Dicas para escolher a melhor transportadora para e-commerce

Dicas para escolher a melhor transportadora para e-commerce

Escolher uma transportadora para e-commerce é uma decisão importante, pois a entrega de encomendas tem impacto considerável nas operações do dia-a-dia do seu negócio.

Com tanta coisa em jogo, é importante que você reserve um tempo para analisar e avaliar cada uma das suas opções e selecionar a operadora que atenderá melhor às necessidades da sua loja virtual.

Dicas para escolher a melhor transportadora para e-commerce
5 dicas para escolher uma transportadora para e-commerce

Para ajudá-lo com o processo de avaliação e escolha da melhor transportadora para e-commerce, criamos um guia que analisa vários dos fatores mais importantes a serem considerados.

Com base nas necessidades do seu negócio, você poderá determinar critérios fundamentais para o funcionamento da sua loja virtual e tomar a decisão mais acertada na hora de fechar parcerias.  

1. Custo, qualidade e prazo

Custo é um fator que pesa muito na escolha de uma transportadora para e-commerce, ainda mais no caso de empresas iniciantes.

No entanto, há dois itens adicionais para priorizar antes de tomar uma decisão: qualidade e o tempo de entrega.

Como gestor, você precisa identificar as necessidades da sua empresa e clientes e definir o que considera mais importante.

Se decidir pela opção de envio mais barata, você pode estar sacrificando a qualidade e o tempo de entrega.

Converse com a operadora para saber quais serviços e tecnologias eles vão oferecer para a sua empresa.

Transportadoras como a Flash Courier, por exemplo, oferecem sistema de cotação de frete próprio, o que significa uma grande vantagem para sua loja e clientes.

Fazer uma pesquisa minuciosa sobre os fornecedores, verificar quanto tempo estão no mercado, buscar por referências e ver o tratamento que dão para os seus clientes,  ajuda a determinar qual a melhor transportadora para e-commerce.

2. Serviços oferecidos

Quais serviços o seu negócio exige? Que opções de entrega a transportadora oferece? Uma empresa consegue atender todas as suas necessidades ou será preciso contratar mais de um parceiro?

Para começar, leve em conta que trabalhar com várias empresas aumentará seu investimento de tempo e custo.

O ideal é achar uma transportadora para e-commerce que consiga suprir todas as suas necessidades.

A primeira coisa que você deve verificar é sua área de cobertura. Como o Brasil possui um território muito extenso, nem todas as operadoras atendem todas as suas regiões.

Há empresas, por exemplo, que terceirizam a entrega em determinados locais, o que pode ser um pouco arriscado, pois nesse caso você teria que checar também suas referências e confiar que a qualidade do serviço não vá cair. Além de provavelmente ter tempo a mais de entrega nesses casos.

É preciso conferir que tipo de serviços a transportadora oferece, como embalagens, código de rastreio, entrega expressa, entrega de cargas fracionadas, seguro, etc.

Quanto mais opções a operadora disponibilizar, melhor para o seu negócio e clientes.

3. Confiabilidade

Há quanto tempo a transportadora está no mercado? Possui frota própria e pode fornecer espaço de armazenamento confiável e estável para os seus bens?

A escolha de uma transportadora para e-commerce estável no mercado é essencial para o serviço contínuo das necessidades de transporte da sua empresa.

A longo prazo, não será vantajoso enviar seus produtos com uma transportadora de baixo custo, mas instável.

O sucesso do seu e-commerce e satisfação do consumidor depende da chegada rápida e no prazo do produto ao destinatário.

Uma transportadora confiável pode ajudar a construir uma reputação positiva para a sua loja virtual, o que aumenta suas chances de negócios e número de vendas.

A parceria entre a loja e a empresa também é fundamental para que a operação ocorra com qualidade e segurança.

Para isso, é necessário que exista uma confiança mútua que envolve a troca de informações, o que influencia diretamente no aprimoramento e controle do processo.

Escolher uma transportadora que forneça comunicação transparente sobre sua remessa é importante, pois mantém a operadora responsável pela carga e você informado sobre o status de entrega do seu produto.

4. Segurança

O que a segurança significa para você como um expedidor? Imagine duas transportadoras: uma tem taxas mais baixas, mas não oferece nenhuma tecnologia de rastreio, comprovação de bom estado da frota e seguro para os seus produtos.

A outra operadora usa dispositivos de registro eletrônico, disponibiliza relatórios analíticos,  rastreamento total e possui vários selos que comprovam a segurança de seus processos e qualidade do serviços prestados. Qual empresa você escolheria?

Assim como a segurança é importante para você como expedidor, é igualmente importante para seus clientes.

Antes de contratar uma transportadora para e-commerce, busque verificar sua frota para ver se os veículos estão em condições perfeitas de funcionamento.

Outro fator importante são os recursos e softwares que serão oferecidos à sua empresa.

Uma empresa séria e especializada como a Flash Courier utiliza programas que facilitam a comunicação entre as equipes, permitem a gestão de rotas e remessas, organizam o melhor itinerário dependendo da data e do horário, etc.

Com esses serviços, a viagem da carga fica mais segura e monitorada, o que garante a integridade da compra e a satisfação do consumidor com a sua loja.

5. Performance

É muito importante analisar os índices de desempenho do seu fornecedor para se certificar que ele dará conta da sua demanda.

Alguns exemplos de indicadores (KPIs) para acompanhar a performance da transportadora para e-commerce contratada são:

  • Tempo de carga e descarga;
  • Tempo médio entre a chegada do veículo e a sua saída (taxa de giro);
  • Incidência de avarias;
  • Percentual de entregas ou coletas realizadas no prazo;
  • Percentual de pedidos entregues no prazo sem nenhum problema ou avaria;
  • Aproveitamento da capacidade de carga útil do veículo;
  • Tempo do ciclo de logística reversa;
  • Custo de transporte como % das vendas (análise dos custos totais de transportes sobre a receita de vendas da loja).

Transportadora para e-commerce: porque a Flash Courier é a melhor opção

Transportadora para e-commerce: porque a Flash Courier é a melhor opção

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier conta com toda experiência, tecnologia e organização que a sua empresa precisa.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.  

Outro diferencial que a Flash oferece é a comunicação entre clientes e fornecedores, propiciando a consulta do status de entrega e a previsão de chegada em tempo real.

A comunicação da empresa com o cliente é clara. A Flash informa o prazo de entrega  e facilita para que o cliente acompanhe o processo de envio através de código de rastreio.

Além disso, a transportadora conta com controle de estoque, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos) para garantir a viabilidade e perfeito funcionamento de suas operações.

Com sistema próprio de cotação de frete online, o cliente faz o cálculo imediato e sabe quanto ele vai pagar, quais são suas opções de envio e o prazo para receber o produto.

Os benefícios de um sistema de entrega eficiente para a sua loja virtual vão desde o aumento da produtividade e ganho em eficiência, até a redução dos custos.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *