3PL: Tudo o que você precisa saber para encontrar o fornecedor certo

3PL: Tudo o que você precisa saber para encontrar o fornecedor certo

O termo 3PL significa Third Party Logistics Provider, em português, Operador Logístico Terceirizado.

3PL: Tudo o que você precisa saber para encontrar o fornecedor certo

O que é um 3PL?

3PL refere-se a uma organização que fica inteiramente responsável por cuidar das operações logísticas de determinada empresa. 

Quando um e-commerce opta por contratar um Operador Logístico Terceirizado, como uma transportadora, por exemplo, todas as atividades associadas à logística, como embalagem e envio de pedidos, fica aos cuidados de uma equipe especializada em executar  serviços dentro deste segmento.

O mercado de provedores de 3PL passou a ter alta procura após o nascimento e o crescimento exponencial do comércio eletrônico

Empresas que atuam nesse segmento, como a Flash Courier, lidam com diversas atividades, como armazenagem de produtos, embalagem, entrega e devoluções no varejo.

Quando contratar um 3PL?

Não espere até que você esteja sobrecarregado para contratar a ajuda necessária ao bom funcionamento da sua loja virtual.

Atrasar a entrega de pedidos pode prejudicar a sua marca e impede que você foque totalmente no crescimento dos seus negócios.

Três perguntas-chave ajudarão você a determinar se precisa de um 3PL:

Você está recebendo mais de 10 a 20 pedidos por dia?

Em caso afirmativo, calcule os custos da parceria com um 3PL para manter suas margens de lucro fortes. Da mesma forma, estime o potencial de crescimento do seu e-commerce se terceirizar os serviços de logística.

Você está ficando sem espaço de armazenamento?

Muitas vezes, as lojas esquecem de incluir os custos de armazenagem em seus cálculos de despesas de funcionamento. Compare suas despesas atuais com os custos de uma 3PL e veja o que oferece mais vantagens para o seu negócio. 

O seu negócio prevê um crescimento sustentável?

Se suas projeções de vendas indicam um aumento considerável de pedidos, estime os custos e o número de funcionários necessários para atender a essa demanda por conta própria. Compare com os custos de terceirizar esses serviços.

Tipos de 3PL

Antes de contratar um 3PL, analise três recursos cruciais da sua operação:

  • Armazenamento
  • Transporte 
  • Entrega e Devolução

Tamanho e experiência importam.

Alguns 3PLs não possuem capacidade de serviço completa e são especializados em uma ou duas áreas. 

Empresas maiores e bem estabelecidas, por outro lado, oferecem execução de ponta a ponta que integram-se perfeitamente.

Veja os três principais tipos de 3PLs atuantes no mercado.

1. 3PL com foco em armazenamento e distribuição

Este é o tipo mais completo de 3PL – eles armazenam produtos dos clientes, enviam e lidam com devoluções.

Empresas que oferecem esse tipo de serviço, como a Flash Courier, podem ajudá-lo a enviar remessas ao estilo Amazon Prime, com entrega expressa em até dois dias. 

Ao considerar essa solução, avalie os seguintes critérios:

  • Centros de armazenagem:

Você precisará de uma rede maior de depósitos se prometer aos clientes uma entrega rápida. A velocidade de envio depende dos centros de distribuição estarem geograficamente próximos aos seus clientes. 

  • Precificação:

Solicite um modelo de precificação transparente e entenda como esse modelo muda conforme você cresce. Identifique o que está incluído e os custos extras – pergunte sobre o gerenciamento de devoluções e seguros, por exemplo. 

  • Recursos do serviço de entrega:

Verifique os serviços referentes a entrega que o 3PL oferece, como tecnologia e código de rastreio, calculadora de frete, entrega expressa, entrega no mesmo dia, coleta na casa do cliente, opções de embalagem, área de abrangência, relatórios analíticos, entre outros.

  • Ferramentas de gerenciamento:

Garanta que os 3PLs se integrem ao seu sistema de gerenciamento de inventário, ao sistema de gerenciamento de pedidos (OMS), ao software de processamento de pedidos e/ou à solução de gerenciamento de depósitos. Sistemas de sincronização garantem que os pedidos sejam selecionados, embalados e enviados automaticamente, atualizando simultaneamente os níveis de estoque.

2. 3PL com foco em transporte

Trata-se de fornecedores especializados no transporte de produtos entre diferentes localidades. Por exemplo, empresas que executam o transporte de estoque entre sua fábrica e seu depósito ou entre sua loja e o seu comprador de varejo.

É um serviço mais enxuto, também oferecido por transportadoras como a Flash Courier, que atuam com foco no transporte de encomenda para e-commerce.

Considere o seguinte ao pesquisar um 3PL de transporte de encomendas:

  1. Local de origem
  2. Local de destino
  3. Prazos
  4. Métodos de envio
  5. Recursos do serviço de entrega
  6. Preços 

Lembre-se de considerar impostos e taxas de importação/exportação se transportar mercadorias globalmente.

Fornecedores tradicionais de transporte de encomendas incluem Correios e transportadoras. 

3. 3PL com foco em processos financeiros 

Depois que a receita do seu e-commerce escala consideravelmente, convém procurar auxílio de uma empresa de logística com foco em gerenciamento e crescimento financeiro.

Essas empresas fornecem uma visão específica do setor e podem otimizar cadeias de fornecimento complexas.

Eles também realizam controles internos relacionados à auditoria de frete, contabilidade de custos e gerenciamento de estoque. 

Como escolher o 3PL certo para o seu e-commerce

3PL certo para o seu e-commerce

Por fim, para fazer a escolha certa para o seu negócio, recomendamos que você:

  1. Faça um bom planejamento financeiro, orçando qual 3PL melhor atende a demanda do seu e-commerce e pode auxiliar o crescimento sustentável do seu negócio.
  2. Faça uma análise de custo x benefício. Mesmo que terceirizar o serviço logístico custe um pouco mais para a sua operação, seus clientes estão mais satisfeitos? Sua loja está mais competitiva?  
  3. Feche parceria com uma transportadora que ofereça opções de envio diversificadas que atendam às necessidades e expectativas dos seus consumidores e parceiros.

Tenha em mente que a entrega tem impacto direto na satisfação do cliente, e isso influencia no seu volume de vendas.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é um 3PL que atende todo território nacional.

Visite nosso site, conheça nossas opções, e garanta o melhor serviço de logística para e-commerce.

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