Last mile delivery: como melhorar a logística da última milha de entrega

Last mile delivery: como melhorar a logística da última milha de entrega

A expectativa crescente dos clientes em torno da rapidez com que suas compras online são entregues dão nova urgência ao processo logístico conhecido como last mile delivery (última milha de entrega).

Cientes dessa demanda, e-commerces de todos os portes estão mudando o modo como lidam com suas operações de atendimento e entrega. 

Last mile delivery: como melhorar a logística da última milha de entrega

Last mile delivery: o que é e qual a sua importância para o e-commerce

Last mile delivery é o termo usado para o transporte de produtos do centro de distribuição até o seu destino final.

A logística da última milha refere-se aos recursos operacionais (como armazéns de depósito, frotas de entrega, recursos humanos etc.) que as empresas necessitam para realizar esse processo.

O objetivo final dessa configuração operacional complexa é permitir que as empresas forneçam a seus clientes a melhor experiência de entrega de última milha, que termina quando o produto comprado chega nas mãos do destinatário.

No cenário atual de comércio eletrônico, um número crescente de empresas oferece experiências de entrega impecáveis, por isso, otimizar suas operações de last mile delivery é um imperativo para qualquer e-commerce que queira se manter competitivo.

Embora seja um desafio para lojas PMEs atenderem a essas expectativas crescentes, isso é crucial para melhorar as taxas de retenção de clientes, aumentar a lealdade à marca e gerar crescimento sustentável a longo prazo.

Os desafios do Last Mile Delivery

Alguns dos desafios que os e-commerces enfrentam quando se trata da logística de last mile delivery são:

  • Obter visibilidade e dados da cadeia de suprimentos

Esse componente crucial de qualquer operação de entrega requer dados atualizados sobre número de pedidos, inventário, picking e packing, frotas internas ou externas disponíveis para realizar as entregas e muito mais. 

Ao ter controle sobre todo o processo logístico relacionado ao envio de encomendas, e-commerces conseguem obter insights cruciais para entender e otimizar as operações de entrega, propiciando a velocidade, flexibilidade e conveniência que os clientes esperam.

  • Gerenciamento de entrega

Ao fechar parceria com uma empresa de frete, varejistas devem estar atentos ao serviço contratado, uma vez que o contato crítico do last mile delivery, ou seja, o contato com o cliente final, não é realizado pela sua própria equipe.

Por isso, é fundamental que se aliem a uma empresa com boas referências, que ofereça transparência durante todo processo de entrega, para assegurar que as necessidades de negócios relacionadas à marca e à qualidade do serviço sejam atendidas. 

Somente mantendo esse controle, e-commerces poderão garantir que atendem e superam as expectativas de entrega de seus clientes.

4 etapas para uma logística otimizada de last mile delivery

Confira quatro etapas principais que a sua loja online pode adotar para melhor orquestrar suas operações logísticas de última milha e enfrentar os desafios mencionados acima:

1. Centralize seus dados

A centralização e automação de dados é fundamental para o controle do processo de entrega. É preciso coordenar as informações provenientes do atendimento de pedidos, controle de estoque, veículos de frete, etc.  

Somente ao acessar seus dados em um sistema centralizado, e-commerces podem realmente entender o que está acontecendo no ecossistema de entrega e fazer os ajustes necessários para fornecer a experiência ideal de last mile delivery.

2. Use dados para otimizar processos

Ser o “cego da última milha” não é mais uma opção para empresas que buscam se diferenciar com uma oferta otimizada de entrega. 

Para realizar as melhorias necessárias para atender e exceder as expectativas dos clientes, e-commerces precisam obter e disponibilizar informações e dados precisos e em tempo real sobre todos os aspectos do transporte de encomendas – e devem usar esses dados na otimização de processos.

3. Automatize, automatize, automatize

Para gerenciar o last mile delivery, a automação é fundamental. Hoje, empresas de qualquer tamanho, em qualquer setor, têm acesso a tecnologias que lhes permitem gerenciar seus processos de maneira mais eficaz. 

Mas, em se tratando do processo de entrega, na maioria das vezes terceirizado, é preciso contar com recursos tecnológicos mais avançados, disponibilizados por operadores 3PL, como o rastreamento em tempo real.

4. Adote um processo operacional sustentável ao longo prazo

A ampliação da abrangência de suas operações é essencial para empresas que desejam obter crescimento a longo prazo. 

Porém, e-commerces precisam primeiro testar seus serviços logísticos relacionados a manutenção da cadeia de suprimentos e à entrega de pedidos em algumas regiões, antes de escalar sua área de atendimento e vendas para todo o país.

Para assumir o controle sobre a logística da última milha, lojas virtuais muitas vezes precisam fechar parceria com fornecedores 3PL que possuem expertise nesse tipo de serviço.

Transportadora para e-commerce: porque escolher a Flash Courier

Operadores logísticos especializados, como a Flash Courier, trabalham com tecnologias capazes de automatizar e conectar todas as etapas do last mile delivery.

Disponibilizando esses recursos aos e-commerces parceiros,  possibilitam que eles forneçam a conveniência que os clientes exigem, ao mesmo tempo em que alcançam processos eficientes e econômicos que suportam um ROI positivo.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier trabalha com entrega expressa, possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é uma 3PL que atende todo território nacional. 

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *