6 práticas eficazes de gerenciamento da cadeia de suprimentos no e-commerce

6 práticas eficazes de gerenciamento da cadeia de suprimentos no e-commerce

Um dos maiores pesadelos para os varejistas é ter sua lucratividade interrompida pela falta de estoque. 

Para que as vendas não parem, comerciantes precisam gerenciar a oferta de produtos nos seus canais de venda, alinhar inventário e entrega, coordenar fornecedores, enquanto realizam o atendimento de pedidos online.

Porém, a cada desafio surge uma oportunidade única de se destacar e a solução para o crescimento organizado de um e-commerce está no gerenciamento da cadeia de suprimentos.

6 práticas eficazes de gerenciamento da cadeia de suprimentos no e-commerce

6 práticas recomendadas de gerenciamento da cadeia de suprimentos 

O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um processo que consiste em gerenciar os fluxos de bens, serviços, finanças e informações dentro de uma cadeia integrada com diversos participantes, incluindo: loja, fornecedores e clientes finais.

Ao gerenciar a cadeia de suprimentos, os varejistas estão mais aptos a reduzir custos e fazer entregas mais rápidas, por meio de um controle rígido de estoque, produção, vendas e distribuição.

Veja seis dicas que ajudarão a guiar sua estratégia de gerenciamento para garantir o crescimento sustentável do seu e-commerce.

1. Treine sua equipe sobre o funcionamento da cadeia de suprimentos

Uma das coisas mais importantes que podem ser feitas para garantir que a cadeia de suprimentos esteja operando da melhor maneira possível, é treinar a equipe em todos os aspectos de seu funcionamento. 

Seus colaboradores precisam ser orientados sobre o “cenário geral” e como tudo se encaixa nesse processo logístico.

Funcionários informados e bem treinados serão mais produtivos e úteis na otimização e análise da cadeia de suprimentos, o que resulta na entrega de uma melhor experiência para o cliente.

O mesmo vale para os gestores da empresa. Sem um conselho interno de líderes com pleno conhecimento sobre esse processo, sua cadeia de suprimentos pode não ter uma estratégia clara de eficiência e funcionalidade.

2. Implemente tecnologia eficaz

As cadeias de suprimentos bem sucedidas revisam processos que estão produzindo abaixo do padrão para determinar as áreas em que o uso de tecnologia pode contribuir para melhorar o desempenho.

Você precisa otimizar seu inventário? Agilizar seu atendimento de pedidos online? Melhorar seu suporte ao cliente? Rastrear suas entregas? Integrar pagamentos? Tudo isso pode ser feito de forma mais eficiente e livre de erros com o auxílio de sistemas de automação. Mas primeiro, defina o que você precisa.

Somente depois de identificar suas áreas de preocupação é que você deve escolher suas soluções de software. 

Isso ajudará a produzir dados e relatórios detalhados sobre o desempenho da sua cadeia de suprimentos e otimizar seu planejamento estratégico daqui para frente.

3. Mantenha relacionamentos saudáveis ​​com os fornecedores

Em um artigo para a Industry Week, J. Paul Dittmann, da Universidade do Tennessee, observou que “as cadeias de suprimentos bem sucedidas são proficientes em cinco pilares principais de excelência: talento, tecnologia, colaboração interna, colaboração externa e gerenciamento de mudanças”. 

Parte da chave para atingir essa meta de excelência é envolver seus fornecedores no processo de tomada de decisão.

Eles podem saber o que está vendendo em lojas semelhantes ao seu nicho e podem ajudá-lo a planejar estratégias futuras.

Para ter sucesso no varejo, você precisa ter um relação de parceria e confiança com seus fornecedores. Pense neles como uma aliança, pois juntos vocês trabalham para aprimorar o relacionamento com o cliente final.

4. Feche parceria com um 3PL qualificado

3PL é o nome dado ao Operador Logístico Terceirizado (Third Party Logistics Provider, em inglês).

Quando e-commerces começam a experimentar um crescimento na demanda de pedidos, problemas relacionados ao gerenciamento da cadeia de suprimentos tendem a aparecer. Muitas vezes, essas situações são difíceis de serem resolvidas por empresas sem a experiência e tecnologia necessária para lidar com todos os processos que fazem parte dessa cadeia.

Os operadores logísticos oferecem soluções que atendem às necessidades específicas de armazenamento, montagem, embalagem e entrega.

Um bom fornecedor 3PL possui amplo conhecimento em logística e uma variedade de recursos para ajudar a identificar e preencher quaisquer lacunas visíveis que uma empresa possa ter.

5. Otimize o inventário

Para entender efetivamente a cadeia de suprimentos de uma empresa, você precisa entender o custo total dessa cadeia. 

O estoque é literalmente dinheiro em suas prateleiras, e os custos de transporte dessa mercadorias são uma grande parte desse valor total

Revise consistentemente seu inventário e verifique se está equilibrado com as necessidades da sua empresa. 

Se possível, trabalhe com seus fornecedores para dar mais ênfase ao planejamento e previsão da demanda, como outra maneira de garantir quantidades ideais de estoque.

6. Minimize os riscos através de análises regulares

Varejistas devem revisar procedimentos e políticas relacionadas a cadeia de suprimentos periodicamente para garantir que sejam eficientes e atuais. 

Isso ajuda a evitar gargalos no processo logístico e simplifica as operações, como também reduz o risco de erros e prejuízos.

Quando se trata de minimizar riscos, a chave é a colaboração com seus fornecedores. Começa com a escolha de parceiros competentes e financeiramente fortes com os quais você sabe que pode confiar. 

Por fim, aproveite a tecnologia como uma maneira de corrigir atrasos e alertar a pessoa certa quando uma ação precisa ser realizada em algum lugar da cadeia de suprimentos.

Ao revisar regularmente seus processos, você poderá detectar quaisquer problemas antecipadamente e agir proativamente para corrigi-los.

Conte com um operador logístico experiente

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Mesmo que você tenha um e-commerce de pequeno porte, não pense que o gerenciamento da cadeia de suprimentos é algo com que você não precisa se preocupar. 

Embora muitas das etapas listadas acima sejam altamente aplicáveis ​​a empresas maiores, não há razão para que você não possa implementar essas estratégias para melhorar seus custos, suas práticas de inventário e a experiência que você oferece ao cliente.

Quanto mais você souber e oferecer, mais crescerá!

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