Dicas de logística para pequenas empresas

Dicas de logística para pequenas empresas

O processo de logística para pequenas empresas independe do seu tipo de negócio e é, na verdade, parte integrante de qualquer e-commerce, pequenos e grandes.

A logística lida com o que, onde, quando e como os produtos devem ser distribuídos, tanto do fornecedor quanto dos clientes. 

Dicas de logística para pequenas empresas

Logística para pequenas empresas: como implementar

No processo de fornecimento de produtos e serviços aos clientes, é crucial que os proprietários de negócios online implementem uma estratégia logística infalível para garantir que possam trabalhar no mais alto nível de desempenho.

Para que os produtos cheguem dentro do prazo combinado com o cliente, você deve garantir que toda a operação de logística ocorra sem problemas, com o mínimo de interrupções.

Para e-commerces maiores, entregar materiais de um local para outro de maneira rápida e eficiente pode não ser um grande problema, já que possuem orçamento e a infraestrutura necessária para atingir esse objetivo. No entanto, as coisas podem ser diferentes para pequenas e médias empresas (PMEs). 

Muitas vezes, por seguir um plano financeiro rígido, empreendimentos de menor porte precisam fazer considerações cuidadosas em relação à sua gestão de envio de encomendas

A logística para pequenas empresas precisa ser pensada com cuidado, pois embora o processo deva ser ágil, também é preciso garantir que os custos se encaixem no orçamento da empresa.

Para conseguir isso, veja as dicas que listamos abaixo:

Defina os objetivos do seu negócio

A logística para pequenas empresas precisa ser bem planejada. Antes de implementar qualquer coisa, certifique-se de entender a estratégia geral da sua empresa. 

Se sua estratégia corporativa é oferecer os prazos de entrega mais rápidos do setor, então, para suportar isso, você precisará fazer uma maior investimento em operadores logísticos. 

Por outro lado, se o foco for oferecer o menor preço possível, você precisará encontrar maneiras de cortar custos, mesmo que isso signifique maior demora na entrega, por exemplo.

Foque nos serviços que os seus clientes desejam

Mesmo que a empresa esteja concentrada em controle de custos, você ainda precisa atender as expectativas do cliente. 

Mantenha um canal de atendimento ao cliente e fique atento ao que dizem, sempre entregando uma resposta rápida.

Seus compradores são sua bússola para direcionar seu negócio para o caminho certo, ou seja,o mais lucrativo. Se eles preferirem pagar um pouco mais por uma entrega rápida, disponibilizar essa opção irá agregar maior valor ao seu negócio. 

Invista em visibilidade e colaboração

Independentemente da sua estratégia, você não pode administrar uma cadeia de suprimentos efetiva sem visibilidade e capacidade de se comunicar rapidamente com clientes e fornecedores.

A colaboração de todas as partes envolvidas no processo de manejo e transporte de produtos ajudará você a manter o estoque sob controle e os prazos de entrega baixos. 

Considere sua cadeia de suprimentos e sistemas de gerenciamento de estoque como parte de seu equipamento principal, tão importante quanto o próprio produto.

Monitores os custos

“Cuide das moedas de um centavo e os dólares cuidarão de si mesmos”. Palavras sábias de Benjamin Franklin e uma filosofia que todo gerente de logística para pequenas empresas deve considerar. 

Saiba quanto você gasta em cada aspecto da sua logística e cadeia de suprimentos. Você não pode controlar os custos se não souber onde está gastando.

Planeje suas remessas com antecedência

Reserve um tempo para analisar o plano de remessa do mês e planeje com antecedência o que você precisa entregar, sempre que possível. 

Organize como seus produtos serão enviados, se a carga será fracionada, se irão sair do mesmo centro de distribuição e coloque alguns planos de contingência em vigor apenas no caso de haver atrasos ou desvios.

Você deve ter planos que incluam fornecedores alternativos e a capacidade de transferir mercadorias de um centro de distribuição para outro.

Melhore suas vendas e operações

O planejamento eficaz de vendas e operações (S&OP) é parte fundamental da logística para pequenas empresas e pode ajudá-lo a prever quando você vai precisar de novos equipamentos ou contratar mais mão de obra. 

As previsões auxiliam no planejamento de estoque, para que você tenha os produtos certos e suficientes para atender à demanda. 

O processo de S&OP também fornece as informações que você precisa para organizar futuras promoções, lançamentos de novos produtos ou outras mudanças na sua estratégia de vendas.

Trabalhe com uma empresa de logística terceirizada

Muitas pequenas e médias empresas acreditam que trabalhar com uma empresa de logística terceirizada (3PL) é muito caro para elas, mas isso não é verdadeiro.

Um bom 3PL auxilia na logística para pequenas empresas, garantindo as melhores taxas, as entregas mais rápidas e a equipe de armazenagem e embalagem mais produtiva. 

Um operador logístico experiente, como a Flash Courier, terá muitas das ferramentas necessárias de visibilidade e colaboração disponíveis para ajudá-lo, como número de rastreio e calculadora de frete online.

Além disso, pode até ajudar no desenvolvimento de sua estratégia, com dicas para uma melhor previsão e planejamento de S&OP.

Muitos 3PLs estão dispostos a adicionar serviços extras para trazer novos negócios, então explique sua necessidade para o seu parceiro logístico.

logistica-para-pequenas-empresas-ecommerce
Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier conta com toda experiência, tecnologia e organização que a sua empresa precisa.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.  

Além disso, a transportadora conta com controle de estoque, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos) para garantir a viabilidade e perfeito funcionamento da logística para pequenas empresas.

Com serviços que se adequam às necessidades de e-commerces de todo porte, a Flash Courier é a solução perfeita para o seu negócio.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de envio de encomendas para o seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *