto ao envio de encomendas para ajudar seu e-commerce a melhorar a experiência pós-compra do consumidor.

A experiência pós-compra começa com a melhoria das opções de envio

Especialmente agora que a oferta de frete grátis é esperada por muitos compradores online, é importante verificar se você está usando opções de envio econômicas e diferenciadas para atender às suas expectativas.

Infelizmente, muitos proprietários de lojas virtuais consideram os custos de envio o seu maior desafio operacional. Mas, a verdade, é que isso não precisa ser um obstáculo no processo de pós-compra.

As melhores estratégias de envio são proativas. Ou seja, ofereça ao cliente opções de envio variadas e deixe que ele escolha qual a melhor para si.

Você pode oferecer entrega expressa por um custo maior, por exemplo, ou frete grátis para compras acima de um valor determinado.

Assim, o cliente sente que tem opções, não foca no envio gratuito e muitas vezes opta por pagar um pouco mais caro para ter o produto mais depressa.

Outra forma de oferecer taxas de frete menores é diminuir a distância entre a loja e o destinatário, e para fazer isso você pode contar com transportadoras que possuam centros de distribuição em locais estratégicos, como a Flash Courier.

Você também pode economizar otimizando sua embalagem de envio, que, aliás, pode ser outro diferencial na experiência pós-compra do cliente.

Maximize os benefícios dos e-mails de envio e confirmação de pedidos

Você sabia que os e-mails de confirmação de envio são abertos em média 1,5 vezes? Todo mundo quer saber como acompanhar seu pedido, portanto, essa é a maneira mais fácil de envolver os clientes logo após a compra.

Pedido efetuado, envie um e-mail de confirmação e inclua um link para a página de acompanhamento de envio, pois e-mails com links têm duas vezes a taxa de cliques do que os e-mails de confirmação sem eles.

Não deixe de incluir o nome da sua marca na linha de assunto, isso ajuda a captar a atenção do cliente e representa um aumento de 7% nas taxas de abertura.

Os varejistas inteligentes também incluem logotipos e outras oportunidades de compra relevantes quando enviam as informações de rastreamento.

Cientes de que esse e-mail será aberto pela grande maioria dos compradores, eles aproveitam a oportunidade para aprimorar a experiência pós-compra, fazer novos negócios e aumentar a fidelidade à marca.

Por exemplo, as taxas de clique para abrir são 16% mais altas em e-mails de confirmação que incluem convites para participar de programas de fidelidade.

Tenha em mente que e-mails de confirmação são uma das comunicações mais populares e eficazes entre uma empresa e o consumidor.

Teste as dicas acima para ver se elas impulsionam o engajamento do cliente pós-compra.

Ofereça paz de espírito com uma política de retorno simples e rápida

Não tenha medo da sua política de devolução. Como 66% dos compradores analisam a política de devolução de uma loja online antes de comprar, a verdade é que você não pode mais se esconder dela.

Certifique-se de incluir suas diretrizes de retorno em um local de destaque em seu e-commerce.

O ideal é garantir que os seus clientes em potencial possam encontrá-la facilmente, para que eles se sintam à vontade e confiantes para fazer a compra.

Embora, dependendo das circunstâncias, a devolução do produto custe algo ao cliente, considere a oferta de um serviço de frete que faça a coleta do item no endereço do destinatário.  

E sempre faça tudo que estiver ao seu alcance para facilitar o processo de devolução, garantindo, mesmo em caso de retorno, a melhor experiência pós-compra possível.

Lembre-se que os consumidores leais têm um valor muito mais alto do que os clientes ocasionais, por isso é importante mantê-los voltando, e ter uma política de retorno livre de problemas é uma maneira de fazer isso.

Conte com uma transportadora para oferecer a melhor experiência pós-compra

transportadora para oferecer a melhor experiência pós-compra

Em meio aos esforços de marketing e demais estratégias de venda, nem todas as lojas virtuais lembram de algo fundamental para a satisfação do cliente no pós compra: a entrega rápida do produto.

Diversas pesquisas já constataram que atraso na entrega é um dos maiores motivos de desistência ou não efetivação de compras online.

Segundo o relatório WebShoppers, por exemplo, o frete grátis deixou ser preferência nas compras online, revelando que a maioria dos consumidores preferem pagar para receber o produto mais rapidamente.

É claro que nem todos pensam assim, então, o ideal, é dar opções de envio e frete para os seus clientes, e deixar que eles escolham o que preferem.

Para oferecer essas diferentes opções, você precisa contar com os serviços de uma transportadora experiente.

Especializada em entrega expressa para e-commerce, a Flash Courier conta com mais de 20 anos de mercado e disponibiliza serviços que se adequam às necessidades dos mais variados tipos de negócios.

Além disso, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta uma entrega rápida e a melhor experiência pós-compra para o seu cliente.

 

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