6 dicas para melhorar a operação do seu e-commerce na Black Friday 2019

6 dicas para melhorar a operação do seu e-commerce na Black Friday 2019

Maior evento de varejo online do ano, a Black Friday 2019 acontece no dia 29 de novembro, seguida de perto pela Cyber ​​Monday, que ocorre no dia 2 de dezembro.  

Oportunidade única de vendas, é preciso preparar toda a operação logística do seu e-commerce para dar conta do aumento da demanda gerada por esses eventos.

6 dicas para melhorar a operação do seu e-commerce na Black Friday 2019

Black Friday 2019: 6 dicas para melhorar o atendimento no e-commerce

A Black Friday 2019 está se aproximando rapidamente e deve ser outro grande evento para o comércio eletrônico, com muitos compradores se preparando para tirar proveito das ofertas antes da temporada de Natal.

A data é uma grande oportunidade para varejistas maximizarem as vendas e atraírem novos clientes, garantindo uma boa receita para entrar em 2020 com saldo positivo.

Porém, um planejamento completo e uma análise cuidadosa dos recursos necessários são essenciais para que as operações de atendimento sejam executadas da maneira mais tranquila possível.

Operadora logística experiente, a Flash Courier listou seis dicas importantes para o seu e-commerce se preparar para a Black Friday 2019. 

1. Abasteça seu estoque com antecedência

Verifique se o seu estoque está abastecido de acordo com as suas projeções de vendas o mais cedo possível. Dessa forma, você pode garantir que as verificações de controle de qualidade sejam concluídas em tempo útil para liberar a venda. 

Também é importante considerar o espaço de armazenamento necessário para o estoque adicional antes da Black Friday.

Se a demanda esperada é grande, é aconselhável o uso de mais de um centro de armazenagem e distribuição, de modo que não falte mercadoria e que ela chegue ao consumidor o mais rapidamente possível.

2. Organize bem seu estoque

Se você estiver se preparando para colocar seus itens mais vendidos em oferta, armazene-os em locais facilmente acessíveis em seu depósito ou centro de distribuição para tornar a coleta mais rápida.

Certifique-se de que sua equipe de controle de estoque e/ou parceiro logístico estejam totalmente informados sobre a localização dos produtos que mais saem e aconselhe-os sobre a melhor embalagem a ser usada para acondicionar esses itens.

Caso você disponha de pouco espaço e mão de obra para o processo de preparo da mercadoria para entrega, essa pode ser uma boa hora para considerar a contratação de um operador logístico terceirizado (3PL), como a Flash Courier

3. Defina prazos de entrega realistas

Converse com a sua transportadora para informar uma previsão da quantidade de mercadoria que você provavelmente enviará no fim de semana da Black Friday 2019. 

É importante ser realista sobre datas e prazos de entrega, passando uma informação correta ao cliente. Não ofereça um serviço de entrega no dia seguinte, por exemplo, se não tiver como atender essa demanda. 

Também é uma boa ideia oferecer um serviço de entrega rastreada para que os clientes possam acompanhar o envio das suas encomendas, de modo que fiquem tranquilos com a garantia de que seu pedido está em trânsito e será entregue com segurança.

4. Simplifique as devoluções

Com um aumento no volume de pedidos, é razoável esperar um aumento nas devoluções. A quarta e a quinta-feira seguintes à Black Friday e à Cyber ​​Monday costumam ser vistas como dias de “Boomerang”, quando os clientes devolvem itens comprados nesses eventos de vendas.

Prepare um processo de devolução simples e prático, que permita a rápida coleta para que o produto possa ser revendido. Além de favorecer seu e-commerce, isso garante que a experiência do cliente permaneça positiva.

Existem várias ações que você pode executar para otimizar o processo de devolução em períodos de pico de varejo, incluindo um tempo prolongado para o retorno de itens.

5. Otimize o atendimento ao cliente com chats ao vivo

O bate-papo ao vivo é uma maneira rápida e eficiente de lidar com consultas de clientes durante períodos de maior movimento, pois cada atendente pode lidar com até cinco chats ao mesmo tempo.

Um dos grandes atrativos da compra online é a agilidade do processo. Nenhum cliente deseja perder tempo em uma fila telefônica quando tiver uma pergunta direta sobre um produto. 

O bate-papo ao vivo permite que você forneça respostas e soluções para problemas com mais rapidez e geralmente é um método de comunicação mais conveniente e acessível para o cliente.

6. Estenda o evento

Para “diluir” o pico de operações, considere realizar suas ofertas de Black Friday e Cyber ​​Monday por um período mais longo. 

No ano passado, muitos varejistas realizaram uma Black Friday Week com alguns produtos com descontos diferentes a cada dia da semana, para que os pedidos fossem escalonados, ajudando as cadeias de suprimentos a lidar com o aumento da demanda e manter um alto nível de serviço ao cliente.

Eficiente, essa prática vem se tornando mais comum, e muitos e-commerces já iniciam sua temporada de descontos da Black Friday no início do mês de novembro.

Como a Flash Courier pode ajudá-lo a se preparar para  Black Friday 2019

Como a Flash Courier pode ajudá-lo a se preparar para  Black Friday 2019

Ao terceirizar sua operação logística com a Flash Courier, podemos garantir equipe de atendimento, espaço de armazenagem e embalagens suficientes para atender seus pedidos durante a Black Friday 2019 e a Cyber Monday, sem comprometer a qualidade do serviço. 

Durante esses eventos, nossos recursos de atendimento de pedidos e transporte de encomendas serão ampliados, para que os prazos de entrega sejam cumpridos rigorosamente.  

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e garanta o melhor serviço de transporte de encomendas na Black Friday 2019.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *