Transporte de carga fracionada: porque é a melhor opção para o seu e-commerce

Transporte de carga fracionada: porque é a melhor opção para o seu e-commerce

Uma das principais decisões que o dono de e-commerce deve tomar é sobre a logística de envio de produtos, que pode ocorrer através do transporte de carga fracionada ou transporte de carga lotação.

Transporte de carga fracionada: porque é a melhor opção para o seu e-commerce

Diferenças entre Transporte de Carga Fracionada e Transporte de Carga Lotação

A cotação do frete depende da análise de vários fatores sobre o produto a ser transportado, como peso, volume, distância, destinatário, entre outros.

A melhor opção de transporte para o seu e-commerce é definida após uma avaliação cuidadosa de cada elemento que influi no cálculo do frete.

Dependendo do resultado, o transporte de produtos pode ser feito de duas maneiras:

Transporte de carga fracionada

A carga fracionada se refere a uma parcela da carga total que ocupa um veículo que transporta mercadorias.

Esse tipo de serviço é utilizado quando não há quantidade suficiente de uma carga ou ela não é grande o bastante para ocupar todo o veículo.

No transporte de carga fracionada, mercadorias de vários clientes são carregadas juntas, o que diminui os custos de viagem.

Essa é a solução ideal para e-commerces que trabalham com produtos pequenos ou não enviam grandes remessas.

Para este tipo de carregamento, não é obrigatório informar no conhecimento de transporte eletrônico (CT-e) o veículo e motorista que fará o transporte.

Transporte de carga lotação

A carga transportada por lotação, também chamada de carga fechada, geralmente pertence somente a um remetente e é entregue a somente um destinatário.

Esse tipo de entrega, que ocorre quando a mercadoria ocupa toda a capacidade do veículo, deve obedecer a algumas exigências legais.

No transporte lotação, os dados do motorista e do automóvel precisam constar no Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e).

O CT-e é um documento digital que tem o propósito de documentar uma prestação de serviço de transporte de cargas feita por qualquer tipo de modal — rodoviário, ferroviário, aéreo etc.

Quem usa o transporte de carga fracionada

A carga lotação costuma ser mais utilizada no e-commerce B2B ( business to business – empresas vendendo para empresas).

Já a logística de carga fracionada atende tanto B2B quanto B2C (business to customer -empresa vendendo para o consumidor).

Quando a empresa trabalha com a venda de produtos de pequeno volume, como geralmente ocorre no e-commerce B2C (lojas virtuais que comercializam roupas, cosméticos, sapatos, etc), é interessante para ela a possibilidade de envio de encomendas junto com mercadorias de outros clientes.

Como funciona a logística de cargas fracionadas

Para que o envio de cargas fracionadas ocorra de forma eficiente e segura, a transportadora carrega apenas produtos com características semelhantes em um mesmo veículo.

Isso quer dizer que mercadorias de segmentos diferentes, como alimentos e roupas, não serão transportados juntos, de modo que um não danifique ou contamine o outro.  

Respeitados esses critérios, um modo de alocar a carga é dividir os produtos por tamanho ou também por uma questão de otimização de rotas, quando destinatários se encontram perto uns dos outros.

Isso gera redução de custos e maximização dos resultados, tornando todo o processo de entrega mais eficiente e rápido.

Aplicando a logística correta no transporte de carga fracionada, a transportadora consegue melhorar sua eficiência econômica e operacional, oferecendo um serviço de melhor qualidade ao cliente.

Vantagens de usar o transporte de carga fracionada

Vantagens de usar o transporte de carga fracionada

Como mencionamos, a logística fracionada traz vantagens para e-commerces que:

  • trabalham com produtos de pequenos volume;
  • não enviam uma grande quantidade de mercadorias de uma só vez;
  • precisam entregar mercadorias para um grande número de locais e destinatários diferentes.

Graças ao transporte de carga fracionada, lojas virtuais conseguem vender para várias regiões do país a custos reduzidos.

Para atender essa demanda, transportadoras como a Flash Courier trabalham com veículos menores e mais rápidos, como vans e caminhonetes.

Esse método de transporte gera economia de recursos, agiliza o processo de entrega e aumenta o nível de satisfação do cliente final.

Entre outras vantagens que podemos citar sobre o transporte de carga fracionada, destacam-se:

  • Custo do frete: visto que há um rateio do frete entre todos os clientes que estão sendo atendidos, isso diminui o seu custo.
  • Agilidade: para não comprometer o prazo de entrega, o transporte de carga fracionada é normalmente feito por veículos de menor porte, que são mais ágeis e não enfrentam restrições de horário para circulação em grandes centros, como acontece com os caminhões.
  • Sustentabilidade: processo de entrega otimizado, sendo que além de um veículo atender várias empresas, por ser de menor porte ele emite menos poluentes.
  • Rastreabilidade: controlar o status de todas as entregas é outra característica da logística de cargas fracionadas. Transportadoras que trabalham com essa modalidade de entrega disponibilizam código de rastreio e fazem atualizações em tempo real.

Esse monitoramento permite que os clientes finais se mantenham informados quanto a situação do seu pedido.

Isso confere maior credibilidade ao seu e-commerce, diminui o número de ligações para o SAC da empresa e dá mais segurança ao consumidor.  

Vale lembrar que a falta de comunicação é um dos grandes motivos de reclamação dos consumidores com relação ao transporte e entrega de produtos.

Porque contratar a Flash Courier para o transporte de carga fracionada

Porque contratar a Flash Courier para o transporte de carga fracionada

Dependendo das suas necessidades e tipo de produto, o transporte de carga fracionada pode ser a melhor opção de frete para a sua loja virtual.

Porém, não basta definir a modalidade de transporte, pois para que tudo ocorra perfeitamente é preciso contar com uma transportadora especializada e experiente nesse tipo de serviço.

Um dos principais compromissos que a transportadora deve ter, por exemplo, é quanto ao prazo acordado com o cliente.

Empresas responsáveis, como a Flash, estipulam datas de entrega, deixam claro os intervalos de tempo previstos em que as mercadorias estarão em trânsito e facilitam para que o cliente acompanhe o processo de entrega através de código de rastreio.

Além disso, a Flash conta com sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas para atender às necessidades específicas de cada negócio.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *