E-commerce de sucesso: a importância dos Reviews para o comércio eletrônico

E-commerce de sucesso: a importância dos Reviews para o comércio eletrônico

Para ter um e-commerce de sucesso é preciso traçar estratégias assertivas, tanto em relação a operação quanto as vendas.

Uma forma de apurar resultados precisos sobre o que agrada ou não o consumidor, é através dos reviews deixados na página da sua loja virtual.

E-commerce de sucesso: a importância dos Reviews para o comércio eletrônico

E-commerce de sucesso: porque sua loja deve ter espaço para reviews

Reviews nada mais são do que as avaliações que um cliente deixa no site após efetuar uma compra ou operação.

Trata-se de um espaço onde é possível saber sobre  a experiência de compra de um determinado usuário.

Atualmente, antes de efetuar uma compra, principalmente quando é feita através da internet, onde não é possível ver o produto ao vivo, a grande maioria das pessoas procura por avaliações deixadas por outros compradores antes de tomar uma decisão.

Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2017, a possibilidade de conferir reviews e comentários sobre produtos e/ou serviços oferecidos pelas lojas virtuais é o quarto motivo (49,1%) que mais influencia as pessoas a consumirem em lojas virtuais.

Veja alguns números que comprovam a importância dos reviews para se ter um e-commerce de sucesso:

A partir desses dados já é possível ter uma boa noção de como os reviews podem afetar positiva e negativamente as vendas do seu e-commerce.

Por outro lado, como ressaltamos, essas informações oferecem um feedback valioso para o dono da loja virtual.

Através dos comentários deixados é possível melhorar os produtos e serviços oferecidos, otimizar a operação, aprimorar o atendimento, entre outros.

Como o review pode ajudar você a ter um e-commerce de sucesso

A análise de dados é muito importante para quem quer ter um e-commerce de sucesso.

Reviews nada mais são do que dados, informações sobre aspectos positivos e negativos da sua loja apontados por quem mais importa: seu cliente. E a melhor parte: de graça.

Seus consumidores compartilham suas opiniões de forma voluntária, basta que você aproveite.  

Se ainda precisa de mais razões para implementar um espaço para reviews na sua loja virtual, listamos alguns bons motivos abaixo.

Melhora o posicionamento do seu e-commerce

Avaliações são conteúdo, o principal meio pelos quais os buscadores ranqueiam um site.

Para melhorar seu posicionamento e consequentemente receber mais visitantes e atrair mais leads, donos de páginas na internet precisam produzir conteúdo relevante.

Portanto, nada melhor do que ter várias pessoas gerando conteúdo para a sua loja virtual gratuitamente ao escreverem suas avaliações.

Ajuda a criar um relacionamento com o cliente

O espaço de reviews pode se tornar um canal direto de comunicação com seu público, pois é possível que você responda aos seus comentários e opiniões.

Avaliações boas ou não, aproveite esse campo para interagir com o consumidor, mostrando que você se interessa pelo que ele está dizendo e está a disposição para ajudar.

Outra opção é aproveitar suas dúvidas para criar mais conteúdo para seu site, com foco em responder esses questionamentos e convidar o cliente a acessar o material.

Confere credibilidade ao seu e-commerce

Um e-commerce de sucesso é aquele que consegue atrair e fidelizar seu público-alvo. Para isso, ele precisa gerar confiança.

Um campo de reviews mostra que a loja se preocupa com a experiência e opiniões de seus clientes e está disposta a garantir sua satisfação.

É preciso manter esse espaço ativo e atualizado, com respostas da loja sempre que houver reclamações e até mesmo agradecendo comentários positivos.

Reviews negativas, e agora?

Críticas fazem parte de qualquer negócio e devem ser respondidas sempre com educação e boa vontade se você quiser ter um e-commerce de sucesso.

Em primeiro lugar, não deixe o cliente sem resposta. Analise o que foi dito, peça desculpas pelo inconveniente e proponha uma solução.

Em segundo lugar, aproveite o que o usuário diz para investigar a possibilidade de falhas e testar melhorias que possam tornar seu e-commerce mais eficaz.

Importante: a não ser que tenha linguagem imprópria, nunca delete um comentário!

Apagar comentários mostra despreparo por parte da loja e pode abalar seriamente sua credibilidade, o que gera a perda do cliente e consequente prejuízo.

Todos os reviews, positivos e negativos, devem ser aceitos e respondidos.

Lembre-se que por pior que seja a avaliação, você tem a oportunidade de resolver a situação e mudar a opinião do cliente. Assim, além de não perder a venda, você pode acabar conquistando a admiração de outros usuários.

Como conseguir mais reviews

Como o review pode ajudar você a ter um e-commerce de sucesso

Agora que já ficou claro a importância dos reviews para um e-commerce de sucesso, vamos falar sobre como conseguir que mais pessoas deixem seus comentários.

Nem todo mundo gosta de escrever ou sequer percebe o campo de avaliações. Por isso, ao final de uma compra, é interessante mandar um aviso convidando o usuário a deixar sua opinião.

No e-mail de confirmação da compra, você também pode inserir um convite para que o cliente retorne ao site para avaliar sua experiência e o produto ou serviço adquirido.

Sempre divulgue os reviews recebidos, pois isso estimula que outros usuários compartilhem suas impressões.

Mesmo que críticas apareçam, não se preocupe, lembre-se que você pode usar isso ao seu favor com inteligência e um bom atendimento.

Conclusão

O review é um meio de estar atento ao consumidor, receber feedback e traçar estratégias precisas para assegurar o sucesso de um e-commerce.

Alguns dos fatores que mais geram críticas por parte de consumidores de lojas virtuais, são o valor de frete, prazos longos para envio, atraso na entrega e produto danificado.

Por essa razão um e-commerce de sucesso deve contar com um serviço de coleta e entrega de encomendas especializado.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Além de frota própria, a Flash Courier disponibiliza sistema de cálculo de frete rápido e fácil de usar.

Com opções de serviços variadas, visite nosso site e confira todas as vantagens que oferecemos aos nossos parceiros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *