Black Friday 2019: seu e-commerce está pronto?

Black Friday 2019: seu e-commerce está pronto?

Falta exatamente um mês para a Black Friday e a pergunta que não quer calar é: seu e-commerce já está preparado?

Black Friday 2019: seu e-commerce está pronto?

Checklist para preparar seu e-commerce para a Black Friday 

Caso você seja novato nesse negócio, é importante que saiba que o melhor momento para atrair novos clientes e realizar vendas no comércio eletrônico é a temporada de compras natalinas. 

Essa época começa com a Black Friday, na última sexta-feira de novembro, e vai até janeiro.

Black Friday e Cyber ​​Monday são uma grande parte dos preparativos para o Natal e muitas pessoas usam esses dias para comprar presentes com antecedência.

Mas, para tirar o máximo proveito dessa janela de oportunidade, você precisa começar a preparar seu e-commerce agora.

Para você não se perder com tudo que precisa ser feito, criamos um checklist simples com as ações a serem tomadas. 

1. Prepare seu site

Antes de qualquer outra coisa, você precisa garantir que todos os elementos básicos do seu site de comércio eletrônico estejam funcionando perfeitamente. 

Não faz sentido atrair novos clientes prontos para comprar com você, apenas para que eles não consigam encontrar o que desejam, se irritem com um site lento ou com um processo de check-out muito complicado.

O que fazer:

  • Teste rigorosamente todos os aspectos do seu site, especialmente o processo de pagamento.
  • Se você precisar fazer alterações, faça-o agora para garantir que seu site esteja funcionando sem problemas até o final de outubro, o mais tardar.

2. Selecione os produtos promocionais

Decida com antecedência quais produtos você promoverá e colocará em oferta durante esta temporada de festas. 

Você pode escolher um conjunto de produtos para a Black Friday e outro para o Natal, por exemplo. Ou você pode oferecer desconto em um produto diferente nos dias que antecedem a data, conforme o exemplo abaixo.

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O que fazer:

  • Confira o que vendeu bem no ano passado e as tendências deste ano.
  • Verifique a disponibilidade de estoque para produtos promocionais.
  • Considere usar excedentes para oferecer descontos maiores ou brindes promocionais.

3. Calcule seus descontos

Há muitos elementos a serem considerados ao oferecer um desconto. Os clientes geralmente esperam pelo menos 40% de desconto nas vendas da Black Friday. 

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No entanto, lembre-se de que quaisquer descontos oferecidos devem valer o negócio novo/extra que você obterá como resultado. 

O que fazer:

  • Se oferecer um grande desconto não faz sentido para os seus negócios, seja criativo oferecendo ofertas de dois por um, pacotes, frete grátis/taxa fixa ou um brinde acima de um determinado valor total de compra. 
  • Não crie ‘descontos’ falsificados, aumentando os preços imediatamente antes do feriado e oferecendo um desconto que reduza o preço para perto do valor normal. As pessoas percebem essas alterações, especialmente se eles tiverem esses itens na lista de desejos, e você prejudicará a confiança no seu e-commerce.

4. Crie empolgação

Datas especiais como a Black Friday são sobre antecipação e empolgação. Use isso para ajudá-lo a vender mais.

O que fazer:

  • Capriche no design e crie banners chamativos para o seu site.
  • Exiba uma contagem regressiva para Black Friday para criar expectativa.
  • Crie um senso de urgência com a redação do material promocional e das páginas de produtos como “Flash Sale” ou “Últimos em estoque”.
  • Incentive os clientes a se inscreverem na sua lista de e-mail para receber com antecedência aviso sobre ofertas.

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5. Facilite a localização de produtos com desconto 

Seus clientes devem poder ver rapidamente quais produtos fazem parte da ação promocional.

O que fazer:

  • Exiba os produtos selecionados, especialmente os mais populares, diretamente na sua página inicial ou crie uma landing page especial para a Black Friday. 
  • Crie uma categoria para itens com desconto e exiba com destaque o link para essa categoria no menu ou em qualquer outro local da página inicial.
  • Organize seus produtos promocionais de uma maneira útil, talvez usando categorias visuais para diferentes tipos de produtos.
  • Incentive os visitantes a adicionar itens à sua lista de desejos com antecedência, para que estejam prontos para comprar quando chegar a Black Friday.

6. Intensifique suas ações de marketing 

Atraia novos clientes para o seu e-commerce com a maior antecedência possível.

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As pessoas geralmente precisam ver os anúncios algumas vezes antes de clicar neles.

O que fazer:

  • Adapte toda sua publicidade online para a Black Friday, usando imagens para chamar a atenção e ajudar seus produtos a se destacarem na multidão.
  • Conheça o seu público-alvo para garantir que você esteja colocando seus anúncios na frente de clientes em potencial.
  • Planeje campanhas nas mídias sociais.
  • Inclua palavras-chave populares como “ofertas da Black Friday” em todo o seu marketing para melhorar seu SEO.
  • Crie um guia de presentes para diferentes tipos de personalidade e inclua-o no seu email marketing.
  • Verifique se suas descrições de produtos são excelentes e inclua palavras-chave para otimizar o SEO.

7. Reforce e prepare sua equipe

Prepare-se para lidar com os pedidos extras que você receberá durante a Black Friday e temporada de compras natalinas. Caso contrário, você pode ser pego de surpresa, se perder nas vendas e desagradar o cliente.

O que fazer:

  • Faça o possível para prever quanto estoque extra você precisará para atender ao aumento da demanda. Se você estiver gerenciando bem seu inventário, isso deve ser bastante simples.
  • Converse com seus fornecedores para garantir que eles possam atender a essa demanda. Caso contrário, comece a procurar outros fornecedores que possam ajudar.
  • Contrate e treine pessoal extra para qualquer função que seja necessária, desde o atendimento ao cliente até suporte em TI.

8. Planeje a entrega

Vender é ótimo, mas você precisa garantir que os clientes recebam seus produtos intactos e dentro do prazo combinado.

O que fazer:

RESUMO: checklist para a Black Friday 

  1. Coloque seu site em perfeitas condições:
    • Crie uma identidade visual para a Black Friday.
    • Faça otimização de velocidade de carregamento.
    • Implemente um processo fácil de pagamento.
    • Crie confiança com selos de segurança e práticas corretas.
    • Verifique se todos os itens do seu site têm foto, valor e, de preferência, uma descrição do produto criativa e exclusiva.
  2. Faça publicações nas mídias sociais para enviar seguidores para a sua landing page.
  3. Considere integrar seu site online ao Facebook Shopping, Google Shopping e Instagram Shopping.
  4. Prepare seu processo de remessa e logística, tendo em mente que  entregar no prazo é essencial.
  5. Garanta devoluções fáceis e coloque sua Política de Troca e Devolução na home do seu site.

Envio de encomendas na Black Friday

Envio de encomendas na Black Friday

Aproveite a Black Friday não apenas para aumentar suas vendas de comércio eletrônico, mas também para construir sua base de clientes. 

Quanto melhor a experiência de compra que você oferecer ao cliente, maior a probabilidade de ele voltar – e a lealdade a longo prazo é a chave para um negócio bem sucedido.

Para auxiliar com a logística em todas essas etapas, você pode contar com um Operador Logístico Terceirizado (3PL), como a Flash Courier.

Quando um e-commerce opta por contratar um 3PL, todas as atividades associadas à logística, como embalagem e envio de pedidos, fica aos cuidados de uma equipe especializada em executar  serviços dentro deste segmento.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

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