Pesquisa em lojas online: como facilitar a compra

Pesquisa em lojas online: como facilitar a compra

A evolução dos mecanismos de pesquisa aumentou a expectativa do consumidor em relação às lojas online.

Atualmente, ao buscarem um produto que desejam em um e-commerce, os compradores esperam nada menos que resultados instantâneos.

Quando estiverem prontos para comprar, se não encontrarem o que desejam em seu site em 2 a 3 segundos, eles seguirão rapidamente para outro e você perderá a venda. 

Portanto, ao melhorar o desempenho de pesquisa do seu site, suas taxas de engajamento, conversão e retenção aumentam, e consequentemente seus lucros também.

Pesquisa em lojas online: como facilitar a compra

O que é pesquisa em lojas online?

Lojas online recebem dois tipos de visitantes: “navegadores” e “pesquisadores”. 

Os “navegadores” ainda estão coletando informações e geralmente usam a navegação no site, como categorias e menus suspensos, para explorar o que ele tem para oferecer. 

Os “pesquisadores” já sabem o que desejam e usam a caixa de pesquisa para refinar a busca. Esse segundo tipo de visitante geralmente está pronto para comprar e você precisa tornar esse processo o mais fácil possível para eles.

O campo de pesquisa em lojas online ajuda visitantes que estão prontos para comprar a encontrar exatamente o que estão procurando no seu e-commerce.

A função desse recurso é pesquisar entre todos os seus produtos, aqueles com atributos que correspondem às palavras-chave ou frases inseridas na consulta feita pelo consumidor. Feita a busca, ele exibe as correspondências em uma lista de resultados.

Por que a pesquisa em lojas online é importante?

Com o Google como padrão-ouro, os compradores de hoje esperam que a pesquisa seja rápida e fácil e que os resultados sejam relevantes e precisos. 

Qualquer demora ou erro nos resultados irrita o usuário e pode prejudicar suas vendas.

Vejamos algumas estatísticas interessantes:

  • entre 10 e 40% dos visitantes do seu e-commerce usarão a caixa de pesquisa.
  • Esses visitantes estão prontos para comprar e têm uma probabilidade de conversão de 4 a 6 vezes maior do que alguém que ainda está navegando.
  • 20 a 30% de todas as pesquisas dão um resultado zero, geralmente porque os compradores não usaram exatamente as mesmas palavras-chave que o site. O comprador vai então para outro lugar, porque acha que você não vende esse produto, mesmo que o faça.
  • Com um bom recurso de busca interno, sua taxa de pesquisas com resultado zero pode ser reduzida para 5 a 8%, aumentando drasticamente suas vendas.

Exemplo

Uma pesquisa feita em lojas online é um pouco diferente de uma pesquisa realizada no Google, pois e-commerces usam filtragem e classificação para pesquisar atributos específicos, enquanto o Google pesquisa conteúdo e texto. 

Porém, existem muitas semelhanças, e o Google é útil para fins de comparação.

Vamos analisar o seguinte exemplo:

Quando eu digito “casaco lã” no Google, os resultados mostram que o Google sabe o que estou procurando. O mecanismo de pesquisa fornece acesso a várias opções relacionadas ao que eu possa estar interessado.

lojas-online-pesquisa-google

Por outro lado, quando digito a palavras-chave “casaco lã” na pesquisa do site de um varejista conhecido, obtenho o resultado frustrante abaixo. 

lojas-online-pesquisa-resultados

Sei que, entrando na loja, posso comprar vários modelos diferentes de casacos de lã, mas não consigo encontrá-los no site.

Infelizmente, esse tipo de experiência é comum. Adicione erros de pesquisa, como ortografia incorreta, e o problema fica muito pior.

18% dos sites lidam com erros ortográficos tão mal que os usuários precisam passar em um teste de ortografia para conseguir os resultados esperados.”, diz uma pesquisa realizada pelo Baymard Institute.

Não é de admirar que muitos consumidores acabam optando por comprar em lojas de varejo, em vez de lojas online. 

Felizmente, o problema é facilmente resolvido com uma boa funcionalidade de pesquisa no site. 

7 benefícios de uma excelente ferramenta de pesquisa em lojas online

Quando a busca dentro do seu e-commerce é eficiente, seus clientes e resultados são beneficiados de várias maneiras diferentes, tais como:

  1. Experiência do usuário:
    quando seu site é realmente simples e agradável de usar, os visitantes tendem a gastar mais tempo nele e estão mais abertos a se cadastrar na sua lista de e-mail.
  2. Taxas de conversão:
    se seu cliente obtém resultados rápidos e relevantes com a pesquisa feita, ele economiza tempo e esforço, o que torna bem mais provável que compre de você, aumentando suas vendas.
  3. Gasto médio:
    clientes satisfeitos compram mais porque confiam na sua loja. 
  4. Taxas de retenção:
    se a primeira experiência de um cliente com o seu e-commerce for positiva, é provável que ele volte a comprar de você novamente, construindo lealdade a longo prazo. 
  5. Referências:
    à medida que sua reputação cresce de forma positiva, consumidores procuram você primeiro, e não seus concorrentes. Eles também se tornam seus melhores divulgadores online, por meio de avaliações, comentários nas mídias sociais e offline.
  6. Classificação de SEO:
    dois dos fatores que afetam o ranqueamento do seu site nos resultados de busca são o número de páginas que os usuários visitam e o tempo que permanecem nelas. Se eles estiverem tendo uma boa experiência, levarão mais tempo explorando e conhecendo sua loja, o que melhora sua posição nos buscadores.
  7. Análise de dados:
    uma boa solução de pesquisa coleta dados concretos que ajudam as lojas online a entenderem o comportamento dos visitantes em seu site. Esses dados podem dizer quais produtos são tendências (ou não) e quais seus clientes desejam que você venda (nesse caso, você pode considerar estocar esses produtos no futuro). 

Importância da agilidade no serviço

Investir em recursos que melhorem a navegação e experiência do usuário no site é imprescindível para lojas online que queiram ter vantagem sobre a concorrência.

Existem várias maneiras de melhorar o SEO para e-commerce e facilitar a busca do usuário está entre as de maior prioridade.

O consumidor online está cada vez mais exigente, e o tempo de permanência em um site que não ofereça respostas rápidas é cada vez menor.

Clientes de lojas virtuais esperam que todo o processo de compra seja ágil, desde encontrar o produto que buscam no site até que ele seja entregue na sua residência.

Por esse motivo, a entrega expressa vem se tornando uma opção de envio de encomendas que não pode faltar em um e-commerce.

Para oferecer esse serviço, empreendedores buscam o auxílio de transportadoras especializadas, como a Flash Courier.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.

Especializada em e-commerce, a transportadora conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *