Como Vender Online para a Geração Z: Tendências no E-commerce  

Como Vender Online para a Geração Z: Tendências no E-commerce  

À medida que a tecnologia evolui e uma nova geração de consumidores ganha espaço, a seguinte pergunta vem à tona: quem é e como vender online para esse novo público?

Como Vender Online para a Geração Z: Tendências no E-commerce  

Como vender online para a nova geração: Geração Z

Millennials  (nascidos entre o período da década de 80 até o começo dos anos 2000) costumavam ser a “nova” geração que os profissionais de marketing e vendas precisavam entender para saber como vender online.

Mas, enquanto os millennials estão definitivamente aumentando em termos de poder de compra, há um novo grupo emergente que esses profissionais precisam conhecer: a Geração Z.

De acordo com a ONU, a geração do século 21 ultrapassará a dos millennials em 2019, e representará 32% da população mundial.

Esta geração é formada por aqueles que nasceram entre meados dos anos 90 e meados dos anos 2000, estando os mais velhos na casa dos 20 anos, enquanto os mais jovens são apenas adolescentes.

Atualmente, a Geração Z é responsável por aproximadamente US $ 29 a US $ 143 bilhões em gastos diretos, e eles irão se tornar a maior geração de consumidores até 2020.

Então, como vender online para esse novo perfil de compradores? Bem, esta geração é bem diferente das anteriores, pelo menos em alguns aspectos.

Para começar, eles nasceram com acesso à tecnologia e cresceram usando mídias sociais, smartphones, aplicativos e todos os tipos de recursos tecnológicos diariamente.

Eles também se preocupam muito com questões mundiais e seu próprio impacto no mundo, particularmente quando se trata de questões ambientais.

Habituados ao constante avanço da tecnologia, essa geração espera por soluções e experiências cada vez mais personalizadas e rápidas.  

Como vender online para a nova geração: IA, Machine Learning e Deep Learning

Inteligência Artificial tem o poder de otimizar várias indústrias e setores – e o comércio eletrônico não é exceção.

Muitas empresas de ponta possuem suas áreas de pesquisa em Machine Learning e Inteligência Artificial, como Amazon, Intel, Microsoft, IBM, Facebook, Tencent e Google.

Quanto mais você aplicar Inteligência Artificial nas ferramentas que você usa para vender, bem como na sua estratégia do dia-a-dia, maior será o impacto na sua produtividade e na experiência de compra online que oferece para o usuário.

Usando Inteligência Artificial na análise dos dados gerados no seu e-commerce, é possível segmentar o público de uma maneira muito mais assertiva, impactando os consumidores no momento ideal e com mensagens que eles querem receber.

Aqui estão as principais maneiras pelas quais a IA pode ajudar sua loja virtual a se comunicar com a Geração Z e vender mais:

  • Desenvolvimento de estratégia de vendas personalizada a partir da análise de dados do consumidor.
  • Recomendações de estratégias baseadas na análise de dados.
  • A capacidade de analisar um grande número de dados possibilita que você “preveja o futuro”. Como será seu próximo trimestre com base no seu trabalho anterior? O que você pode fazer para melhorar os resultados do próximo trimestre?

Como a minha loja online pode aproveitar a Inteligência Artificial?

IA felizmente está se tornando mais e mais acessível a cada minuto.

Embora os sistemas mais complexos possam estar ainda fora do alcance dos pequenos negócios, muitas ferramentas de vendas estão implementando recursos baseados em IA, como ferramentas de CRM e prospecção.

Para aprender sobre seus leads e prospects, bem como analisar com precisão seus dados, você pode usar ferramentas como o MissingLink para automatizar o Deep Learning.  

Como vender online para a nova geração: A caminho da a experiência Omnichannel

Como falamos anteriormente, a Geração Z está ganhando rapidamente um enorme poder de compra no mercado.

Esses novos consumidores digitais (os omnishoppers) estão cada vez mais exigentes e esperam que a experiência de compra online seja superior à interação que teriam presencialmente.

Há uma grande expectativa quanto a uma experiência integrada em todos os canais de uma empresa.

Ao pensar sobre como vender online para esse público, pense que eles usam vários dispositivos para acesso a internet diferentes, pesquisam produtos e serviços online extensivamente antes de comprar e, muitas vezes, exigem experiências personalizadas que fluem perfeitamente de um canal para outro.

A criação de experiências omnichannel tem um enorme impacto nas vendas e exige uma relação muito mais próxima entre o departamento de vendas e o departamento de marketing.

Como criar mais experiências omnichannel para a minha loja online?

Há muito que precisa ser feito para desenvolver uma verdadeira experiência omnichannel para todos os seus clientes:

  • Identificar todas as plataformas e canais que seu público usa e aproveitá-los.
  • Criar uma transição perfeita entre todos os canais e plataformas que o público tem acesso. Por exemplo, se um lead iniciar uma conversa por meio de mensagens de WhatsApp enquanto estiver no ônibus, mas quiser mudar de canal assim que chegar em casa, ele deve poder fazer isso o mais perfeitamente possível, sem perder tempo.
  • Encontrar maneiras de integrar tecnologia, como as mídias sociais, em lojas físicas.

Do ponto de vista de vendas, o mais importante é colaborar com o departamento de marketing.

Não se trata apenas de profissionais de marketing atualizando o pessoal de vendas sobre o progresso ou enviando leads de vez em quando, mas sim um relacionamento próximo em que as duas partes realmente colaboram para descobrir como vender online para uma nova geração ainda mais conectada.

Como vender online para a nova geração: Entrega Rápida

A fim de melhorar a produtividade e as vendas no e-commerce, é importante manter-se à frente das tendências e implementar novas tecnologias e estratégias, tais como:

  • Conhecer e saber o que a Geração Z quer.  
  • Aplicar IA e Learning Machine para segmentar o público e melhorar as vendas.
  • Integrar marketing e vendas no desenvolvimento de mais experiências omnichannel para o seu público.

Para garantir a melhor experiência de compra online, a tecnologia deve ser aplicada em todo o processo logístico, desde a venda até a entrega do produto.

A Geração Z está habituada com resultados rápidos e longos prazos de envio podem facilmente levar ao abandono do carrinho de compras.

A melhor forma de agradar a esse novo perfil de consumidor é disponibilizar a opção de entrega expressa com código de rastreio, para que o cliente possa acompanhar o processo de transporte.

Como solução, empresários buscam o serviço de transportadoras especializadas na coleta e entrega de encomendas para e-commerce, como a Flash Courier.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional.

A empresa prioriza a comunicação entre clientes e fornecedores, possibilitando a consulta do status de entrega e a previsão de chegada em tempo real.

Com mais de 20 anos de mercado, a Flash conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas, que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e descubra de uma vez como vender online para uma geração rápida e exigente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *