Dicas para aumentar as vendas de Natal no comércio eletrônico 

Dicas para aumentar as vendas de Natal no comércio eletrônico 

A Black Friday já passou, mas seu e-commerce não pode desacelerar, afinal, é hora de aproveitar o movimento das vendas de natal.

Para que a sua loja online chame atenção do consumidor e dê conta do aumento de remessa, preparamos algumas dicas para você manter sua operação logística afiada.

Dicas para aumentar as vendas de Natal no comércio eletrônico 

Analise o desempenho do seu e-commerce nas vendas de natal do ano anterior 

Para garantir um melhor aproveitamento das vendas de natal esse ano, nosso primeiro conselho é que você reveja como foi o desempenho do seu e-commerce na mesma época do ano passado.

Como você lidou com a logística de remessas no ano passado? Seus pedidos foram recebidos dentro do prazo? Você conseguiu cobrir os custos de envio? Como sua empresa mudou desde então?

Dependendo das suas respostas a essas perguntas, você pode perceber que talvez seja necessário procurar novas estratégias de atendimento para uma operação mais eficaz e satisfatória para os seus clientes.

Algumas estratégias que você pode considerar são:

  • Invista em um fornecedor 3PL: o termo 3PL significa Third Party Logistics Provider, em português, Operador Logístico Terceirizado. Quando um e-commerce opta por contratar um Operador Logístico Terceirizado, todas as atividades associadas à logística, como embalagem e envio de pedidos, fica aos cuidados de uma equipe especializada em executar  serviços dentro deste segmento. Essa parceria economiza seu tempo, dinheiro e garante um serviço especializado de preparação e entrega de encomendas.
  • Contrate algumas mãos extras: se você já possui uma estratégia de remessa, mas mal tem tempo para realizá-la em época de fluxo comum, agora, com as vendas de natal, é a hora de contratar ajuda nem que seja sazonal. É melhor gastar seu tempo monitorando seu site e promovendo suas vendas do que se preocupando com embalagens.

5 dicas para aumentar as vendas de natal

Até aqui, tentamos nos concentrar nas maneiras mais importantes de preparar sua loja online para as vendas de natal.

No entanto, agora é hora de focar em estratégias de marketing criativas, que ajudem seu e-commerce a se destacar. Confira:  

  • Seja parceiro de uma marca complementar: procure uma marca que venda produtos que complementam a sua. Por exemplo, se você é especialista em sabonetes artesanais, procure uma empresa que venda cerâmica artesanal. Associe-se para oferecer uma saboneteira artesanal com desconto (ou gratuita) a cada compra. Combine forças para impulsionar suas vendas de natal.
  • Crie um guia de presentes: se você mantém um blog para sua loja online (e você absolutamente deve ter um blog para sua empresa), escreva um artigo listando alguns de seus melhores itens como sugestão de presentes. 
  • Ofereça entrega expressa: embora a maioria das lojas não consiga replicar o modelo de remessa gratuito de dois dias da Amazon, todos podem oferecer taxas e opções de envio competitivas. Dê uma olhada nas suas despesas de envio atuais e verifique se elas são pontuais e com preços razoáveis. Durante a temporada de festas, considere usar o frete taxa fixa como uma ferramenta promocional. Ou, escolha um valor que seja ligeiramente superior ao valor médio de pedidos feitos no seu site e ofereça frete grátis quando os clientes atingirem essa quantia em compras.
  • Melhore o seu SEO: as vendas de natal dependem do seu e-commerce aparecer, então, não se esqueça da importância do tráfego orgânico! Reserve um tempo para examinar as descrições dos produtos, meta tags e URLs, e faça alguns ajustes para garantir que estejam alinhados com as melhores práticas do setor.
  • Capriche na campanha nas mídias sociais: faça seus clientes se sentirem como crianças contando os dias até o Natal com algum marketing inteligente nas mídias sociais. Use o Instagram, Facebook e Twitter para promover suas vendas de natal e inspirar as pessoas a considerarem suas opções de presentes. E não se esqueça de incluir a temática de férias nas suas postagens! Use imagens de verão, praia, decorações e músicas alegres.

Melhore as vendas de natal com um ótimo atendimento ao cliente

Outra ótima maneira de incentivar as vendas de natal é garantir um excelente atendimento ao cliente durante esse período.

Certifique-se de que os seus compradores tenham um número de telefone para o qual possam ligar com qualquer dúvida ou preocupação. 

Se puder, forneça uma opção de bate-papo ao vivo para usuários que estão navegando no seu site.

Novamente, considere terceirizar alguns serviços para cuidar do atendimento ao cliente e outros processos do seu e-commerce durante esse período, dependendo das necessidades da sua empresa.

Se você contratar funcionários sazonais, treine-os no back-end da plataforma de comércio eletrônico para que eles se sintam à vontade para criar pedidos manualmente em nome de clientes ou verificar o status de um pedido.

Lembre-se de que, quando se trata de atendimento ao cliente, um pouco de amor extra ajuda bastante.

Boas festas e boas vendas

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Com o Natal e as férias de verão se aproximando rapidamente, você não tem tempo a perder! 

Verifique se seus materiais promocionais estão prontos, se seu parceiro logístico tem todas as informações que precisa sobre as operações do seu e-commerce e se suas estratégias de atendimento estão prontas para começar.

Feche parceria com uma transportadora que ofereça opções de envio diversificadas que atendam às necessidades e expectativas dos seus consumidores e parceiros.

Tenha em mente que a entrega tem impacto direto na satisfação do cliente, e isso influencia no seu volume de vendas.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é um 3PL que atende todo território nacional.

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