3 maneiras pelas quais e-commerces de pequeno porte podem economizar tempo e dinheiro

3 maneiras pelas quais e-commerces de pequeno porte podem economizar tempo e dinheiro

As oportunidades para e-commerces de pequeno porte nunca foram tão grandes. 

Atualmente, são 20 milhões de empreendimentos no Brasil. Quase 70% desses negócios são pequenos – cerca de 13,5 milhões de empresas, de acordo com os dados da consultoria Empresômetro.

3 maneiras pelas quais e-commerces de pequeno porte podem economizar tempo e dinheiro

Como e-commerces de pequeno porte podem economizar recursos

O comércio eletrônico – um dos principais impulsionadores desse boom de pequenas empresas – oferece oportunidades para que empreendedores iniciantes vendam seus produtos e serviços em novos mercados, antes reservados para grandes empresas com maiores recursos.

No entanto, os pequenos e-commerces ainda enfrentam questões como falta de tempo, pessoal e custos de envio, como principais impedimentos ao crescimento. Simplificando: eles precisam fazer mais com menos.

Com experiência na logística de comércio eletrônico, recomendamos as três estratégias a seguir para ajudar as pequenas empresas a vencer no mercado atual.

1. Ajuste sua cadeia de suprimentos

Tempo é dinheiro e PMEs se esforçam para não desperdiçá-lo. Mas diante da necessidade de gerenciar operações diárias, como reclamações de clientes, controle de estoque, remessa e contabilidade, sobra pouco tempo para o desenvolvimento dos negócios.

Ao mesmo tempo em que dispõem de um mundo de novos clientes a um clique de distância, pequenos e-commerces enfrentam dificuldades relacionadas ao transporte de encomendas de um ponto a outro, ainda mais quando aumentam sua área de abrangência. 

De acordo com o State of Small Business Global Report, as pequenas empresas gastam mais de 90 horas por mês no gerenciamento de pedidos, inventário e fornecimento de produtos. 

57% dos entrevistados disseram que deficiências no gerenciamento de estoque resultaram em perda de tempo e produtividade.

A verdade, é que empresários fazem malabarismos entre tarefas tentando administrar seus negócios, o que resulta em problemas e falhas na logística..

É aí que um Operador Logístico Terceirizado (3PL), como a Flash Courier, faz toda a diferença, ajudando empreendedores a economizar tempo e trazendo transparência ao movimento de mercadorias que alimentam seus negócios. 

Tecnologias como cálculo online do frete e rastreamento em tempo real disponibilizadas pela 3PL, auxiliam pequenos empresários a localizar rapidamente suas remessas e executar suas operações com mais eficiência.

Isso também permite que as pequenas empresas planejem com antecedência quantas pessoas precisam para lidar com a demanda de pedidos e possibilita que todos os funcionários visualizem as remessas, fornecendo o tipo de serviço de atendimento ao cliente necessário para expandir os negócios.

2. Conecte-se (e mantenha-se conectado) aos consumidores 

Lojas online podem atrair uma base de clientes ampla e diversificada e competir por uma fatia maior do mercado.

Mas os consumidores de hoje têm mais poder do que nunca e exigem mais das marcas que consomem. 

O marketing de mídia social é uma das muitas maneiras pelas quais e-commerces podem atrair e se comunicar com novos clientes.

Afinal, no mundo hiperconectado de hoje, os consumidores esperam interação regular das marcas que disputam seu dinheiro e lealdade. 

Considere usar e-mail, aplicativos e ferramentas de mensagens de texto para enviar alertas sobre atualizações de produtos, promoções e ofertas especiais, assim como ferramentas de feedback para monitorar o que os clientes estão dizendo sobre sua loja online. 

Além disso, os programas de fidelidade continuam sendo uma maneira eficaz de incentivar negócios recorrentes.

3. Monte uma equipe para o sucesso 

A equipe é um componente essencial para administrar uma empresa de sucesso, mas encontrar pessoas competentes e capazes pode ser um desafio.

Saber de quantas pessoas você precisa e como atribuir tarefas pode ser igualmente assustador para um novo empresário.

O que costuma acontecer, é a contratação de poucas pessoas para controlar os custos, mas as consequências a longo prazo de tentar fazer muito com pouco podem sufocar o crescimento dos negócios.

Para evitar que isso aconteça com o seu e-commerce, comece identificando os pontos fortes e fracos atuais da empresa. 

Confie menos em processos manuais e opte por softwares de gestão, assistentes virtuais e ferramentas de atendimento ao cliente, quando apropriado. 

Também é importante identificar tendências e revisar dados de vendas de períodos anteriores para planejar as necessidades atuais. 

Planeje com antecedência suas épocas de pico ou de alto volume e realoque o número de funcionários durante as épocas de baixa temporada. 

Além disso, considere a terceirização de algumas das funções diárias, como contabilidade, TI e logística. 

Mais de um terço das pequenas empresas já terceiriza um processo dos seus negócios e mais da metade (52%) planeja fazer isso este ano, de acordo com uma pesquisa recente da Clutch.

A pesquisa também constatou que as pequenas empresas terceirizam principalmente para aumentar a eficiência e entregar uma melhor experiência ao cliente.

Parceiros logísticos de confiança ajudam a remover parte do ônus de gerenciar além das competências essenciais.

Aposte em uma 3PL para ajudar com processos logísticos

e-commerces-pequenos-logistica

Ajustando bem sua cadeia de suprimentos, conectando-se melhor aos consumidores e aos seus parceiros logísticos, pequenos e-commerces podem competir com grandes empresas em qualquer segmento.

Se você é um empreendedor dedicado a coisas maiores, nunca deixe a logística atrapalhar suas aspirações.

Faça um bom planejamento financeiro, orçando qual 3PL melhor atende a demanda do seu e-commerce e pode auxiliar o crescimento sustentável do seu negócio.

Tenha em mente que a entrega tem impacto direto na satisfação do cliente, e isso influencia no seu volume de vendas.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é um 3PL que atende todo território nacional.

Visite nosso site, conheça nossas opções, e garanta o crescimento do seu e-commerce.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *