Como adquirir e estocar produtos para e-commerce

Como adquirir e estocar produtos para e-commerce

Com a ascensão do comércio eletrônico, muitas pessoas decidiram abrir uma loja virtual. No entanto, surge logo a primeira dúvida: como conseguir produtos para e-commerce?

Como adquirir e estocar produtos para e-commerce

Formas de adquirir e armazenar produtos para e-commerce

O chamado sourcing de produtos é o processo pelo qual uma empresa obtém uma mercadoria para vender. 

Há uma variedade de maneiras pelas quais os vendedores compram seus produtos para e-commerce e a maioria usa uma combinação de métodos, incluindo dropshipping, atacado, por demanda e fabricados sob encomenda.

Existem três opções principais de fornecimento de produtos para e-commerce a serem consideradas:

  1. Fabricação própria.
  2. Trabalhar com um fabricante ou atacadista.
  3. Contratar um dropshipper.

Nenhuma opção é inerentemente melhor que outra, mas há uma variedade de fatores a serem considerados ao determinar qual funciona melhor para o seu negócio – e para você.

1. Fabricação própria

A ideia de criar seu próprio produto remonta há séculos.

Hoje, graças à internet, as pessoas têm um alcance muito maior para a venda de itens artesanais.

Mas se você está pensando em criar seus próprios produtos para e-commerce, deve levar em consideração alguns quesitos.

Vantagens e Desvantagens:

Você terá controle total sobre sua marca e provavelmente terá a vantagem de estar oferecendo algo novo e exclusivo.

Os custos iniciais são normalmente baixos, embora seja necessário dedicar tempo e energia aos seus negócios, o que já é um grande investimento.

Você vai querer ter certeza de que está sempre pensando em como escalar e, possivelmente, aumentar sua linha de produtos ao longo do tempo, a fim de permanecer competitivo e oferecer à sua base de clientes algo novo.

Como começar:

  • Matéria-prima: identifique quais materiais irá precisar, onde você os obterá e quanto eles custarão. Você pode adquirir no seu mercado local, lojas de artesanato, um varejista qualquer ou até mesmo de amigos e familiares. 
  • Produção: você deve saber exatamente quanto tempo leva para produzir um produto.Certifique-se de documentar todos os custos de mão de obra, seja dinheiro ou tempo gasto.
  • Embalagem: pense nas embalagens, pois elas terão impacto no seu custo de produção e envio
  • Estoque: mesmo que você tenha a sorte de ter uma sala vazia em sua casa, isso provavelmente não será escalável para a sua empresa. Estude alternativas como alugar um espaço ou contratar os serviços de um operador logístico como a Flash Courier.
  • Política de entrega: seu site deve definir expectativas sobre quanto tempo leva para criar e entregar um pedido. Você pode incluir essas informações na descrição do produto e na sua Política de Envio e Devolução, além de reiterar em seus e-mails transacionais. É sempre melhor ser transparente e direto para que seus clientes se sintam confiantes ao comprar de você.
  • Envio: determine como você vai enviar os pedidos. Vai depender exclusivamente dos Correios ou a contratação de um serviço de transporte valeria a pena para economizar tempo e energia?

2. Trabalhar com um fabricante ou atacadista

Trabalhar com um fabricante ou atacadista significa que você está contratando um parceiro para desenvolver seus produtos para e-commerce.

Essa é uma ótima opção se você não puder fazer um produto sozinho, ou quando estiver pronto para escalar sua forma de confecção artesanal para complementar as vendas.

Vantagens e Desvantagens:

Embora isso lhe dê a opção de buscar uma ideia única ou vender produtos populares sem precisar se preocupar com a fabricação, talvez seja necessário investir com mais antecedência.

Você ainda pode ter controle sobre sua marca e a qualidade de seu produto, além de obter uma grande assistência na produção.

Itens a considerar:

  • Encontrar produtos: você pode formar um relacionamento comercial com um amigo que faz um produto que deseja vender ou fazer parceria com uma empresa existente. Se está procurando um fabricante para confeccionar seus produtos para e-commerce, você pode facilmente pesquisar opções online. Encontrar o parceiro certo pode levar algum tempo, por isso não desanime.
  • Verificar referências: como em qualquer negócio, você precisa ter certeza de que está lidando com alguém que é legítimo e confiável. Converse com outras pessoas que contrataram o fabricante ou o atacadista, e faça uma boa pesquisa online, principalmente em sites de avaliações e reclamações. É um bom sinal se a empresa que você está pesquisando pedir informações que comprovem que você tem um negócio legítimo também. Esteja preparado para fornecer as licenças necessárias ou informações fiscais.
  • Avaliar suas opções: certifique-se de fazer as perguntas certas para cada empresa que está considerando para poder tomar a melhor decisão. Questione sobre:
    • Qual será o custo total? (Leve em consideração a produção, envio e possíveis taxas escondidas.)
    • Quanto tempo levará para que eles façam / enviem o produto?
    • Como é o gerenciamento de frete e inventário? Você precisará enviar e armazenar ou é incluído como parte do serviço? Existe algum custo adicional? Quais são os prazos e condições? Você tem controle sobre a marca da embalagem?
    • Como são os contratos e termos? Existe um período de avaliação ou termos para rescisão?
    • Como é o suporte e a comunicação? Com que frequência você será atualizado sobre informações como inventário, alterações de produto ou até mesmo descontos?
    • Quais são as quantidades mínimas de pedido? Você terá que se comprometer com um certo número de unidades ou gastar um valor mínimo?
  • Obter uma amostra: antes de se comprometer com qualquer pessoa ou empresa, verifique se os produtos atendem às suas expectativas. Enquanto alguns fabricantes cobram uma taxa para lhe enviar uma amostra, muitas vezes você pode negociar um acordo para pagá-lo apenas se você mantê-lo.
  • Tomar uma decisão: analise suas opções e siga em frente! Você quer garantir que está tomando uma decisão inteligente, mas isso não significa que deva se sentar no modo de pesquisa para sempre. Na pior das hipóteses, recomece e siga em outra direção.

3. Contratar um dropshipper

O Dropshipping é um método de terceirização de produtos para e-commerce que permite comprar de um fornecedor e vender em sua loja online.

O fornecedor cobra pelos produtos à medida que são vendidos e normalmente envia os pedidos diretamente para o cliente em seu nome.

É uma ótima opção para iniciar um novo negócio online e ajuda uma loja existente a expandir seu catálogo.

Vantagens e Desvantagens:

Dropshipping significa que você não precisa lidar com estoque, embalagem ou envio.

O problema é que normalmente há mais concorrência, já que muitos dos produtos para e-commerce oferecidos pelos dropshippers estão disponíveis em um grande número de lojas virtuais.

No entanto, a maioria tem uma ampla seleção de produtos a partir das quais você pode escolher os que quer vender. 

Porém, tenha em mente que dropshipping geralmente dá uma margem de lucro menor, então você precisa vender muito antes de conseguir um boa receita.

Fatores a considerar:

Os passos para encontrar um fornecedor de dropshipping são quase os mesmos que você seguiria para encontrar um fabricante.

  • Pesquise alguns fornecedores
  • Verifique suas referências
  • Avalie todas as suas opções
  • Peça amostras
  • Escolha um e feche negócio

Melhor opção de entrega de produtos para e-commerce

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Quando se trata de envio de encomendas no e-commerce, o ideal é dar opções de envio e frete para os seus clientes, e deixar que eles escolham o que preferem.

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