Gestão de e-commerce: Como desenvolver uma estratégia inteligente de atendimento de pedidos 

Gestão de e-commerce: Como desenvolver uma estratégia inteligente de atendimento de pedidos 

Quando falamos em comércio eletrônico, muitos empreendedores iniciantes tendem a focar toda sua atenção em escolher o produto que será vendido, mas, a verdade, é que a gestão de e-commerce é muito mais do que isso.

Você pode ter um produto novo e cobiçado no mercado, que com certeza venderá muito bem assim que sua loja virtual começar a funcionar.

Mas, embora o crescimento seja uma ótima notícia para o seu negócio, o que isso significa na prática? A fabricação do seu produto é uma coisa, mas como você gerencia os custos e a complexidade do atendimento de pedidos online?

Gestão de e-commerce: Como desenvolver uma estratégia inteligente de atendimento de pedidos 

Gestão de e-commerce: expectativas do consumidor em relação ao atendimento 

Obviamente, você não é o primeiro a enfrentar essas perguntas. De fato, pouquíssimas empresas acabam realizando a gestão de e-commerce de forma totalmente independente.

Tanto para PMEs quanto para lojas online bem consolidadas, é cada vez mais comum a contratação de fornecedores 3PL para auxiliar com o processo logístico da empresa.

Por que isso acontece? Por duas razões principais:

  1. A perfeita execução do processo logístico em um e-commerce engloba várias etapas que demandam expertise e tecnologia adequada.
  2. Para atender as expectativas de quem compra online, todo esse processo precisa funcionar de forma rápida e infalível.

Segundo o estudo UPS Pulse of the Online Shopper, os consumidores esperam atendimento e entrega cada vez mais rápida dos seus pedidos online.

Hoje em dia, o quão bem você leva o produto até o cliente é tão importante quanto o próprio produto.

Ao fechar parceria com um operador logístico especializado em entregas para e-commerce, como a Flash Courier, é possível enviar o produto certo para o endereço correto em ótimas condições, a um custo adequado para o seu negócio.

Se você ainda não tomou essa iniciativa, provavelmente é apenas uma questão de tempo até que uma solução de atendimento logístico faça sentido para a sua gestão de e-commerce. 

A questão é quando dar o salto e qual a solução certa para você.

Gestão de e-commerce: a realidade do atendimento no comércio eletrônico

A gestão de e-commerce envolve muitos processos:

  • Armazenamento
  • Gerenciamento de inventário
  • Integração de carrinho de compras
  • Fornecedores e dropshippers
  • Embalagem
  • Rotulagem
  • Envio
  • Análise de vendas e atendimento

Cada uma dessas áreas é uma especialidade em si e requer um nível de conhecimento que leva tempo (e um investimento considerável) para ser construído. 

Não é de admirar que tantas empresas se voltem para fornecedores 3PL para apoiar suas necessidades de atendimento eletrônico.

Como o analista de varejo Andrew Busby explica em seu artigo E-fulfillment for Everyone, “a complexidade do comércio eletrônico, de vários logins ao gerenciamento de inventário, pode rapidamente revelar-se um fardo muito grande para pequenas empresas, que tentam freneticamente atender aos pedidos com infraestrutura mínima, desesperadas para manter as luzes acesas”. 

Muitas lojas online começam estocando, embalando e enviando o produto vendido usando a sala da própria casa. E isso funciona, por algum tempo…

À medida que seu e-commerce cresce, é provável que sua solução doméstica não seja mais suficiente.

Mesmo que você decida continuar fazendo isso sozinho, provavelmente descobrirá que a complexidade de gerenciar o processo de atendimento de pedidos se torna uma distração para o seu negócio principal.

Se você é o encarregado da gestão de e-commerce e precisa decidir se fechar parceria com um operador logístico faz sentido para os seus negócios, considere fatores como: 

  • O atendimento médio diário de pedidos.
  • O número e a complexidade de seus produtos.
  • Seus requisitos de embalagem.
  • A área de entrega de seus pedidos e se você deseja expandir para novas áreas.
  • Sua capacidade de atender aos requisitos do cliente desde o pedido até o prazo de entrega.

Faça uma análise de custos em sua estratégia atual de atendimento eletrônico. Em seguida, compare esses custos com o custo projetado de trabalhar com um parceiro 3PL. 

Isso deve lhe dar uma indicação de quando dar o salto para fechar essa parceria.

Mas não esqueça que, às vezes, não se trata apenas de custos, mas também de ser competitivo no seu mercado e aumentar as vendas, atendendo às necessidades dos seus clientes e possivelmente expandindo o alcance do seu produto geograficamente.

Gestão de e-commerce: como escolher um fornecedor 3PL

Depois de decidir que contar com os serviços de um operador logístico é ideal para a sua gestão de e-commerce, é importante examinar minuciosamente os possíveis parceiros. 

Antes de fechar negócio com qualquer empresa, faça perguntas estratégicas relacionadas aos serviços que oferecem, tais como:

  • Flexibilidade quando se trata de gerenciar picos de demanda. Nenhuma empresa quer ficar devendo quando um grande pedido se materializa repentinamente ou em ocasiões que as vendas dobram, como a Black Friday.
  • A capacidade do seu pessoal. Por mais que a tecnologia simplifique processos, a melhor medida de avaliação de um parceiro de logística é o calibre da sua equipe.
  • A escala da sua rede de armazéns. Se você mora no Centro-Oeste, mas atende pedidos regularmente nos estados do sul, seu fornecedor terceirizado pode atendê-lo da maneira mais robusta e econômica?
  • Qual é o nível de investimento em soluções de software e outras tecnologias?
  • Sua capacidade de gerar eficiências da cadeia de suprimentos em seu nome.

Lembre-se de que mesmo que você terceirize serviços logísticos, é o nome da sua empresa que está em jogo se algo der errado. Escolha bem seus parceiros.

Gestão de e-commerce: logística para comércio eletrônico

Gestão de e-commerce: logística para comércio eletrônico

Quem faz a gestão de e-commerce sabe bem  a importância de cumprir suas promessas para seus clientes e entregar o pedido rapidamente e dentro do prazo. 

Mas quando se trata de logística, não há necessidade de reinventar a roda. Concentre-se no seu produto principal e confie em empresas especializadas nessa área.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e atende todo território nacional.

Especializada em entrega rápida, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas soluções e garanta o melhor serviço de logística para o seu e-commerce.

 

 

 

 

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