Tendências no comércio eletrônico para 2020

Tendências no comércio eletrônico para 2020

2020 já começou e as tendências para o comércio eletrônico nesse novo ano que se inicia já despontam por aí.

Quer saber o que sua loja virtual deve esperar e como se preparar para faturar mais nos próximos meses? Confira esse post que preparamos para você.

Tendências no comércio eletrônico para 2020

Comércio eletrônico: o que esperar para 2020

No final de 2019, as previsões apontavam que o valor total das vendas no varejo do comércio eletrônico mundial iriam atingir a impressionante marca de US $ 3,4 trilhões.

Enquanto aguardamos dados que confirmam o faturamento do e-commerce no ano que acaba de encerrar, é bom já estar preparado para o que vem por aí.

Setor altamente competitivo, no comércio eletrônico a relevância precisa ser uma das principais prioridades. 

As empresas online devem estar constantemente atentas às formas de manter sua marca e produtos diante dos olhos do consumidor.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é simplesmente ficar alerta e atualizado com as tendências do comércio eletrônico. 

Atualmente existem 5 tendências significativas que todo empreendedor online deve conhecer (e considerar tirar proveito). Confira!

 1. O Google está se tornando um mercado online

A menos que sua marca seja super conhecida, é provável que a maioria dos seus clientes chegue ao seu site por meio de pesquisas orgânicas ou pagas por itens que sua loja oferece. 

Portanto, para que mais pessoas vejam os seus produtos, você deve otimizar o Google Shopping, um canal de vendas extremamente poderoso que também serve para melhorar o SEO de lojas online.

A integração da sua plataforma de comércio eletrônico ao Google Shopping criará um PLA (anúncio de lista de produtos) que cobrirá automaticamente as SERPs na guia Compras quando um cliente pesquisar um produto que corresponda à sua loja.

Esta é uma notícia interessante para as lojas de comércio eletrônico que vendem produtos de nicho.

Para utilizar a ferramenta, basta acessar o Google Merchant Center. Se sua loja online atender aos requisitos de anúncio, poderá se inscrever e começar a anunciar por meio deste lucrativo canal.

2. As pessoas estão comprando nas mídias sociais

As mídias sociais são muito mais do que apenas curtidas, compartilhamentos e memes engraçados hoje em dia. 

Muitos desses canais estão se transformando em mini-mecanismos de pesquisa próprios e 55% dos compradores online afirmaram ter comprado um produto diretamente por meio da publicação social de uma marca.

Atualmente, muitas plataformas estão facilitando a venda direta de lojas de comércio eletrônico diretamente em suas páginas sociais, com links incorporados. 

Isso significa que os clientes podem clicar em produtos específicos em uma postagem e ser direcionados diretamente para uma página de venda do produto, facilitando muito o aumento das compras por impulso.

3. Produtos personalizados ​​são um grande sucesso 

A personalização vai para o próximo nível com produtos totalmente desenvolvidos para o indivíduo. 

Muitas lojas online estão aproveitando o conteúdo interativo – como questionários e pesquisas – para criar produtos totalmente personalizados que atendem às necessidades ou preferências de cada indivíduo.

Uma área em que essa tendência é especificamente predominante é a da saúde e bem estar.

Lojas como Curology e Gainful criam linhas de produtos totalmente personalizadas com base nas necessidades e objetivos de saúde do indivíduo, enquanto marcas como a Native usam um questionário interativo para criar um perfil de perfume personalizado que as pessoas podem comprar.

4. AR e VR estão se tornando mais comuns

Um dos maiores desafios que as lojas online sempre enfrentaram é o fato de seus clientes não poderem ver o produto antes de comprá-lo. 

Isso dificulta a venda de roupas, móveis e outros acessórios que as pessoas desejam experimentar antes de adquirir.

AR (realidade aumentada) e VR (realidade virtual) estão ajudando a resolver esse problema, permitindo que os clientes experimentem virtualmente produtos sem tocá-los fisicamente. 

Empresas como Warby Parker lançaram um aplicativo que usa AR para que os clientes possam experimentar diferentes óculos antes de fazer o pedido.

A Amazon e a Ikea também usam tecnologia semelhante para que os compradores possam testar como as peças de mobiliário ficarão em suas próprias casas.

É indicado que lojas de comércio eletrônico observem as maneiras pelas quais a tecnologia está revolucionando a experiência do cliente e considerem investir nesses sistemas digitais.

5. Empresas e consumidores estão adotando hábitos mais sustentáveis

Preocupar-se com a Terra não é mais apenas para os que abraçam árvores ou para a geração dos millennials.

Atualmente, a maioria dos consumidores está muito mais consciente do impacto ambiental que suas ações causam e deseja apoiar empresas que estão fazendo o possível para reduzir as emissões de carbono.

87% dos consumidores concordaram que estariam mais propensos a comprar um produto de uma marca que oferecesse um benefício social ou ambiental – dando às empresas mais um motivo para ficarem verdes.

Muitas empresas de comércio eletrônico estão fazendo o possível para reduzir o desperdício de remessas usando materiais reciclados ou biodegradáveis.

Algumas empresas estão ficando super criativas nesse quesito, como o Banish Skin Care, que envia produtos embrulhados em meias de marca (em vez de plástico bolha) para reduzir o desperdício.

Conclusão

Loja virtual X Marketplace: Qual é a melhor opção para o seu negócio?

Embora as tendências no comércio eletrônico inerentemente venham e vão, é importante que os varejistas prestem atenção às que estão tendo impactos significativos na experiência e nas conversões do cliente. 

Afinal, quando se trata de experimentar tendências, é importante garantir que as alterações feitas sempre melhorem as coisas para o consumidor.

E faça o que fizer, não descuide da entrega, fator determinante para a satisfação do cliente.

Garantir o transporte seguro e ágil da mercadoria até a casa do comprador é fundamental para a fidelização e uma boa avaliação do seu negócio.

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