E-commerce: como salvar o seu negócio durante a crise do COVID-19

E-commerce: como salvar o seu negócio durante a crise do COVID-19

Desde março, o Brasil segue regras de distanciamento social e isolamento doméstico devido a crise do novo coronavírus, o COVID-19.

Essa situação sem data certa para acabar causa um impacto considerável na economia, afetando muitas pessoas e empresas, especialmente as PMEs.

Nesse período de isolamento, o mercado online ganha forças, mas mesmo o e-commerce precisa agir rapidamente, tomando medidas para não perder a atenção de clientes também abalados pela crise.   

“Agora, apenas o online importa! A capacidade de adaptar e transformar determina o status do seu comércio eletrônico e sua posição no mercado.” 

Yaroslava Upatova- CMO na Decima Digital & TORI

E-commerce: como salvar o seu negócio durante a crise do COVID-19

Checklist para E-commerce: Ações para melhorar sua loja e reter clientes

Tempos difíceis pedem respostas rápidas e ações eficazes, e é justamente isso que seu e-commerce precisa para sobreviver durante essa pandemia.

A grande vantagem de um negócio online é que atualizações podem ser implementadas com rapidez, facilitando a divulgação de novas estratégias de marketing e ofertas de valor ao consumidor.

Confira a seguir medidas simples que você pode adotar para atrair e reter clientes e garantir a sobrevivência do seu e-commerce durante a crise do covid-19.

1. Otimize sua plataforma de comércio eletrônico 

Seu site está funcionando bem? Responde rapidamente? A descrição dos produtos é clara e completa? As imagens têm qualidade? É fácil gerenciar e atualizar suas informações de inventário? 

Hoje, essas questões são mais importantes do que nunca. Sua loja online é seu ponto principal de contato com os clientes, por isso é preciso ter certeza de que tudo funciona perfeitamente.

Veja algumas medidas que você pode tomar: 

  • Mostre as informações sobre os produtos em tempo real: sua plataforma de comércio eletrônico deve atualizar rapidamente as informações sobre preços, estoque e estimativas de entrega.
  • Evite erros: monitore o desempenho da sua plataforma. Ela está pronta para processar uma quantidade maior de pedidos?
  • Amplie as integrações: é um ótimo momento para fornecer mais opções de entrega e adicionar novos métodos de pagamento. A integração da sua plataforma de e-commerce com outros canais e parceiros facilita a vida do cliente e pode aumentar drasticamente suas vendas durante esse período de crise.
  • Crie um processo de troca e devolução tranquilo: é óbvio que muitas pessoas desejam devolver suas compras ou alterar seus pedidos. Portanto, você precisa ter certeza de que seu e-commerce consiga fazer isso automaticamente, sem sobrecarregar sua equipe de atendimento e suporte com dúvidas e reclamações.
  • Verifique a estabilidade da plataforma: durante esse período atípico, é importante contar com o host da sua loja virtual, a segurança, o armazenamento, a RAM e até a localização do seu provedor.

2. Torne seu marketing ágil: teste e adapte-se  

Pense em novas abordagens de vendas, faça experimentos com novas estratégias e não se esqueça de medir os resultados. 

Sugestões do que você pode fazer agora: 

  • Oferta de assinatura. Se seu modelo de negócios permite implementar um plano de assinatura, é hora de fazê-lo.
  • Remova o valor mínimo de pedido. Dê aos clientes mais liberdade para comprar o que desejam, sem limites.
  • Desconto na primeira compra. Ofereça até 50% de desconto como preço especial pela primeira compra no site.
  • Olhe de outro ângulo. Crie um novo valor para sua marca que ajude as pessoas a superar o COVID-19 e facilite o tempo de quarentena.
  • Una esforços com parceiros. Dependendo do que você está vendendo, você pode fazer parceria com outros proprietários de e-commerce ou provedores de serviços para aumentar a divulgação e as vendas. 

3. Esteja presente em todos os canais e redes sociais

 Se você pensou anteriormente que o Tik-Tok não serve para o seu negócio, repense! É importante que sua marca apareça em todos os canais de relacionamento com o público. 

Quando o mundo inteiro está em quarentena, há tempo de sobra para navegar na internet, o que fez com que o uso das mídias sociais aumentasse drasticamente. O engajamento no Instagram é de até 15% maior desde o início da quarentena. 

Aproveite e expanda seu plano de marketing em mídia social e utilize redes como o TikTok, Instagram Stories, Facebook Stories, Youtube. Crie agendas semanais para postagem, pense em desafios e ofertas para seus clientes. 

Os anúncios ainda são relevantes e ficaram mais baratos. O Facebook oferece subsídios para pequenas empresas superarem a crise, por meio de um programa que oferece créditos em anúncios. 

4. Compartilhe sua história  

Nesse período complicado, seu apoio e cuidados significam muito para as pessoas e empresas. 

Se você puder ajudar de alguma forma, faça-o, não hesite. Ajude e compartilhe sua história: 

  • Nos canais de mídia social
  • Escreva comunicados à imprensa
  • Crie vídeos para o Youtube
  • Convide influenciadores para compartilhar sua história

Graças ao compartilhamento, você pode não apenas promover sua marca, mas também inspirar outras pessoas a fazer coisas boas. 

5. Escreva mais 

Escreva mais conteúdo para o seu blog. Crie postagens úteis, artigos de leitura longa, compartilhe com seus clientes conteúdo educacional e divertido. 

Aproveite e peça para seus consumidores deixarem avaliações e depoimentos sobre os produtos/serviços adquiridos no seu e-commerce. Explique que isso ajuda futuros compradores e também o seu negócio.

Criar conteúdo escrito é útil para os seus negócios, aumentando o tráfego, e também ajuda você superar o estresse e mudar sua atenção para algo positivo. 

Não deixe a qualidade do seu e-commerce cair

Embalagens para E-commerce: como fazer a escolha certa

Tudo acaba. Cedo ou tarde. A quarentena passará com certeza. O melhor que você pode fazer agora é não desistir e servir seus clientes da melhor maneira possível.  

Não deixe de lado o desenvolvimento do seus negócios, crie opções para que ele fique ainda melhor e mais completo.

Preze pelo perfeito funcionamento da logística no seu e-commerce, assegurando que não haja falhas na operação e todos os produtos continuem chegando dentro do prazo na casa do consumidor.

Com os Correios trabalhando com menor contingente, se você ainda não o fez, essa é a hora de fechar parceria com uma transportadora.

Além de garantir a entrega expressa, um operador logístico como a Flash Courier ainda se encarrega de todo processo de embalagem, coleta e entrega.

Especializada em comércio eletrônico, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendemos todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e conte conosco para continuar prestando o melhor serviço de entrega aos seus clientes.

 

 

 

 

 

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