Como reduzir os custos de envio de encomendas

Como reduzir os custos de envio de encomendas

O envio de encomendas é uma questão crucial para qualquer empresa de comércio eletrônico, independente do seu tamanho.

Como reduzir os custos de envio de encomendas

Estratégias para reduzir os custos de envio de encomendas

O frete é um dos fatores que mais impacta na decisão de compra do consumidor online.

Vários estudos já comprovaram que mais de 50% dos clientes abandonam o carrinho ao se deparar com custos altos e inesperados de envio.

Por essa razão, estudar uma maneira de reduzir os custos de envio de encomendas deve ser prioridade para comerciantes e empresários.

Se você está procurando por uma solução, confira três estratégias que auxiliam a oferecer taxas de frete mais baixas.

1. Eduque seus clientes

Ao tentar reduzir os custos de envio de encomendas para o seu negócio, nosso primeiro conselho é que você informe seus clientes sobre eles.

Uma recente pesquisa de mercado afirma que apenas 22% dos comerciantes apresentam informações sobre sua política de envio na página inicial do seu site.

Lembre-se de que nada irrita mais os consumidores do que encontrar custos inesperados durante o processo de checkout.

Portanto, se você estiver cobrando pelo envio, deixe essa informação clara desde o início, e ofereça opções variadas de entrega.

Eis uma boa ideia do que você pode fazer:

Calculadora de Frete

A calculadora de frete é a melhor forma de avisar com antecedência que haverá cobrança de frete e qual será o seu valor.

Para evitar transtornos e reclamações, mais e mais empresas estão incorporando calculadoras de remessa na home dos seus e-commerces.

Isso confere transparência e clareza ao cliente sobre os custos de envio de encomendas para a sua região.

As calculadoras de frete auxiliam também o comerciante, uma vez que calculam automaticamente os custos do frete, que mudam de acordo com uma variedade de fatores, como peso e dimensão do produto e a área de entrega.

Transportadoras especializadas em e-commerce, como a Flash Courier, disponibilizam esse sistema de cotação online para seus clientes.      

2. Seja prático na hora de embalar

Como o custo da maioria das opções de envio é baseado no tamanho e peso do produto, faça o possível para manter sua embalagem o menor possível.

Isso não apenas ajudará você a economizar no valor do envio de encomendas, mas também evitará que as despesas com embalagem diminuam sua margem de lucro.

Fique atento a algumas dicas:

Use as embalagens fornecidas pela transportadora

O uso das práticas embalagens fornecidas por algumas transportadoras, como a Flash Courier, pode ajudá-lo a economizar bastante.

Ao optar por comprar o pacote e embalar o produto sozinho, você tem que ser extremamente cuidadoso, pois é cobrado com base no seu peso e dimensões.

Quando se fala do peso de uma carga, utiliza-se como referência tanto o peso bruto (kg) quanto o peso cubado (m³).

A cobrança é feita com base no maior valor entre os dois. O objetivo é fazer uma cobrança mais justa — evitando que cargas muito volumosas, porém leves, tenham um valor baixo e ocupem muito espaço, impedindo que mais mercadorias sejam enviadas no mesmo veículo, o que gera prejuízo para todos.

Os pacotes feitos pelas transportadoras consideram esse fator ao mesmo tempo que são adaptados às necessidades específicas do seu negócio e a segurança do seu produto.  

Embalagem com foco em funcionalidade

A embalagem funcional se concentra na minimização dos custos do pacote, reduzindo-o ao menor tamanho possível.

São simples, com foco único no envio e garantem que seu produto seja entregue com segurança ao destino.

Mas se você está começando sua empresa e quer construir sua marca, embalagens assim simples não são a melhor estratégia de marketing que você pode adotar.  

Dica: para personalizar suas embalagens sem gastar muito,  você pode adicionar um adesivo do logotipo de sua empresa e mandar alguma nota de agradecimento junto ao produto.

Veja como você pode reduzir custos na hora de empacotar seus produtos:

  • Use a menor caixa possível;
  • Não exagere nos materiais de proteção, como isopor, papel e plástico bolha;
  • Considere o envio em caixas de correio ou pacotes leves, como bolsas Tyvek.

envio de encomendas

Procure por bons descontos

Fique atento a descontos em materiais de embalagem, caso esteja planejando empacotar por conta própria.

Pesquise fornecedores do material que você precisa e compre seus produtos a granel. Esses fornecedores provavelmente também irão lhe oferecer soluções mais acessíveis e opções eficientes para o armazenamento e transporte dos seus produtos.

3. Ofereça frete taxa fixa

O envio taxa fixa é considerado como uma das melhores práticas do e-commerce.

O frete taxa fixa significa oferecer uma taxa de remessa padrão, não importando o tamanho do pedido do cliente.

Essa é uma opção bastante interessante para os pequenos e médios comerciantes que não podem oferecer frete grátis, mas querem atrair o consumidor com outra proposta econômica de entrega.

Como isso ajuda na redução dos custos de envio de encomendas?

Simples, além de gerar mais vendas para sua loja, o envio de tarifa fixa pode aumentar o custo médio de pedidos.

Isso acontece, porque os clientes se sentem mais satisfeitos por não estarem gastando com frete e confiantes para comprar mais.

Sugestão: para testar se o frete taxa fixa funciona para  a sua loja, ofereça-o inicialmente para a compra de um nicho de produto específico, que costuma vender mais.

Contanto que tenha calculado corretamente a melhor taxa para o seu negócio, os custos de envio começarão a se equilibrar.

Transporte rápido e seguro de encomendas deve ser prioridade

Como vendedor online, é extremamente importante permanecer competitivo no mercado.

Além disso, por mais importante que seja aumentar suas margens de lucro, é igualmente importante oferecer um nível superior de experiência ao consumidor.

Você deve otimizar o processo para reduzir os custos de envio de encomendas, sem abrir mão da qualidade e agilidade de entrega, fator determinante para a satisfação do cliente.

Como solução, empresários buscam o serviço de transportadoras especializadas na coleta e entrega de encomendas para e-commerce, como a Flash Courier.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de transporte para o seu e-commerce.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *