Como otimizar o transporte de carga fracionada no e-commerce

Como otimizar o transporte de carga fracionada no e-commerce

O transporte de carga fracionada é a solução ideal para e-commerces que comercializam produtos de menor tamanho e volume e não costumam fazer grandes remessas de uma só vez.

Se esse for o caso da sua loja virtual, veja abaixo como fazer para otimizar sua operação de envio e logística de transporte.

Como otimizar o transporte de carga fracionada no e-commerce

Transporte de carga fracionada: 4 dicas para otimizar o processo de envio no comércio eletrônico

Ideal para varejistas que precisam enviar remessas, mas não têm cargas grandes o suficiente para encher um veículo de frete completamente, o transporte de carga fracionada permite que você compartilhe o espaço e o custo do frete com outros comerciantes.      

Esse tipo de transporte de encomendas auxilia a reduzir custos de envio, aumenta a agilidade na entrega e facilita a rastreabilidade de cada produto em tempo real.

Para aprimorar esse processo e melhorar o desempenho do seu e-commerce, confira abaixo 4 dicas sobre como otimizar o transporte de carga fracionada na sua loja online.

1 – Determine o tipo de frete e serviços que você precisa

A fim de tirar o máximo proveito do transporte de carga fracionada, primeiro você precisa entender sobre como funciona o cálculo do frete.

As características dos produtos que você está enviando têm um grande impacto no custo da remessa e no tipo de veículo necessário para movê-la.

Afinal de contas, o transporte de produtos frescos tem requisitos muito diferentes do transporte de roupas ou acessórios, por exemplo.

Entender o tipo de serviço que você precisa pode ajudar a diminuir a lista de transportadoras que você está considerando.  

Conhecer as características do seu produto, como suas dimensões e fragilidade, também ajudará você a determinar a melhor maneira de empacotá-lo para o transporte.

Quando os pedidos são embalados incorretamente, eles podem ocupar mais espaço que o necessário no interior do veículo, aumentando custos, além de correr o risco de danificar o  item durante o envio.

2 – Fique atento aos prazos de entrega

O tempo de entrega é quase, senão mais importante, que o valor do frete para o cliente.

Atualmente, varejistas de todos os portes oferecem opções de entrega mais rápidas como uma tentativa de acompanhar as crescentes expectativas dos consumidores.

Como resultado, cada vez mais transportadoras estão investindo em centros de atendimento urbano, que são armazéns estrategicamente localizados próximos a grandes cidades metropolitanas.

Isso permite que os varejistas garantam um espaço de armazenagem próximo aos clientes e ofereçam opções de entrega mais rápidas.  

Afinal, pedidos atrasados e comunicação inconsistente são um dos maiores motivos de insatisfação do consumidor, prejudicando seriamente o relacionamento que você construiu com o seu público.

As pessoas esperam que você cumpra a data de entrega combinada, e é sua responsabilidade garantir que qualquer atraso seja comunicado imediatamente, justificando os motivos que causaram esse imprevisto.

A preferência pela entrega expressa no e-commerce vem aumentando rapidamente, o que  significa que os expedidores precisam encontrar os meios mais eficientes para movimentar suas cargas o mais rápido possível.

3 – Otimize o processo de entrega da última milha (last mile)

O termo “entrega da última milha” refere-se a rota final de entrega, o transporte do produto do centro de distribuição até o seu destino final: o cliente.

Não apenas essa é a parte mais importante do processo de entrega para os varejistas, como também é o momento no qual as coisas mais tendem a dar errado e gerar prejuízos.

Esta última etapa do processo tem custo de até 20% do valor logístico. Ou seja, é um fator de grande relevância no resultado das empresas de comércio eletrônico, principalmente as que operam com produtos de menor valor.

Para otimizar o transporte de carga fracionada nessa etapa, a tecnologia é sua grande aliada.

Um dos problemas mais frequentes, por exemplo, é não haver ninguém disponível para receber a encomenda no endereço de entrega. Um modo de evitar isso é disponibilizar um código de rastreio que permita que o destinatário acompanhe a entrega em tempo real.

Portanto, aposte no monitoramento dos veículos e fornecimento desses dados aos clientes. Além de facilitar a entrega e recebimento da encomenda, isso permite também que a empresa possa avaliar as rotas e o desempenho dos motoristas.

4 – Trabalhe com parceiros nos quais você possa confiar

Para obter sucesso com o transporte de carga fracionada, você precisa ter uma transportadora em que possa confiar.

As operadoras e outros provedores de serviços com os quais você escolhe trabalhar não precisam enfrentar o cliente no final do dia, mas você sim. Um serviço de entrega de má qualidade tem impacto direto na imagem da sua loja e na sua relação com o comprador.

Por isso, procure parceiros que não apenas atendam às necessidades da sua empresa, mas que se esforcem para ajudar a manter seus clientes satisfeitos.

Busque a opção de transporte mais adequada ao seu negócio, equilibrando questões como serviços oferecidos, experiência e agilidade.

Também atente-se à manutenção e tamanho da frota e em tecnologias aplicadas ao transporte, como GPS e rastreadores.

Importância do transporte de carga fracionada no e-commerce

Importância do transporte de carga fracionada no e-commerce

O transporte de carga fracionada favorece a e-commerces de todos os tamanhos, mas tem especial valor para empresas de pequeno e médio porte.

Isso porque oferece diversas vantagens que favorecem a operação e competição de lojistas iniciantes num mercado acirrado, tais como:

  • Custo melhor de envio;
  • Possibilidade de enviar para todo o país;
  • Maior agilidade na entrega;
  • Usufruir de serviços como cálculo de frete e rastreamento online.

Transportadoras como a Flash Courier, que trabalham com esse tipo de envio, atendem a demanda de vários comerciantes, garantindo um volume de mercadorias suficiente para reduzir o valor do frete, o que possibilita o crescimento de negócios menores.

Com foco na entrega expressa, a Flash ainda conta com sistema próprio de cálculo de frete, frota nova de mais de dois mil veículos, expertise em embalagens e soluções diversificadas para atender às necessidades específicas de cada negócio.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pelo transporte seguro e ágil de produtos.

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