Promoção de vendas: 5 estratégias para impulsionar as vendas no e-commerce

Promoção de vendas: 5 estratégias para impulsionar as vendas no e-commerce

O período de isolamento social pelo qual o mundo está passando abalou diversas atividades econômicas, com impacto significativo sobre o varejo.

Com as lojas físicas fechadas, muitas empresas tiveram que acelerar seu processo de transformação digital, de modo a continuar vendendo por meio do comércio eletrônico.

Na corrida para atrair o cliente e manter os lucros, lojas online de todos os portes adotaram estratégias de promoção de vendas e, mesmo em meio a esse período de crise, resultados positivos já começam a aparecer.

Promoção de vendas: 5 estratégias para impulsionar as vendas no e-commerce

O que é Promoção de Vendas

Uma promoção de vendas é qualquer empreendimento de uma organização projetado para aumentar as vendas ou incentivar o uso ou teste de um produto ou serviço.

Empresas bem-sucedidas sabem que a promoção está entre os métodos mais eficazes para aumentar as vendas, liquidar estoques e atrair clientes em uma época de baixo movimento.  

Com o baque econômico gerado pela crise do novo coronavírus, estratégias diversas de promoção de vendas foram adotadas no varejo online, o que resultou em saldo positivo para as lojas.

De acordo com o Compre&Confie, o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Ainda de acordo com a companhia, a alta reflete principalmente o aumento no número de pedidos realizados durante o mês. Ao todo, foram 24,5 milhões de compras online, aumento de 98% em relação a abril de 2019.

A promoção de vendas é um tipo de estratégia de marketing, mas muitas vezes é confundida com publicidade.

Na verdade, são duas coisas diferentes, pois cada uma apela para uma natureza diferente do consumidor.

A publicidade é emocional por natureza e convida os consumidores a comprar produtos ou serviços por meio de imagens, sons ou experiências atraentes.

Já a promoção de vendas apela para a lógica e a mente racional de um cliente. A estratégia, “compre um, leve outro”, por exemplo, é imediatamente quantificável ​​na mente do cliente.

5 Estratégias de Promoção de Vendas para E-commerce

As promoções têm sido usadas há décadas com grande sucesso, não importa qual seja o setor ou tamanho do seu negócio.

Ao contrário da publicidade, as promoções não representam necessariamente custos iniciais, o que é de grande auxílio para lojas de pequeno e médio porte.

Veja alguns exemplos de promoção de vendas que a sua loja virtual pode implementar.

  1. Brindes

Por mais simples que seja o brinde, muitas vezes ele é o incentivo que faltava para o consumidor realizar a compra.

Há muitas maneiras de utilizar essa técnica específica para promover as vendas.

Precisa diminuir o estoque de determinado produto? Ofereça ele como brinde na compra de algo de maior valor.

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Em uma liquidação de verão, por exemplo, o brinde nem precisa ser um produto vendido na loja.

Na compra de um guarda-sol, você pode oferecer um protetor solar ou chapéu de brinde. Nada o impede de fazer parceria com outra loja para criar essa ação promocional casada, com lucro para ambas as partes.

  1. Descontos

Todo mundo adora um desconto, e como a Black Friday e Cyber ​​Monday demonstram ano após ano, os consumidores ficam loucos por um bom preço.

Uma estratégia que demonstra bons resultados é o desconto progressivo. Na compra de duas peças ou mais, o desconto aumenta progressivamente.

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Essa promoção de vendas atrai o consumidor, aumenta o desejo e impulso de compra e diminui a “culpa” por estar comprando mais, afinal, essa é uma oportunidade única para adquirir mais peças por um valor menor.

  1. Entrega Grátis

Oferecer frete grátis é uma forma inteligente de melhorar as taxas de conversão, sem depender apenas de descontos.

No entanto, para não gerar prejuízo para a sula loja virtual, é preciso considerar fatores como margens de lucro, custos de envio e concorrência.

O envio gratuito de itens com margem baixa, por exemplo, pode colocá-lo no vermelho.

Mas você pode adotar outras estratégias, como:

  • Definir um valor mínimo de pedido: Determinar um valor mínimo de pedido para frete grátis de, digamos, 50 reais, é uma maneira simples de evitar perder dinheiro em transações menores.

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  • Oferecer frete grátis apenas em itens selecionados: Aplique frete grátis apenas para itens que têm um custo de transporte baixo e margem de lucro suficiente para ser rentável.
  • Use o frete grátis como um evento promocional: Ofereça uma promoção de frete grátis por tempo limitado.
  • Frete grátis por região: Disponibilize essa oferta apenas para determinadas regiões, em geral as que efetuam um maior número de pedidos e/ou que sejam localizadas mais próximas ao seu centro de distribuição.
  1. Vouchers e Cupons

Estratégia de promoção de vendas usada há bastante tempo, os cupons e vouchers de desconto costumavam vir impressos em revistas, jornais, embalagens de produtos, etc.

Com a popularização da Internet, a “velha” tática continuou em prática, mas adaptada ao mundo online.

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Atualmente, lojas virtuais oferecem vales e cupons via e-mail, para sua lista de contatos, ou como um agradecimento quando as pessoas se inscrevem em seu blog ou newsletter, ou ainda na home do próprio site, para segurar a atenção do visitante e estimular o impulso de compra.

  1. Compre Um Ganhe Outro

 A oferta “Compre Um Ganhe Outro” está entre os métodos promocionais mais utilizados.

Dentro dos círculos de negócios, essa estratégia é muitas vezes conhecida como promoção “auto-liquidante”, porque incentiva a queima de estoque.

Ainda assim, raramente as promoções de compre-um-ganhe-outro custam nada a uma empresa.

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A realidade é que elas são projetadas para aumentar a receita. Por exemplo, digamos que custa 20 reais para uma empresa produzir uma camisa. Se essa camisa for vendida por R$ 100, esse negócio ainda terá lucro.

De fato, os lucros sobem porque mais camisas são vendidas.

Essa promoção de vendas também funciona para quem trabalha com serviços.

Estúdios fitness, spas, salões de beleza, consultores e treinadores podem fazer ofertas “compre-um-ganhe-outro” em suas aulas, como forma de preencher horários ou conseguir novos clientes durante esse período de crise.

Ofereça Entrega Expressa e Respeito aos Prazos

Uma coisa é certa: para vender mais é preciso estimular o cliente a comprar.

Então, principalmente em meses de baixa procura, investir em estratégias de promoção de vendas é um ótimo jeito de gerar demanda e manter o consumidor interessado.

Reajuste seus preços e crie campanhas promocionais, mas tome cuidado na hora de definir os descontos.

O grande intuito é que você saia ganhando, não perdendo. Mas não esqueça que o cliente também precisa ganhar, portanto, mantenha a qualidade do produto e a agilidade na entrega.

Lembre-se que nada frustra mais o consumidor do que esperar longos prazos para receber o que comprou.

Para evitar atrasos na entrega, sua loja pode contar com o serviço de transportadoras especializadas em e-commerce, como a Flash Courier.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional.

Especializada em entrega expressa, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

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