Vendas online: Como usar o Google Meu Negócio para vender mais

Vendas online: Como usar o Google Meu Negócio para vender mais

As vendas online já correspondem a uma importante fatia da receita de muitas empresas, e impulsionam o e-commerce mundo afora.

Como principal mecanismo utilizado pelas pessoas na hora de fazer uma pesquisa online, o Google desenvolveu uma maneira de ajudar as empresas a se destacarem: o Google Meu Negócio.

Vendas online: Como usar o Google Meu Negócio para vender mais
Como aumentar as vendas online usando o Google Meu Negócio

Seja para pesquisar produtos, serviços ou qualquer outro tipo de informação, mais de cinco bilhões de pesquisas são feitas a cada dia por meio do Google.

Maior site de buscas da atualidade, isso significa uma coisa: quem quer ser encontrado, precisa estar online e chamar a atenção do Google.

Por sorte, o Google quer deixar todo mundo feliz, afinal é mais lucrativo.

Quando as empresas obtêm mais visibilidade no mecanismo de busca, elas estão mais inclinadas a usá-lo (e eventualmente pagar por essa publicidade, que está se aproximando rapidamente de US $ 100 bilhões por ano).

Assim, o Google apresenta constantemente novas ferramentas e recursos que as empresas podem usar para melhorar sua visibilidade e consequentemente suas vendas online. Um deles, é o Google Meu Negócio.

O  Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para empresas e organizações gerenciarem sua presença online no Google.

vendas-online-google-info

O recurso permite que os empresários definam como sua empresa é exibida em todos os produtos e plataformas do Google, incluindo páginas de resultados de mecanismos de pesquisa (SERPs), reviews e conteúdo.

Se você quer melhorar a visibilidade da sua loja e aumentar suas vendas online, veja algumas dicas de como usar o Google Meu Negócio.  

Fotos

Para otimizar suas vendas online, fotos do seu negócio e produtos não podem faltar.

De acordo com o Google, as empresas com fotos recebem 35% mais cliques no seu website e 42% mais solicitações de rotas no Google Maps.

Publicar imagens no Google Meu Negócio é bastante simples: basta clicar no botão Postar do aplicativo para fazer upload de fotos, criar uma promoção ou um evento e colocar essas informações no Perfil da sua empresa no Google

As imagens devem ter pelo menos 720 pixels de largura por 720 pixels de altura e os arquivos devem estar no formato JPG ou PNG.

Veja abaixo quais fotos você não deve deixar de inserir.

Foto de capa

vendas-online-google

A sua foto de capa no Google Meu Negócio é uma das mais importantes, pois é exibida na frente e no centro da sua listagem.

Foto do perfil

vendas-online-google-perfil

A foto do perfil é exibida quando você faz o upload de novas fotos, vídeos ou analisa as respostas.

Juntamente com o seu perfil e fotos de capa, você pode e deve fazer o upload de outras fotos para tornar sua listagem mais informativa e envolvente.

Vídeos

Ferramenta poderosa para atrair clientes e impulsionar as vendas online, os vídeos estão agora disponíveis para os clientes e proprietários de empresas fazerem uploads.

A duração máxima do vídeo é de 30 segundos e pode levar até 24 horas para que o conteúdo esteja disponível na listagem do Google Maps ou nos resultados de pesquisa local.

Vantagens dos vídeos para a sua loja virtual:

  • Geram maior envolvimento;
  • Oportunidade de mostrar seus produtos e serviços de forma mais dinâmica e detalhada;
  • Não é preciso investir em uma super produção, basta fazer pequenas filmagens usando o próprio Smartphone para ter resultados.

As diretrizes do Google Meu Negócio para publicação de vídeos são:

  • Duração máxima do vídeo: 30 segundos
  • Tamanho máximo do arquivo: 100 MB
  • Resolução mínima do vídeo: 720 pixels

Os vídeos também são compatíveis com o Google Posts, Eventos, Ofertas e Produtos.

Mensagens e Perguntas

O Google também lançou recentemente um recurso de mensagens que permite que as empresas conversem diretamente com clientes.

Por meio desse recurso, as empresas poderão responder rapidamente a perguntas e ajudar os clientes atuais e potenciais.

E fique tranquilo, porque o Google não compartilha seu número de telefone com os usuários, e sim oferece a opção de receber e responder a essas mensagens por meio de SMS ou do próprio aplicativo de mensagens do Google, o Allo.

Outra possibilidade para o usuário entrar em contato com a loja é enviando uma pergunta.

vendas-online-google-pergunta

O Google alerta os usuários para evitar o compartilhamento de informações confidenciais, como cartão de crédito, CPF ou dados de login por meio do recurso de mensagens.

Se as mensagens não estiverem alinhadas com seus negócios, você pode simplesmente deixar esse recurso desativado.

Posts

Esse novo tipo de postagem do Google foi desenvolvido para destacar seus produtos.

vendas-online-google-posts

É possível adicionar uma foto ou um vídeo para apresentar melhor os recursos do produto, seu nome, o preço mínimo e máximo, uma descrição de 100 a 300 palavras e um botão de chamada para ação (CTA).

Ofertas

Esses tipos de postagem permitem que os lojistas anunciem uma promoção ou uma oferta exclusiva da empresa.

Essa é uma ótima oportunidade para utilizar um recurso gratuito que, de outra forma, seria pago por anúncios como o Pay-Per-Click, para aumentar as vendas online.

Lojistas podem usar esse recurso para qualquer promoção sazonal ou oferta de serviço.

App

O Google Meu Negócio também está disponível no aplicativo para iOS e Android.

Você pode usar o aplicativo para:

  • Atualizar seu horário comercial, localização, informações de contato e descrição a empresa;
  • Postar status e fotos;
  • Visualizar insights de pesquisa.

Vendas Online e Entrega Expressa

Utilizar o Google Meu Negócio ao abrir uma loja online aumenta a visibilidade da empresa no buscador de forma gratuita.

Aliando esse recurso a um site bem construído e uma política de entrega eficaz, seu e-commerce tem tudo para ser bem sucedido.

Vendas online sendo feitas, o próximo e mais importante passo é garantir que a encomenda chegue com a maior rapidez até o cliente.

Transportadoras como a Flash Courier contam com experiência, tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas, que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Com mais de 20 anos de mercado, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *