Abrir uma loja online: O que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso

Abrir uma loja online: O que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso

O e-commerce brasileiro evoluiu e amadureceu nos últimos anos, conquistando um número de usuários ativos que já ultrapassa a marca dos 55 milhões.

Com um crescimento de 20% previsto para 2020, há cada vez mais empreendedores interessados em saber como abrir uma loja online.

Abrir uma loja online: O que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso

Dados atualizado sobre o e-commerce no Brasil

Fechando 2019 com índices positivos de crescimento, o mercado brasileiro continua sendo uma das oportunidades que mais se destaca para varejistas online na América Latina e no mundo.

Quarto maior mercado de Internet mundial, com 150 milhões de internautas, de acordo com a eMarketer, o Brasil representa cerca de 42% de todo o e-commerce B2C da América Latina. 

 e-commerce-america-latina

Apesar da situação econômica adversa dos últimos anos, o mercado de e-commerce brasileiro continua mostrando uma tendência positiva de crescimento e fechou o ano de 2019 com um aumento de 23% no faturamento.

Para 2020, a previsão é que as compras online devem gerar faturamento de R$ 90,7, crescimento de 21% em relação a 2019. 

 relatorio-compre-confie

As informações são do relatório NeoTrust 2ª edição, divulgado em fevereiro (14) deste ano, que analisa o varejo digital trimestralmente com base em dados coletados pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, em parceria como E-Commerce Brasil.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), pela primeira vez o faturamento do e-commerce brasileiro ultrapassará a casa dos 100 bilhões de reais.

Os marketplaces, as microempresas e as compras através de smartphones, são os principais fatores que contribuirão para esse resultado, de acordo com a entidade. 

De acordo com Mauricio Salvador, presidente da ABComm, até o final do ano haverá cerca de 135 mil lojas virtuais ativas no Brasil, a maioria micro e pequenas empresas (PMEs).

5 Dicas para Abrir uma Loja Online de Sucesso

Loja virtual X Marketplace: Qual é a melhor opção para o seu negócio?

Com o comércio eletrônico em expansão contínua, muitos varejistas começam a se perguntar como abrir uma loja online e levar seu negócio também para o mundo virtual.

A verdade, é que além do passo a passo técnico, há alguns fatores que você deve levar em consideração se quiser que seu e-commerce seja bem sucedido.

Tanto em relação a construção do site, quanto a operação logística e estratégia de vendas, antes de abrir uma loja online, há algumas coisas que você deve saber.

1. Entrega Expressa e Carga Fracionada

Principalmente quem está acostumado com a gestão da cadeia de suprimentos tradicional, onde ocorre a movimentação de um grande volume de carga de uma só vez, deve ficar atento às particularidades de um e-commerce.

Lojas virtuais lidam com compras unitárias feitas por inúmeros clientes distintos, espalhados por todo território nacional.

Essa realidade gera a necessidade de fracionar a carga, pois dificilmente haverão pedidos suficientes para um mesmo local para encher um veículo de frete.

Fora isso, consumidores online têm pressa em receber sua mercadoria, e longos períodos de espera e atrasos na entrega estão entre os principais motivos de insatisfação do cliente e má avaliação da loja.

Portanto, ao abrir uma loja online, pesquise sobre a entrega expressa de carga fracionada.

Sistema de transporte de encomendas oferecido por transportadoras especializadas em e-commerce, como a Flash Courier, por meio desse tipo de envio, mercadorias de vários clientes são carregadas juntas, o que diminui os custos de viagem.

Isso gera redução de custos e maximização dos resultados, tornando todo o processo de entrega mais eficiente e rápido.

2. Construção de Marca e Conversões

Gigantes da tecnologia como Google e Facebook continuam investindo tempo, dinheiro e energia no desenvolvimento de seus algoritmos.

Como resultado, as tendências de otimização de mecanismos de busca (SEO) e as táticas de marketing estão mudando constantemente.

Cometer um erro de SEO pode prejudicar seu negócio significativamente.

Por isso, ao abrir uma loja online, é preciso estar atualizado sobre as últimas tendências de SEO para e-commerce.

A construção de links (link building) sempre foi um aspecto essencial do arsenal de marketing de SEO de qualquer negócio online – e ainda é.

Link Building é o conseguir que links posicionados em outros sites apontem para o seu.

Isso é importante porque os motores de buscas (Google e cia) entendem esses links como votos de confiança, e os usam para medir a popularidade e relevância de um site na internet.

Portanto, quanto mais links em outros sites levarem para o seu, maior sua chance de ficar nas primeiras posições de busca. Mas conseguir isso não é tarefa fácil.

Além de um site de qualidade, é preciso desenvolver um relacionamento com proprietários de outros sites e blogueiros que atuem no mesmo nicho que o seu.

É preciso que essas pessoas conheçam, confiem e recomendem a sua marca.

O link building deve ser feito não apenas para fins de SEO, mas também para obter tráfego de referência, o que aumenta a visita de clientes potenciais e as conversões na sua loja.

Fechando parcerias estratégicas, você estabelece sua marca, gera mais links para o seu negócio, melhora seu posicionamento nos buscadores e vende mais.

3. Experiência do Usuário (UX)

Se tem uma coisa que o Google não cansa de enfatizar para quem quer melhorar seu SEO, é o valor da experiência do usuário (UX).

O algoritmo de classificação privilegia os sites que são rápidos, coerentes e simples de operar.

Pesquisas mostram, por exemplo, que páginas que levam mais de três segundos para carregar perdem 40% dos seus visitantes.

Porém, a experiência do usuário vai muito além disso.

Mesmo que  um site tenha carregamento rápido, se apresentar um layout confuso acabará perdendo visitantes.

Quando a interface de navegação não é intuitiva, e o usuário não entende rapidamente como se “movimentar” dentro do site, ele sai sem pensar duas vezes.  

Por outro lado, páginas que oferecem uma boa experiência de navegação e usabilidade, aumentam o tempo em que o consumidor passa no site.

Ao abrir uma loja online e definir seu template e funcionamento, seu foco deve estar no usuário o tempo todo.

E lembre-se que é igualmente importante fornecer uma experiência consistente e sem falhas para dispositivos móveisO número de pesquisas mobile se tornou significativamente alto e continuará crescendo.

4. Segurança

Familiarizados com tecnologias de segurança online, atualmente, muitos internautas não perdem tempo visitando um site que não tenha um HTTPS ou um sinal verde de “seguro” antes do endereço.

Para a maioria dos consumidores na Web, o HTTPS significa que o site é seguro o suficiente para inserir e compartilhar informações confidenciais, como detalhes bancários na página de checkout.

Além disso, o Google recompensa websites seguros com um melhor ranqueamento e visibilidade na página de resultados de pesquisa.

Muito mais do que melhorar o SEO, selos de segurança são importantes para deixar o consumidor mais tranquilo e confiante quanto a compra online.

Para provar ao cliente que seu e-commerce é seguro, ao abrir uma loja online, uma boa ideia é colocar selos de sistemas de segurança conhecidos, como o SSL, na home do site.

Eles são facilmente reconhecidos e criam um impacto positivo na sua loja virtual, o que resulta no aumento da taxa de conversão e vendas.

5. Atendimento de pedidos

A perfeita execução do processo logístico em um e-commerce engloba várias etapas que demandam expertise e tecnologia adequada.

Para atender as expectativas de quem compra online, todo esse processo precisa funcionar de forma rápida e infalível.

A gestão de e-commerce envolve muitos processos, como armazenamento, gerenciamento de inventário, picking e packing, envio, análise de vendas e atendimento.

Ao abrir uma loja online, muitos varejistas começam estocando, embalando e enviando o produto vendido usando a sala da própria casa.

Isso pode funcionar por algum tempo, mas à medida que seu e-commerce cresce, é provável que sua solução doméstica não seja mais suficiente.

Se você é o encarregado da gestão de e-commerce e precisa decidir se fechar parceria com um operador logístico faz sentido para os seus negócios, considere fatores como:

  • O atendimento médio diário de pedidos.
  • O número e a complexidade de seus produtos.
  • Seus requisitos de embalagem.
  • A área de entrega de seus pedidos e se você deseja expandir para novas áreas.
  • Sua capacidade de atender aos requisitos do cliente desde o pedido até o prazo de entrega.

Faça uma análise de custos em sua estratégia atual de atendimento eletrônico. Em seguida, compare esses custos com o custo projetado de trabalhar com um parceiro 3PL.

A importância da Entrega Rápida no E-commerce

como-abrir-uma-loja-online-entrega

Estar atento a essas dicas antes de abrir uma loja online pode dar às empresas uma vantagem adicional em relação a concorrência.

Com um site bem construído, uma estratégia de SEO alinhada e uma política de entrega eficaz, seu e-commerce tem tudo para ser bem sucedido.

Loja virtual no ar e vendas sendo feitas, o próximo e mais importante passo é garantir que a encomenda chegue com a maior rapidez até o cliente.

Além de garantir a satisfação do consumidor, boas avaliações para sua loja e consequente melhoria no SEO, os benefícios de um sistema de entrega eficiente para a sua loja vão desde o aumento da produtividade e ganho em eficiência, até a redução dos custos.

Transportadoras como a Flash Courier contam com experiência, tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas, que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de transporte de encomendas para o seu cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *