5 técnicas essenciais de controle de estoque e vendas

5 técnicas essenciais de controle de estoque e vendas

O controle de estoque e vendas é o ato de rastrear os produtos armazenados de uma empresa e monitorar seu peso, dimensões, valores e localização. 

O inventário afeta diretamente as vendas (ditando o quanto você pode vender) e as despesas (ditando o que você tem que comprar), e ambos os fatores influenciam muito em quanto dinheiro você tem em mãos. Em suma, uma melhor gestão de estoque leva a uma melhor gestão do fluxo de caixa.

5 técnicas essenciais de controle de estoque e vendas

Controle de Estoque e Vendas: 5 passos para um gerenciamento eficiente

O controle de estoque e vendas é uma parte altamente personalizável dos negócios. O sistema ideal é diferente para cada empresa.

No entanto, todas as empresas devem se esforçar para remover o erro humano do gerenciamento de estoque, tanto quanto possível, o que significa investir em um software de gerenciamento de inventário ou um operador logístico terceirizado que disponha de toda tecnologia e expertise necessária (3PL). 

Com um sistema de inventário sólido, você sabe exatamente quanto produto tem em estoque e, com base nas vendas, consegue prever quando será necessário adquirir mais.

Independentemente do sistema usado, as 5 técnicas a seguir ajudarão a melhorar o controle de estoque e vendas do seu negócio.

1. Defina uma média de estoque

A média de estoque se refere a quantidade mínima e máxima de produtos que devem estar sempre disponíveis. Quando seu estoque cai abaixo dos níveis pré determinados, você sabe que é hora de pedir mais.

O ideal é pedir a quantidade mínima que o levará de volta a média de segurança.

Os níveis de estoque variam de acordo com o produto e baseiam-se na rapidez com que o item é vendido e quanto tempo é necessário para adquirir mais. 

Essa técnica de controle de estoque e vendas não só facilita a tomada de decisões rapidamente, como também permite que sua equipe tome decisões em seu nome.

Lembre-se de que as condições mudam com o tempo. Verifique a média estabelecida para cada tipo de produto algumas vezes durante o ano, para confirmar que elas ainda fazem sentido. 

2. Implemente o sistema FIFO

FIFO é a sigla em inglês para First in First out que, em português, significa primeiro que entra, primeiro que sai.

Princípio importante do controle de estoque e vendas, ele se refere a validade dos produtos armazenados e cuida para que os itens que estão estocados a mais tempo, sejam os primeiros a serem liberados para venda.

Isso é especialmente importante para produtos perecíveis, mas se aplica a todo tipo de mercadoria. Afinal, se as mesmas caixas estão sempre guardadas no fundo de prateleiras ou áreas de depósito, é mais provável que fiquem sempre em segundo plano e acabem desgastadas. 

Para gerenciar um sistema FIFO, você precisará de um armazém organizado. 

Se você está trabalhando com uma empresa de logística especializada em armazenagem e transporte, como a Flash Courier,  isso é feito normalmente, sem que você precise se preocupar. 

3. Faça uma auditoria regular

A auditoria regular de inventário é vital para o funcionamento de um e-commerce.

Mesmo que seu sistema de controle de estoque e vendas emita relatórios de movimentação, é importante certificar-se de que os números estão corretos. 

Existem vários métodos para fazer isso:

  • Inventário Físico

Um inventário físico é a prática de contar todas as mercadorias que compõem seu estoque, a fim de comparar a quantidade existente no sistema com a quantidade real existente nas prateleiras

Esse balanço costuma ser feito pelas empresas uma vez por ano, embora seja mais aconselhável realizá-lo em intervalos de tempo menores, uma vez que caso haja alguma discrepância, pode ser difícil identificar o problema quando estiver analisando um ano inteiro.

  • Verificação local

Se você fizer um inventário físico completo no final do ano e levantar muitas informações incompatíveis, talvez seja melhor começar a verificar o local ao longo do ano.

Isso significa simplesmente escolher um produto, contá-lo e comparar o número com o que deveria ser. Isso é complementar ao inventário físico. Você pode dar preferência a verificação de produtos problemáticos ou de saída rápida.

  • Contagem de ciclos

Em vez de fazer um inventário físico completo, algumas empresas usam a contagem de ciclos para auditar seu estoque.

Cada dia, semana ou mês, um produto diferente é verificado em uma programação rotativa. Existem diferentes métodos para determinar quais itens devem ser contados, mas, em geral, os itens de maior valor serão contados com mais frequência.

4. Aplique a análise de curva ABC

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226).

Em palavras mais simples, o uso de uma análise de curva ABC permite priorizar o controle de estoque e vendas, separando os produtos que exigem mais atenção (vendem mais) daqueles com menos impacto na receita do e-commerce. 

Para fazer isso, divida seus produtos em três categorias:

  1. Grupo A: produtos com alto valor de demanda ou consumo, responsáveis por até 80% das vendas.
  2. Grupo B: produtos com valor intermediário de demanda ou consumo, responsáveis por até 15% das vendas.
  3. Grupo C: produtos com baixo valor de demanda ou consumo, responsáveis por até 5% das venda.

Para determinar esses valores, multiplique o preço ou custo unitário do produto pelo seu consumo ou demanda.

5. Elabore uma previsão de vendas

Uma grande parte do bom gerenciamento de estoques se resume a prever com precisão a demanda

Não se engane, isso é incrivelmente difícil de fazer. Existem inúmeras variáveis ​​envolvidas e você nunca saberá com certeza o que está por vir, mas você pode tentar um “palpite” o mais certeiro possível.

Aqui estão algumas coisas para analisar ao projetar suas vendas futuras:

  • Tendências de mercado;
  • Vendas do ano passado durante o mesmo período;
  • Taxa de crescimento do ano;
  • Vendas garantidas de contratos e assinaturas;
  • Sazonalidade e a economia geral;
  • Próximas promoções;
  • Gastos com anúncios planejados.

Se houver algo mais que possa ajudá-lo a criar uma previsão mais precisa, coloque na lista.

Porque contratar um operador logístico para auxiliar no controle de estoque e vendas

Porque contratar um operador logístico para auxiliar no controle de estoque e vendas

Lembre-se de que, com um controle de estoque e vendas eficaz, você pode reduzir custos, organizar seu fluxo de caixa, analisar padrões de vendas e prever vendas futuras para estar preparado.  

Ao realizar um gerenciamento de estoque adequado, uma empresa tem chance maior de lucratividade e sobrevivência.

Porém, cuidar de toda essa operação logística sozinho pode ser grande um desafio, principalmente à medida que sua empresa cresce e o número de pedidos aumenta.

Para manter o foco nas vendas e desenvolvimento do seu negócio, a melhor solução é contratar uma 3PL, ou seja, um operador que cuide de toda a logística de armazenagem, embalagem, envio e devolução de produtos para você.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é uma 3PL que atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

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