E-commerce: Como se manter conectado com o cliente durante a crise do coronavírus

E-commerce: Como se manter conectado com o cliente durante a crise do coronavírus

A pandemia causada pelo novo coronavírus causou o fechamento temporário do comércio, mas isso não significa que você não possa ficar conectado com seu público por meios online e continuar a fornecer um serviço excelente.

Desde aumentar sua presença nas mídias sociais até disponibilizar ofertas online, há muitas maneiras pelas quais os pequenos empresários podem permanecer engajados com os clientes e manter as vendas ativas durante o COVID-19. 

E-commerce: Como se manter conectado com o cliente durante a crise do coronavírus

Impacto da crise causada pelo coronavírus no e-commerce brasileiro

Nas últimas semanas, o mundo parou diante da crise causada pelo novo coronavírus, o COVID-19.

Mediante determinações de isolamento social como forma de conter a proliferação da doença, escolas, comércio e quaisquer serviços considerados não essenciais foram fechados.

Enquanto muitas empresas continuam suas atividades com seus funcionários trabalhando remotamente, negócios que dependem do tráfego de pessoas estão vendo suas vendas sofrerem impacto.

Por outro lado, as notícias não são tão ruins para o comércio eletrônico.

Segundo um estudo da empresa de inteligência de mercado de comércio eletrônico Compre & Confie e da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a quarentena determinada para achatar a curva de contágio do coronavírus está levando os brasileiros a fazerem mais compras online. 

Os dados da pesquisa indicam que as compras online nos supermercados aumentaram 80% em comparação ao mesmo período do ano passado (2019), enquanto as vendas de produtos de saúde aumentaram 111%, e as vendas de artigos de beleza e de higiene pessoal em 83%.

Por outro lado, as vendas de câmeras fotográficas, de vídeo e drones, sofreram uma queda de 62%; de videogames, 37%; eletrônicos, 29% e automóveis, 20%.

No entanto, quando se trata do mundo digital, não existem barreiras, e  há várias maneiras do seu e-commerce sacudir essas estatísticas e atrair a atenção do seu cliente mesmo em meio a crise causada pelo coronavírus.

Como manter a comunicação e o relacionamento com o seu cliente

Veja algumas estratégias inteligentes para empresas físicas e e-commerces que buscam manter seu público envolvido e informado.

Informe aos clientes o que você está fazendo para impedir a disseminação do COVID-19

Como sabemos, a transparência é uma das características mais importantes que os consumidores de hoje procuram em uma marca. 

Quando se trata de coronavírus, abordar proativamente as frustrações e medos dos clientes (por exemplo, atrasos na entrega, produtos esgotados, limpeza do seu armazém), apoiará a reputação da sua marca e incentivará a lealdade do cliente.

Informe os consumidores sobre as proteções contra coronavírus que você está implementando. Além disso, considere fornecer a seus agentes treinamento adicional para lidar com qualquer dúvida com a sensibilidade adequada.

Aumente sua presença nas mídias sociais 

Conectar-se com seus clientes por meio das mídias online pode ser a única maneira de eles saberem que seu e-commerce permanece aberto e é capaz de atender às necessidades deles. 

Se você puder, crie uma estratégia de anúncios e publicações com foco no funcionamento da sua loja durante a quarentena e garanta que seu site seja acessível e útil para todos os clientes que estão visitando. 

Aproveite para oferecer conteúdo leve e positivo para ajudar a tirar a mente das pessoas do coronavírus. Além de tornar sua página mais relevante, isso ajuda a  aumentar sua frequência de postagens para garantir que você apareça mais nos feeds de notícias.

Disponibilize ofertas online

Sua loja física está fechada, então essa é a hora de otimizar sua estratégia de marketing digital para lembrar seus clientes que eles ainda podem comprar seus itens favoritos online.

Ofereça um cupom de desconto para incentivar as vendas online, ressalte as vantagens do seu programa de fidelidade, proporcione frete grátis a partir de uma valor mínimo de compras, etc.

Mostre todos os benefícios que seu cliente pode ter ao comprar no seu e-commerce, como entrega rápida e segura, prazo estendido de devolução, praticidade e conveniência. 

Concentre-se em atender seus clientes por meio de canais digitais

Sua loja provavelmente já oferece suporte por telefone e e-mail, mas agora é a hora de aumentar seus recursos de atendimento ao cliente e garantir que eles possam alcançá-lo – não importa onde estejam.

A mídia social é um bom ponto de partida, pois você pode oferecer a opção de conversar via Facebook Messenger, WhatsApp e outras plataformas de mensagens instantâneas. 

Seu e-commerce também pode oferecer opções de videoconferência por meio do Skype ou FaceTime, para que seus clientes possam ter a sensação de um atendimento pessoal sem precisar sair de casa.

Conselho do Google para empresas em época de coronavírus

Vendas online: Como usar o Google Meu Negócio para vender mais

Nesse momento de constante mudança e incerteza, é essencial manter as informações da sua empresa atualizadas. 

Se seu horário ou operações comerciais estão mudando ou não, você deve colocar algum tipo de aviso no seu site para que seus clientes saibam que estão recebendo informações atualizadas da sua empresa.

Além de atualizar seu site, é importante também atualizar seu perfil do Google Meu Negócio, no qual muitos consumidores confiam ao pesquisar via Google ou Google Maps.

Aqui estão algumas ações que seu e-commerce deve considerar tomar:

  • Atualize seu horário comercial no site e no perfil comercial do Google.
  • Esclareça quais precauções extras sua empresa está tomando para garantir a saúde e a segurança de seus funcionários, clientes e comunidade.
  • Informe se você estiver fornecendo serviços novos ou extras à comunidade.
  • Se você estiver enfrentando atrasos, seja transparente com as expectativas que seus clientes devem ter.
  • Adicione uma nova guia ou cabeçalho em negrito à sua página inicial, onde os consumidores poderão encontrar facilmente todas as informações relacionadas ao coronavírus e à sua empresa.

Em uma tentativa de aliviar a pressão financeira sobre pequenas e médias empresas (PMEs), o Google está doando US $ 350 milhões em créditos em anúncios. 

Esses créditos serão concedidos às pequenas e médias empresas que estão ativas desde janeiro de 2019. Os créditos podem ser usados até o final de 2020.

O Google espera que isso ajude a fornecer estabilidade às PMEs em um momento em que suas comunidades locais talvez não consigam usar seus produtos ou serviços. 

As empresas qualificadas verão uma notificação de crédito em suas contas do Google Ads nos próximos meses.

Como manter as entregas em dia durante a crise do coronavírus

Embalagens para E-commerce: como fazer a escolha certa

Devido às medidas de segurança adotadas por todas as empresas de acordo com as recomendações da OMS e decretos de isolamento social, pode haver atraso na entrega de encomendas.

Isso ocorre não necessariamente por mudanças na operação da transportadora, mas por diversos outros obstáculos causados pelas alterações no funcionamento normal de demais empresas e serviços.

Comprometida a manter o padrão de qualidade de suas entregas, assim como a segurança de todos os nossos colaboradores, a Flash Courier colocou toda sua equipe administrativa para trabalhar remotamente, enquanto operações de coleta e entrega continuam funcionando de acordo com as normas de higiene e segurança recomendadas.

Por isso, nossos clientes podem permanecer tranquilos, pois estamos fazendo todo possível para manter as entregas dentro dos prazos normais, assim como garantir a qualidade do atendimento e suporte que sempre prestamos.

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier é uma 3PL que atende todo território nacional. 

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta a melhor operação logística para o seu e-commerce.

 

 

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