Big Data e E-commerce: estratégia para começar o ano com tudo!

Big Data e E-commerce: estratégia para começar o ano com tudo!

Importante para negócios online que querem traçar estratégias mais assertivas, vamos falar um pouco sobre Big Data e E-commerce, entendendo como eles se relacionam.

Big Data e E-commerce: estratégia para começar o ano com tudo!

Big Data e E-commerce: o que são os “dados grandes”

O comércio eletrônico, assim como todo negócio online, está imerso em uma enorme base de dados que podem ser explorados a seu favor.

Big Data é o termo que descreve o imenso volume de dados – estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia.

O conceito “Big Data” ganhou força no início dos anos 2000, quando um analista famoso do setor, Doug Laney, articulou a definição de Big Data como os três Vs:

  • Volume: organizações coletam dados de uma grande variedade de fontes, incluindo transações comerciais, redes sociais e informações de sensores ou dados transmitidos de máquina a máquina.
  • Velocidade: os dados fluem em uma velocidade sem precedentes e devem ser tratados em tempo hábil. Tags de RFID, sensores, celulares e contadores inteligentes estão impulsionado a necessidade de lidar com imensas quantidades de dados em tempo real, ou quase real.
  • Variedade: os dados são gerados em todos os tipos de formatos, como dados estruturados, dados numéricos em bancos de dados tradicionais, documentos de texto não estruturados, e-mail, vídeo, áudio, dados de cotações da bolsa e transações financeiras.

Resumindo, Big Data não quer dizer dados grandes, mas muitos, muitos dados. Uma carga grande de informações que são geradas todos os dias por milhares de usuários conectados a rede.

Mas saber que esses dados existem não é a questão principal, o importante é entender o que seu e-commerce pode fazer com eles.

Benefícios do Big Data para o e-commerce

Trabalhar com Big Data oferece às empresas mais subsídios e insights para as tomadas de decisão.

Isso ajuda PMEs a desenvolverem seus negócios com mais igualdade e melhor competitividade em relação às grandes empresas, por exemplo.

Esse imenso volume de dados gira diariamente pelas empresas de todos os portes. A verdadeira pergunta é: você sabe o que fazer com eles?

Como separar os dados que interessam e tirar melhor proveito deles?

É aí que entra o Big Data, um sistema de levantamento, separação e análise de dados que utiliza avançados recursos tecnológicos digitais.

Big Data Analytics é o trabalho analítico e inteligente de grandes volumes de dados que são coletados, armazenados e interpretados por softwares de altíssimo desempenho.

Trata-se do cruzamento de uma infinidade de dados do ambiente interno e externo, gerando uma espécie de “bússola gerencial” que auxilia empresários a traçarem estratégias mais assertivas e tomarem a melhor decisão para o seu e-commerce.

Em um cenário de extrema competitividade, os dados fornecidos pelo Big Data podem ser o divisor entre o sucesso e a estagnação do seu negócio.

Algumas das fontes usadas por um software de Big Data Analytics são:

  • Dados extraídos de ferramentas de Inteligência de Negócios (Business Intelligence – BI);
  • Conteúdos de mídias sociais;
  • Textos de e-mails de consumidores à empresa;
  • Indicadores macroeconômicos;
  • Pesquisas de satisfação;
  • Bases de dados das empresas de cartão de crédito;
  • Programas de fidelidade;
  • Reviews de produtos nos sites das empresas.

A coleta e análise de dados do consumidor é de extrema importância para a evolução dos serviços e produtos desenvolvidos por empresas.

Se o seu e-commerce ainda não trabalha com Big Data, está na hora de começar e sair na frente em 2018.

Afinal, entregar um serviço que atenda as necessidades do cliente, com foco no bom atendimento e entrega rápida, é fundamental para o sucesso de qualquer e-commerce.

Especializada no transporte de mercadorias, a Flash Courier atua há mais de vinte anos com serviços de logística, coleta e entrega de encomendas no mercado nacional e internacional.

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