Custos de Envio: Saiba como Definir Taxas de Envio para E-commerce

Custos de Envio: Saiba como Definir Taxas de Envio para E-commerce

Os custos de envio de encomendas refletem diretamente no faturamento de um e-commerce e, por essa razão, precisam ser bem pensados.

Oferecer frete grátis ou taxa fixa pode favorecer os clientes, mas ao mesmo tempo pode colocar sua loja virtual no vermelho.

Por outro lado, taxas de frete muito altas podem afastar potenciais clientes e diminuir as vendas. Então, o que fazer?

Custos de Envio: Saiba como Definir Taxas de Envio para E-commerce

Como definir seus custos de envio e embalagem

Os custos de envio e embalagem de produtos devem ser definidos com muito cuidado, e à medida que seu e-commerce cresce, eles precisam ser reavaliados, recalculados e revisados.  

As taxas de remessa devem ser adaptadas a realidade do seu negócio, considerando o volume de vendas, despesas operacionais, preços de produtos e muito mais.

Para começar, você tem que ter uma ideia de quanto a embalagem e a postagem do pedido vão lhe custar.

1. Embalagem

  • Que tipos de caixas, sacos, envelopes, fitas, etc., você está usando?

A escolha certa de embalagens para e-commerce têm papel estratégico na redução de custos e na experiência do cliente.

Alocar seus produtos em embalagens eficazes, que ocupem o menor espaço possível (sem abrir mão da segurança), é ideal para reduzir custos de envio, pois assim sua loja virtual pode usufruir do transporte de carga fracionada.

Para ter uma noção clara de suas despesas com embalagens, crie uma planilha para somar quanto um produto custa para ser embalado.

Dica: não tente economizar demais, pois seus clientes estão prestando atenção na embalagem de seus itens e, se for ruim, pode resultar em avaliações negativas na sua página.

2. Manuseio

  • Você tem que pagar alguém para embalar seus pedidos?
  • Quanto você paga por hora e quanto tempo essa pessoa leva em cada pacote?
  • Você tem um depósito para armazenamento e um sistema de coleta que precisa cobrir?

Estes fatores também devem fazer parte da equação.

Se você não tem tempo para fazer tudo sozinho, terá que contratar ou chamar alguém que possa ajudá-lo.

Tentar cuidar de todos os processos de um e-commerce pode ser demais e acabar gerando atrasos no envio ou ainda erros, como enviar o produto errado.

Ter uma relação de pedidos, recibos e um depósito, garagem e/ou prateleiras de estoque organizadas reduz bastante a chance do produto errado chegar a uma caixa.

Contar com um segundo par de olhos confirmando que o que está no pacote é o que foi comprado também ajuda.

3. Transporte

  • Que serviço de frete você está usando?

Para definir como despachar suas encomendas, você deve levar em consideração dois fatores principais: os custos de envio e a agilidade de entrega.

O preço do frete e o prazo de envio são os “números” que mais influenciam na decisão de compra e satisfação do cliente, sendo que muitas vezes, um fala mais alto que o outro.

Enquanto a oferta de frete grátis é tentadora, muitos consumidores online ainda preferem pagar um pouco mais pela entrega expressa.

Por esse motivo, o serviço de transportadoras especializadas em entrega rápida para e-commerce, como a Flash Courier, vem sendo cada vez mais procurado.

O serviço de entrega expressa da Flash estabelece o prazo de 1 a 4 dias úteis após a compra, ou apenas 1 dia para entregas nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo.

Para diminuir os custos de envio, transportadoras como a Flash trabalham com o transporte de carga fracionada (pequeno volume).

Nesse tipo de transporte, mercadorias de vários clientes com tamanhos e características semelhantes, são carregadas juntas, o que diminui os custos de viagem.

Essa é a solução ideal para e-commerces que trabalham com produtos pequenos ou não enviam grandes remessas.

Trabalhar com uma transportadora especializada em comércio eletrônico pode ajudar você a otimizar custos e fornecer mais opções de entrega para os seus clientes.

Faça uma pesquisa de mercado, confira o que cada provedor de frete oferece, selecione a melhor opção para o seu negócio e, por fim, adicione esse valor de remessa à sua planilha.

Seu objetivo final é calcular os custos de envio, embalagem e manuseio por pedido.

Se os valores forem praticamente os mesmos em todos os produtos e pedidos, você poderá cobrar uma taxa fixa por transação.

Porém, se houver uma grande variação de custos, dependendo do tamanho do pedido e do peso do pacote, você deverá ter uma tabela de taxas para precificar diferentes produtos.

Avaliando custos de envio e manuseio

1 – Depois de determinar uma linha de base para quais devem ser os custos de envio e embalagem de pedidos, você deverá analisá-los em relação ao seu total de vendas.

Puxe seus pedidos recentes, bem como sua planilha de envio e embalagem.

  • Quanto custa cada encomenda para envio e embalagem?
  • Como isso se compara ao que você cobra do costume?

Você quer ter certeza de que está sempre cobrindo seus gastos e não deixando que os custos de envio e manuseio comam sua receita.

2 – Crie uma nova planilha que mostre o valor de cada pedido recente, o lucro líquido e o custo de remessa e embalagem.

Esses custos representam 5% do total? 10%? 20%? Isso pode ajudá-lo a determinar os limites para os quais você pode oferecer frete grátis ou com desconto sem prejudicar sua lucratividade.

3 – Por fim, use essas informações para identificar oportunidades de redução dos custos de envio e manuseio.

Se você está pagando regularmente 20% dos lucros para cobrir essas despesas, então pode ser hora de fazer uma mudança.

  • É possível encontrar uma nova solução de armazenamento?
  • Usar uma transportadora diferente?
  • Utilizar embalagens mais leves?

À medida que seu negócio muda e os volumes de vendas aumentam ou diminuem, você precisa reavaliar suas despesas.

Custos de envio e embalagem podem precisar ser ajustados de tempos em tempos, à medida que você adiciona novos produtos à sua loja, investe em novas estratégias de armazenamento e embalagem ou contrata novos funcionários.

O ideal é dar diferentes opções de envio e frete para os seus clientes, e deixar que eles escolham o que preferem.

Especializada em entrega expressa para e-commerce, a Flash Courier conta com mais de vinte anos de mercado e disponibiliza serviços que se adequam às necessidades dos mais variados tipos de negócios.

Além disso, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

A Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

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