O que e-commerces devem esperar do Dia do Consumidor

O que e-commerces devem esperar do Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, celebrado mundialmente em 15 de março, foi criado para proteger e conscientizar o mercado sobre a importância dos direitos do consumidor.

Atualmente, o comércio eletrônico aproveita a data situada entre Carnaval e Páscoa, período em que o varejo virtual precisa criar mais oportunidades de vendas, para oferecer descontos e ofertas especiais para os consumidores.

Saiba mais sobre o que o seu e-commerce pode esperar do Dia do Consumidor 2020 e prepare sua loja virtual para vender mais.

O que e-commerces devem esperar do Dia do Consumidor

Como surgiu o Dia do Consumidor 

O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído em 1962 pelo presidente norte-americano John Kennedy, como uma forma de proteger os interesses e direitos dos consumidores dos Estados Unidos.

Ao criar a comemoração, Kennedy fez um discurso no Congresso americano elencando quatro direitos do consumidor: 

  • De ser ouvido;
  • À segurança;
  • À informação;
  • À escolha. 

Depois de 23 anos, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.

Direitos do Consumidor no Brasil

A data é reconhecida também no Brasil, onde os direitos do consumidor estão protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor, através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor em 11 de março do ano seguinte (1991).

Com o Código do Direito do Consumidor foi criado o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), presente em todos os municípios e estados brasileiros. 

O principal objetivo do PROCON é servir como mediador entre os consumidores e fornecedores de produtos e serviços, em caso de conflitos.

Todo o consumidor que necessita de auxílio sobre os seus direitos deve procurar o PROCON da sua cidade.

Tendência para o Dia do Consumidor 2020

Evento que vem ganhando cada vez mais popularidade junto ao público, a data já foi até apelidada pelo mercado de “Black Friday do primeiro semestre”.

Em todo o mundo, o crescimento do comércio eletrônico mudou o modo de consumo de grande parte da população, que se habituou a facilidade de compra e preços mais competitivos que as lojas virtuais podem oferecer.

De sua parte, sem contar com o chamariz de uma vitrine física, e-commerces aproveitam datas comemorativas para atrair o consumidor, como a famosa Black Friday.

Por meio de campanhas online, as lojas virtuais criam furor e a expectativa de descontos e ofertas alavanca as vendas nesses períodos.

O Dia do Consumidor já entrou para o calendário dos e-commerces e podemos dizer que, no Brasil,ele não se resume mais a apenas um dia: ele movimenta uma semana inteira de ofertas.

Atualmente, de acordo com dados do Ebit, no ano passado, o faturamento da Semana do Consumidor chegou a R$ 1,174 bilhão. Já no Google, as buscas pelo Dia do Consumidor cresceram 20% em 2019 com relação a 2018.

Um  levantamento do buscador, indica que apenas 30% dos brasileiros conheciam o Dia do Consumidor no início de 2018, o que mostra a rápida popularização da data e dá uma ideia do que e-commerces podem esperar esse ano.

O dia é do consumidor

Uma pesquisa realizada pelo Google, em que foram entrevistadas mil pessoas e foi feita a análise do comportamento dos brasileiros que pesquisam sobre a data no buscador, revelou dados interessantes.

A popularidade do Dia do Consumidor cresce a cada ano e, por ser o “seu dia”, o cliente quer mais do que descontos, esperando ser verdadeiramente presenteado por meio de benefícios e mimos.

Entre os benefícios, além de descontos, frete grátis ainda aparece como o principal diferencial (53%). Porém, condições de pagamento especiais (15%), pontos extras em programas de fidelidade (12%), cashback (7%) e seguro/garantia estendida gratuita (7%) ganharam relevância em 2020.

Para os entrevistados, os direitos mais importantes do consumidor são os seguintes:

  • atendimento atencioso (22%);
  • promoções/propagandas honestas (21%);
  • produto entregue no prazo (14%);
  • trocar produtos defeituosos (14%);
  • estorno de compras canceladas (14%); 
  • estorno de cobranças indevidas (12%).

Ainda segundo os entrevistados, o direito menos respeitado do consumidor é o de ter acesso a promoções/propagandas honestas (21%). Além disso, trocar produtos defeituosos (18%), atendimento atencioso (17%), entrega no prazo (15%), estorno de cobranças indevidas (13%) e estorno de compras canceladas (12%) vêm logo em seguida.

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Potencial do Dia do Consumidor 2020

O estudo também revelou que cerca de 35% dos entrevistados estão bastante otimistas com a economia do Brasil em 2020, enquanto 17% disseram estar bastante pessimistas. 

Considerando as finanças pessoais dos entrevistados, 34% afirmaram estar em situação muito melhor ante o ano passado e apenas 12% sinalizaram estar muito pior.

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Categorias em alta

Ao considerar os produtos que os brasileiros pretendem adquirir no primeiro semestre de 2020, roupas e calçados apresentam a maior intenção de compra (28%). Em seguida, aparecem os smartphones (24%), eletrônicos (24%), alimentos e bebidas (23%), móveis (19%) e eletrodomésticos e eletroportáteis (16%).

No entanto, esses números mudam quando consideramos quem pretende esperar especificamente pelo Dia do Consumidor para efetuar a compra. Sendo que o rank de prioridades aparece da seguinte maneira:

  • smartphones (28%)
  • roupas e calçados (27%)
  • eletrônicos (26%)
  • móveis (21%)
  • eletrodomésticos e eletroportáteis (19%) 
  • alimentos e bebidas (19%)

Como preparar seu e-commerce para o Dia do Consumidor

Segundo a pesquisa indica, a melhor forma de atrair a agradar o consumidor é oferecendo um bom atendimento, opções variadas de frete, cuidar com o prazo de entrega e ter uma política de troca e devolução clara, que facilite a vida do cliente.

Para que tudo isso seja realizado com eficácia, a terceirização de serviços, principalmente os relacionados à logística são recomendados.

Garanta que a embalagem, envio e entrega do produto seja feito da melhor forma, sem esquecer da logística reversa para os casos de devolução.

A terceirização de logística no e-commerce significa que você ganha sua própria equipe de especialistas monitorando e realizando esse aspecto do seu negócio enquanto você se concentra apenas na sua estratégia de vendas.

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