E-mail marketing: 5 ideias para o seu e-commerce começar o ano com tudo

E-mail marketing: 5 ideias para o seu e-commerce começar o ano com tudo

Quer começar 2019 aumentando sua base de clientes e vendendo mais? Invista em e-mail marketing.

Ferramenta poderosa, a comunicação via e-mail continua sendo a melhor forma de se relacionar e fidelizar o consumidor.

E-mail marketing: 5 ideias para o seu e-commerce começar o ano com tudo

Como usar e-mail marketing para vender mais

Segundo a VentureBeat, por dez anos consecutivos, o e-mail é a categoria que gera o maior ROI (retorno sobre investimento) para os profissionais de marketing.

e-mail-marketing-dados

Para cada US $ 1 gasto, o marketing por e-mail gera US $ 38 em ROI e oferece maior alcance entre todos os canais disponíveis.

Em meio a tantas mudanças que ocorrem no mundo digital diariamente, o uso de e-mail permanece inabalável.

Em 2016 a previsão era que os usuários de e-mail em todo o mundo chegassem aos 2.6 bilhões. Até 2020, o prognóstico é que esse número alcance 3 bilhões, ou seja, quase metade da população mundial.

Para o e-commerce, ter um canal direto para se conectar com o público é a melhor maneira de mandar sua mensagem e permanecer vivo na mente do consumidor.

Veja abaixo 5 campanhas que todas as lojas virtuais, independentemente do seu tamanho, podem começar a enviar hoje mesmo para gerar mais vendas e receita.

1. E-mail de Boas-Vindas

Você sabia que os e-mails de boas-vindas têm a maior taxa de abertura de todos os e-mails enviados para os inscritos no seu site?

De acordo com o Chief Marketer, essa taxa é de 60%, uma porcentagem bastante alta quando se trata de e-mail marketing.

Portanto, o sucesso da sua campanha depende muito do primeiro contato com o cliente por meio desse canal.

O email de boas-vindas deve ser agradável, informativo e claro. Veja esse exemplo abaixo:

e-mail-marketing-web-motorsPontos fortes:

  • Personalização: o e-mail endereça o destinatário pelo nome.
  • O logotipo da empresa é incluído para reconhecimento da marca.
  • O texto tem um tom amigável.
  • Há um link visível de chamada para ação (CTA).

Agora veja um exemplo de como deixar seu e-mail marketing de boas-vindas ainda mais atrativo, adicionando informações sobre seu produto/serviço e ofertas especiais para o novo cliente:

e-mail-marketing-boas-vindasPerceba que apesar de ter mais texto, todas as informações são listadas de forma clara e organizada, e focam em agregar valor ao cliente e ressaltar as vantagens que ele terá comprando com a sua loja.

2. E-mail de Novidades

Manter o cliente interessado na sua loja é fundamental para a sustentabilidade do negócio.

Além disso, de acordo com pesquisas, custa 5 vezes mais caro adquirir novos clientes do que manter aqueles que você já conquistou.

Uma maneira de incentivar seus clientes existentes a continuarem comprando na sua loja, é mantê-los atualizados sobre as novidades.

e-mail-marketing-uattA simplicidade e o foco deste e-mail são a chave para o seu sucesso.

Ao criar uma campanha de e-mail marketing com foco em lançamentos, considere as seguintes recomendações:

  • Mantenha o foco. Sua meta é levar as pessoas à sua loja online. Remova todos os elementos desnecessários que possam distrair o cliente.
  • Tente incluir imagens dos novos itens. Isso prende a atenção do leitor e aumenta seu desejo de conferir tudo que há de novo.
  • Segmente suas campanhas. Se você recebeu uma nova leva de roupas femininas, não é a melhor ideia enviar o e-mail para sua base masculina de clientes. Isso não apenas diminui sua taxa de cliques e de abertura, como também envia sinais negativos para os provedores de e-mail que irão acabar enviando suas futuras campanhas para a pasta de spam.
  • Redirecione o cliente para a página certa. Não há nada pior do que clicar na imagem de determinado item e ir parar em uma página com um produto completamente diferente. Direcione o usuário para a página exata do produto que ele selecionou.

3. E-mail de Review

A exibição de comentários e depoimentos de clientes na sua loja virtual é uma maneira comprovada de aumentar as conversões.

Uma análise da Bazaarvoice mostra que os produtos com resenhas têm uma taxa de conversão 10% maior do que aqueles sem.

Então, quando alguém compra algo em sua loja, é uma ótima ideia enviar um e-mail de acompanhamento pedindo que a pessoa deixe um review (avaliação) sobre o produto adquirido em seu site.

e-mail-marketing-review
Ao enviar um e-mail marketing de solicitação de review, as dicas são as seguintes:

  • Automatizá-lo. Para ser mais eficaz e economizar tempo, configure uma campanha que faz o envio do e-mail automaticamente para todos que fazem uma compra no seu site.
  • Oferecer um incentivo. Oferecer algo extra ajuda a motivar as pessoas a deixarem uma crítica. Os descontos em compras futuras são uma excelente ideia, pois também contribuem para que o cliente volte e faça uma nova compra.  

4. E-mail de Aniversário

Um aniversário é um momento emocionante para qualquer um, e também um tempo em que as pessoas estão dispostas a se agradar e presentear.

Ao configurar um e-mail marketing com uma oferta especial de aniversário para seus clientes, você não apenas os faz sentir como parte importante da sua marca, como os incentiva a voltar à sua loja online e fazer uma compra.

e-mail-marketing-saraiva
Para deixar seu e-mail ainda mais eficaz, não esqueça de:

  • Usar imagens bonitas. Usar belas imagens é uma maneira incrivelmente eficaz de aumentar o desejo das pessoas de obter algo.
  • Capriche no CTA. Em vez de dizer algo genérico em seu botão, como “Usar agora”, escolha algo orientado à ação e focado nos benefícios, como “Usar meu presente agora”. Isso reforça a mensagem positiva e o motivo especial do e-mail.

5. E-mail de Retorno

Esse é aquele famoso e-mail marketing que as lojas enviam para clientes que não aparecem há algum tempo, na tentativa de fazer com que eles voltem a se envolver com seus produtos e fazer novas compras.

e-mail-marketing-zeedog

A chave para o sucesso deste e-mail é a oferta de desconto. Ao oferecer aos clientes inativos algo que eles não obteriam normalmente, você dá a eles um incentivo extra para voltar à sua loja.

e-mail-marketing-retorno

Para criar o melhor e-mail de retorno, faça o seguinte:

  • Automatize. Desde que você tenha informações como a data da última compra do cliente, é fácil definir uma campanha de e-mail automática, que é enviada de 3 a 4 meses após a última compra.
  • Remova palavras de comando do seu CTA. Palavras de comando são aquelas que sugerem que o leitor é obrigado a algo. Exemplos comuns incluem Download, Reivindicar, Resgatar, etc., pois implicam que o usuário precisa fazer algum tipo de esforço. Em vez disso, use algo como “Ganhe 20% de desconto na próxima compra”, para reforçar que o cliente tem apenas a ganhar.
  • Inclua imagens de produtos que o usuário poderia comprar. Embora seja ótimo oferecer aos leitores 20% de desconto em sua próxima compra, eles podem não ter uma necessidade imediata de seus produtos. Por isso, é inteligente incluir imagens de alguns itens que eles poderiam obter com um desconto de 20% para criar o desejo e impulso de compra.

Venda mais e capriche na entrega

Se você trabalha com e-commerce e não está investindo em e-mail marketing, saiba que está perdendo receita e possível clientes.

Como todos os dados apresentados acima comprovam, criar uma estratégia de comunicação com cliente via e-mail fideliza o consumidor e aumenta as vendas.

Agora, lembre-se que mais poderes geram mais responsabilidades. Nada de vender mais e atrasar as entregas.

Para cumprir o prazo de envio do pedido e garantir o transporte rápido de encomendas, você pode contar com a Flash Courier.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Com soluções diversificadas que contemplam às necessidades específicas de cada negócio, a transportadora atende todo território nacional.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o transporte seguro e rápido dos seus produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *