5 maneiras de direcionar tráfego de qualidade para o seu site de comércio eletrônico

5 maneiras de direcionar tráfego de qualidade para o seu site de comércio eletrônico

Todo site de comércio eletrônico está sempre buscando métodos de atrair mais visitantes. Por que? Porque isso significa mais vendas.

A boa notícia, é que o número de pessoas que compra online segue aumentando ano a ano. O desafio, é que você não precisa apenas de mais tráfego; você precisa do tráfego certo.

5 maneiras de direcionar tráfego de qualidade para o seu site de comércio eletrônico

Site de comércio eletrônico: como conseguir tráfego qualificado

Ao abrir um site de comércio eletrônico, a maioria dos empreendedores concentra-se em anúncios de resposta direta, ou seja, aqueles anúncios simples de venda de produtos.

Essa é uma ação de marketing simples de executar e planejar, e os resultados são fáceis de medir.

Mas esse tipo de divulgação, por si só, não é suficiente para impulsionar um crescimento escalável e de longo prazo.

Eventualmente, campanhas que produziram bons resultados nos primeiros dias ficam saturadas, com o mesmo público recebendo o mesmo anúncio o tempo todo. 

Sem contar que consumidores mais experientes se tornaram muito bons em evitar anúncios de produtos.

Por essa razão, empreendedores experientes desenvolvem uma estratégia de tráfego multicanal, que foca em atrair novos visitantes e direcioná-los para o seu site de comércio eletrônico.

Há um bilhão de dicas por aí para criar esse funil multicanal. Mas, para começar, existem cinco fontes essenciais de tráfego que você pode acessar facilmente.

1. Blog e SEO

Quando alguém acessa o Google, está focado em encontrar respostas e soluções.

Seu trabalho é descobrir quais perguntas seus clientes ideais estão fazendo e respondê-las de uma maneira que indique ao Google que você está fazendo isso bem.

Oficialmente, isso é chamado de escrita para otimização de mecanismo de busca (SEO).

Esse é um assunto bastante amplo, mas, para começar, descubra quais perguntas seus clientes estão fazendo.

Existem muitas ferramentas que você pode usar para descobrir isso, como um plug-in gratuito do Chrome chamado Keywords Everywhere.

Com o plug-in instalado, quando você faz uma pesquisa no Google, consegue ver automaticamente:

  • Volume: o número de pessoas que pesquisam esse termo;
  • Custo por clique: qual será o custo do tráfego pago no Google Ads;
  • Classificação da competição: quão difícil será vencer a competição e classificar essa palavra-chave.

site-de-comercio-eletronico-pesquisa

Os detalhes da consulta aparecem abaixo do texto. Há também uma lista de outras palavras-chave que você pode considerar.

O que você idealmente procura aqui é a palavra-chave unicórnio – uma palavra-chave com alto volume de pesquisa, baixo custo por clique e baixa concorrência.

Palavras definidas, use-as para criar artigos com informações relevantes para os seus clientes.

O Google rastreia regularmente seu site de comércio eletrônico para saber se ele oferece conteúdo interessante aos seus usuários. 

À medida que o seu blog cresce, ele mostra ao Google o quão bom é, e conquista melhores posições nos resultados de busca.

Esse tipo de estratégia leva tempo para dar resultados, mas quando começam a aparecer, elevam seu e-commerce para um patamar que vai no mínimo dobrar seu tráfego atual. 

2. Anúncios no Facebook

Fato: 78% dos consumidores americanos descobriram produtos no Facebook. Isso torna a rede social uma fonte crítica de tráfego para site de comércio eletrônico.

A postagem orgânica na página do seu negócio no Facebook é útil, mas está se tornando cada vez mais difícil alcançar grandes audiências somente com publicações orgânicas.

Para usar essa plataforma rica em consumidores de maneira eficaz, você deve dedicar algum orçamento aos anúncios pagos do Facebook.

A plataforma de publicidade da rede social oferece várias maneiras de restringir seu público-alvo e aproveitar ao máximo seu orçamento de publicidade. 

Essa estratégia não é apenas uma ótima maneira de gerar tráfego, mas também é um filtro natural para o tráfego certo. 

3. E-mail Marketing

As pessoas que se inscreveram na sua lista de e-mails já fazem parte da sua base de clientes. 

Elas conhecem sua marca e confiam nela o suficiente para passar seu endereço de e-mail.

É por isso que o email marketing produz continuamente o maior ROI de qualquer estratégia de marketing.

O truque é dar aos seus assinantes algo de valor para que eles continuem abrindo seus e-mails e mantendo sua marca viva em suas mentes.

Muitas pequenas empresas pensam que precisam oferecer descontos e cupons para que isso aconteça – mas essa não é a única maneira de manter as pessoas interessadas.

Um site de comércio eletrônico que é referência em marketing e consegue resultados excelentes com campanha de e-mail marketing é a Farm.

Todo dia, os assinantes recebem um novo e-mail com dicas de combinação de roupas e novidades. O conteúdo é combinado com as ofertas de produtos para criar uma história atraente que seus clientes desejam ler.

site-de-comercio-eletronico-email

Para melhorar a interação com o público, incluem link para uma rádio da marca. É um toque pessoal que fala diretamente com a comunidade.

Aumentar a lista de inscritos no seu site de comércio eletrônico deve ser alta prioridade, dado o valor que esse canal agrega.

Não tenha medo de pedir aos visitantes que se inscrevam na sua lista. Um pop-up bem projetado, apresentado enquanto eles leem o seu conteúdo, fará o truque.

4. Remarketing

Caso você não esteja familiarizado com o termo, o redirecionamento, também conhecido como remarketing, é a mágica que faz um anúncio de sofás aparecer no seu feed do Facebook dois minutos depois de você visitar o site de uma loja de móveis.

Ele funciona “marcando” o visitante através de um Cookie que fica gravado no seu computador.

Esse Cookie age aumentando o número de propagandas que aparecem quando o usuário visita outros sites que exibem anúncios do Google.

Então, digamos que alguém entrou no seu site de comércio eletrônico, leu uma postagem no seu blog e saiu do site. 

Pouco tempo depois, essa pessoa entra em um novo site, que pode abordar um assunto completamente diferente, mas, o que aparece na lateral da página? Isso mesmo, um anúncio da sua loja.

O remarketing oferece um enorme benefício ao seu site de comércio eletrônico. Especialmente considerando que 92% das pessoas não compram na primeira visita a um site.

5. Marketing de influência

O marketing de influência visa usar o apoio de influenciadores para divulgar seu e-commerce.

A definição exata de um influenciador pode parecer um pouco vaga. Essa pessoa pode ser um atleta de elite, uma estrela do reality show ou uma pessoa local que é realmente boa em mídias sociais e tem paixão por um tópico específico.

De um modo geral, as pessoas confiam nos influenciadores ainda mais do que nas celebridades.

Portanto, colocar seu produto nas mãos de um influenciador pode atrair muita atenção para sua marca e possíveis clientes para o seu site de comércio eletrônico.

Para encontrar influenciadores relevantes para sua marca, procure postagens relacionadas ao seu nicho de negócio, com muitos gostos e comentários. 

Isso pode levar um pouco de tentativa e erro. Mas também irá ajudá-lo a encontrar potenciais micro-influenciadores

Os micro-influenciadores têm seguidores moderados nas mídias sociais, mas que costumam ser muito leais.

Dependendo do seu alcance e da experiência, o “pagamento” pode ser simplesmente uma amostra grátis. Ou pode ser significativamente mais.

Dê um passo de cada vez

Quando você é um empreendedor iniciante, essa lista pode parecer um pouco assustadora.

Mas respire fundo e foque em fazer com que uma estratégia funcione bem antes de passar para a próxima.

Porém, lembre-se que ao mesmo tempo seu e-commerce precisa continuar funcionando perfeitamente, porque nenhum marketing vai lhe salvar se os pedidos forem entregues com atrasos ou erros.

Por isso, enquanto você se dedica ao crescimento do seu negócio, uma boa solução é contar com os serviços de um Operador Logístico Terceirizado (3PL).

Um fornecedor 3PL cuida de toda a logística de armazenagem, embalagem, envio e devolução de produtos para você.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é uma 3PL que atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendemos todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *