Como calcular os custos de envio no e-commerce

Como calcular os custos de envio no e-commerce

Para entender como funcionam os custos de envio de mercadorias no comércio eletrônico, é necessário aprender como é feito o cálculo do valor do frete.

Ter uma noção sobre como funciona essa cotação é fundamental para participar de uma negociação justa, identificando prejuízos e oportunidades.

Como calcular os custos de envio no e-commerce

Como calcular os custos de envio de encomendas da sua loja online

Os custos de envio dependem de vários fatores, como dimensões do pacote, peso, destino e muito mais. 

Depois que essas variáveis ​​são calculadas, o operador responsável pelo transporte determinará o preço da remessa.

Confira as 5 principais variáveis ​​que definem o custo de envio de encomendas da sua loja online.

1. Dimensões do pacote

Em geral, transportadoras usam uma técnica de precificação chamada peso dimensional (também chamado de peso DIM) para calcular as taxas de remessa. 

O peso dimensional reflete a densidade do pacote, que é a quantidade de espaço que ele ocupa em relação ao seu peso real.

Esse cálculo é feito multiplicando o comprimento, largura e altura do pacote e dividindo o resultado por um divisor padrão do DIM. 

Muitas transportadoras calculam as despesas de envio com base no que for maior: o peso real da embalagem ou seu peso DIM. O valor mais alto se torna o peso faturável pelo qual sua empresa será cobrada.

2. Peso do pacote

O peso da embalagem se refere a quão pesado o item é. Como mencionado acima, se esse valor for maior que o peso DIM, ele será usado para calcular os custos de envio. 

Quanto mais pesado e maior o pacote, mais caro será o envio.

Por isso é tão importante a otimização da embalagem no e-commerce, de forma que gere mais economia tanto em matéria-prima, como na redução de custos para cliente e loja.

3. Destino

Transportadoras consideram a distância percorrida para fazer a entrega ao calcular os custos de envio. 

As zonas de remessa medem a distância entre o ponto de origem e o destino de um pacote. 

Como regra geral, quanto maior a zona de remessa, mais caro será o envio do pacote.

4. Valor do conteúdo enviado

Se você estiver enviando produtos de alto valor, convém que suas remessas sejam seguradas. O seguro de remessa oferece reembolso aos remetentes cujas encomendas são perdidas, roubadas e/ou danificadas em trânsito. 

Verifique o custo do seguro com a sua transportadora para saber o quanto isso irá impactar no valor do frete.

5. Prazos de entrega

Graças à entrega expressa oferecida por grandes empresas de comércio eletrônico, como a Amazon, consumidores online esperam receber seus produtos em prazos cada vez menores.

No entanto, se você estiver enviando a partir de apenas um local, o envio rápido ficará mais caro e difícil, à medida que as zonas de remessa aumentarem. 

Por isso, se quiser garantir uma entrega mais rápida e econômica para o seu cliente,

é importante considerar um parceiro logístico que conte com múltiplos centros de distribuição, situados em locais estratégicos.

Como PMEs podem reduzir os custos de envio com um 3PL

Como PMEs podem reduzir os custos de envio com um 3PL

Para empresas em crescimento que desejam reduzir os custos de envio, trabalhar com um fornecedor de logística terceirizado (3PL) pode fazer toda a diferença.

A terceirização do envio para um 3PL pode ajudar e-commerces a reduzir custos com o transporte e outras atividades do processo logístico. 

Confira a seguir algumas das vantagens adquiridas com essa parceria.

Transporte de carga fracionada

Muitas empresas de comércio eletrônico não enviam mercadorias o suficiente em uma só remessa para receber descontos por volume. 

Como os 3PLs gerenciam remessas para centenas de comerciantes, é possível oferecer o serviço de transporte de carga fracionada para e-commerces que não efetuam grandes remessas.

No transporte de carga fracionada, o veículo de frete é carregado com mercadorias de vários lojistas diferentes.  

Esse processo permite que os remetentes paguem apenas pelo espaço que seus produtos ocupam, ao invés de pagarem pelo valor total do frete sozinhos, o que reduz consideravelmente seus custos de envio.

Múltiplos centros de distribuição

Enviar seus produtos a partir de um único centro de distribuição é ótimo para clientes que moram nas proximidades, mas consumidores que residem do outro lado do país ainda terão que esperar mais tempo e pagar mais caro pelo frete.

A divisão do estoque entre vários centros de distribuição reduz a distância que cada pedido deve percorrer. 

Isso permite que você forneça a opção de entrega rápida por um custo mais baixo. 

Economia de tempo

Você conhece o ditado: tempo é dinheiro.

A terceirização de tarefas de logística demoradas e complexas pode dar tempo para você se concentrar nas atividades de crescimento e expansão dos negócios. 

Quando você gasta tempo empacotando seus itens e dirigindo para os correios para esperar na fila, perde a oportunidade de aumentar sua base de clientes, desenvolver novos produtos, promover seu e-commerce e muito mais.

Cotação do frete online 

Com auxílio de um sistema de cálculo de frete online, é possível consultar valores  com mais rapidez e dinamismo.

No mercado de transportes, que conta com inúmeras variações internas,  ter uma ferramenta que se atualiza constantemente é fundamental para ter assertividade e evitar gastos desnecessários.

Buscando a melhor solução para os seus clientes, a Flash Courier disponibiliza o software Shipfy.me, que faz o cálculo online do frete

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atende e-commerces de todos os portes e segmentos, garantindo o transporte seguro e ágil de produtos.

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é um 3PL que atende todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e entenda porque somos a melhor solução de transporte de encomendas para o seu e-commerce.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *