Como gerenciar seu comércio eletrônico em meio às mudanças causadas pelo coronavírus

Como gerenciar seu comércio eletrônico em meio às mudanças causadas pelo coronavírus

Atualmente, a crise mundial gerada devido a proliferação do COVID-19 ameaça vários setores da economia, podendo inclusive afetar o comércio eletrônico.

Com fábricas paradas e lojas fechadas, o funcionamento da cadeia de suprimentos é interrompido, gerando diversos transtornos mesmo para o mercado digital.  

Neste artigo, vamos entender as consequências do coronavírus para o comércio online. Examinando por que as empresas de dropshipping são particularmente afetadas e quais medidas você deve tomar como empresário e varejista.

Como gerenciar seu comércio eletrônico em meio às mudanças causadas pelo coronavírus

Comércio eletrônico: ameaça a cadeia produtiva e as rotas de mercadorias 

Todas as empresas, pequenas ou grandes, enfrentarão o impacto de fábricas fechadas.

A diferença é que as grandes empresas contam com caixa reserva para procurar rapidamente por novos fornecedores, enquanto uma PME fica impotente se a coleção de verão não aparecer porque a fábrica chinesa de zíper não funciona mais.

Risco particular: dropshipping

O risco de ser afetado por problemas de entrega e falta de estoque é muito maior se sua empresa for baseada no dropshipping, ou seja, se o envio do pedido for feito direto do fabricante para o cliente final.

Isso acontece por dois principais motivos:

  1. Como dropshipper, você não possui um armazém para o qual possa recorrer no caso de gargalos na produção. Se o seu fornecedor falhar, a venda de seus produtos imediatamente será interrompida. Além disso, sem a logística associada, não é possível que você faça um estoque rápido antes que a crise o afete.

  2. Você confia em uma cadeia logística muito mais longa do que apenas seus fabricantes. Não basta apenas a fábrica continuar trabalhando. O serviço de frete local também pode ter parado suas operações devido à crise. Obviamente, os revendedores com seu próprio armazém também precisam enfrentar esse problema, mas isso afeta um dropshipper mais diretamente.

Se você já possui um negócio de dropshipping, deve dar atenção especial às nossas dicas na próxima seção. O mesmo se aplica a quem estiver pensando em entrar neste segmento.

Enfrentando a tempestade: o que seu comércio eletrônico deve fazer agora

As dificuldades no comércio eletrônico são inevitáveis, mas isso não quer dizer que você não possa fazer nada para atenuar esse cenário.

Estes são as ações que você pode tomar:

1. Entre em contato com o fabricante 

A comunicação é crucial, especialmente em tempos de crise. Portanto, entre em contato com os seus fornecedores mais importantes imediatamente e entenda bem como está a situação deles. 

Tente encontrar a pessoa certa para lhe passar uma visão realista dos negócios e ver como vocês podem trabalhar juntos para conseguir a melhor solução possível para ambas as partes.

2. Controle suas vendas

Embora esse conselho possa parecer contraditório, se a situação piorar, em breve você estará lidando com uma demanda maior do que a que pode ser atendida pela gama de mercadorias disponíveis. 

Consequentemente, você pode diminuir seus anúncios de vendas e aumentar seus preços/reduzir descontos. É melhor vender menos itens a um preço mais alto do que perder clientes, porque você não pode atender o pedido deles.

3. Amplie seu leque de fornecedores

Esse é o momento de ampliar sua visão de mercado e dar chance a novas parcerias. Se tem uma lição que estamos aprendendo com essa crise é: não coloque todos os seus ovos na mesma cesta. Se uma cai, é bom ter outra que possa te socorrer enquanto isso.

Portanto, procure novos canais de entrega em tempo hábil, mesmo se houver um impacto nas margens de lucro do seu comércio eletrônico.  

4. Concentre-se no seu negócio principal

Quando as coisas ficam difíceis e seus fornecedores param de produzir, comece concentrando-se no que é mais importante: os itens que fazem você ganhar mais dinheiro

Em caso de dúvida, cuide dos seus produtos mais vendidos, porque as crises são sempre conhecidas como oportunidades nas quais você pode crescer.

5. Comunique-se diretamente com seus clientes

É importante se comunicar honestamente nesses tempos difíceis. Se for previsível que problemas de fornecimento possam surgir no futuro, informe seus clientes em tempo hábil. Use todos os canais disponíveis para isso, ou seja, seu site, e-mails e mídias sociais. 

Se houver problemas na entrega de um pedido, recomendamos que você seja generoso: peça desculpas ao cliente pelas dificuldades e talvez até ofereça compensações a ele, como um voucher de desconto, que pode evitar reclamações e contribuir para fidelizar o cliente

6. Procure por transportadoras confiáveis

Embora a entrega de produtos possa enfrentar obstáculos devido às medidas de paralisação e isolamento social adotadas, ainda sim, sua operação logística estará muito mais segura de continuar nas mãos de um fornecedor 3PL sólido, como  a Flash Courier.

Pequenas empresas de transporte também são mais afetadas pela crise, enquanto transportadores bem consolidadas têm o know how e a estrutura necessária para enfrentar períodos de instabilidade sem afetar suas operações.

O risco é real, mas gerenciável

gerenciar-comercio-eletronico-flash-courier

Desde o seu surgimento, o COVID-19 impactou os negócios em todo o mundo, independentemente de seus tamanhos.

Numa época em que as cadeias de suprimentos se estendem por continentes, as empresas de comércio eletrônico estão sentindo as conseqüências da epidemia.

Como as coisas vão ficar mais difíceis, é importante focar no que distingue bons negócios por gerações: engenhosidade, flexibilidade e capacidade de se adaptar às mudanças. 

Nesse período de incertezas, também é importante ter parceiros confiáveis com quem se possa contar, para minimizar ao máximo o impacto pelo qual a sua empresa está passando.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é uma 3PL que atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Especializada em comércio eletrônico, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendemos todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e conte conosco para continuar prestando o melhor serviço de entrega aos seus clientes.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *