Como diminuir a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce

Como diminuir a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce

O abandono de carrinho é um dos principais problemas enfrentado por donos de e-commerce.

Para achar solução para essa alta taxa de abandono, primeiro é preciso entender quais fatores levam o consumidor a desistir da compra.

Como diminuir a taxa de abandono de carrinho no seu e-commerce

Principais razões para abandono de carrinho

Um estudo produzido pela Baymard Institute realizou um levantamento entre 37 e-commerces americanos, avaliando as causas de abandono de carrinho.

O resultado da pesquisa aponta uma taxa média de abandono de carrinho de 69,23%. Entre os principais motivos desse elevado índice estão:

  • necessidade de cadastro no site;
  • processo de checkout difícil;
  • dificuldade de saber o valor final da compra antes do fechamento;
  • erros de operação do site;
  • falta de confiança na loja virtual;
  • custo elevado de frete.

5 maneiras para diminuir a taxa de abandono de carrinho

Conhecer as principais razões que levam ao abandono de carrinho contribui para realizar um planejamento eficaz com objetivo de diminuir esse índice.

Abaixo, listamos cinco ações para solucionar o problema e aumentar as vendas do seu e-commerce.

  1. Evite formulários de cadastro longos

Quanto mais tempo o consumidor leva para efetuar a compra, maior sua chance de desistir da operação.

Assim como sites que demoram a carregar perdem visitantes, um e-commerce deixa de vender quando obriga o cliente a realizar muitas ações.

Para não cometer esse erro, crie formulários objetivos, solicitando apenas as informações realmente necessárias para concluir o pedido.

  1. Possibilite o login social

Muitas pessoas fazem cara feia ao ter que cadastrar e-mail e criar uma nova senha toda vez que acessam um e-commerce.

Uma boa forma de evitar esse aborrecimento e agilizar o processo, é inserir na sua loja virtual a possibilidade de fazer login social, ou seja, login através das redes sociais.

Com essa opção, o sistema da loja utiliza todos os dados de cadastro do usuário já preenchidos no canal digital, tornando a operação mais rápida e fácil.

  1. Facilite o preenchimento dos dados bancários

Pode parecer fácil para a geração mais nova, mas uma grande parcela da população têm dificuldades na hora de informar seus dados bancários.

Seja por falta de conhecimento ou insegurança quanto à compra online, é muito comum haver desistência nessa etapa do processo.

Para facilitar, é importante que o e-commerce torne o passo a passo o mais didático possível, usando imagens para ajudar o cliente a localizar no cartão cada dado que deve fornecer, além de fomentar a confiança no site através de certificados de segurança.

  1. Salve os dados de cadastro do consumidor

Se preencher dados de cadastro uma vez já é chato, imagine duas. Facilitar a operação para o cliente é fundamental para evitar o abandono de carrinho.

Uma vez que uma pessoa tenha se cadastrado no seu site, salve seus dados para que em uma próxima visita ela não precise passar todas as informações novamente.

Esse reconhecimento automático de alguém que já comprou em seu site facilita o processo e ajuda a fidelizar o cliente.

  1. Disponibilize uma cotação de frete rápida e simples

Fornecer um resumo do pedido durante toda a jornada de compra ajuda o cliente a se sentir seguro e convicto sobre a compra.

O valor do frete é outro fator que costuma gerar desconfiança e pode levar ao abandono de carrinho, caso o site não ofereça um modo simples de efetuar esse cálculo.

Por essa razão, e-commerces bem sucedidos possuem um sistema de cotação automático que fornece o valor na hora para o consumidor.

A Flash Courier, transportadora especializada em e-commerce, possui seu próprio sistema de cálculo de frete, rápido e fácil de usar.

Disponibilizamos o acesso ao software aos nossos cliente e parceiros, para que ofereçam a melhor experiência de compra online aos seus usuários.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

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