5 dicas para escrever e-mails marketing que vendem mais

5 dicas para escrever e-mails marketing que vendem mais

Atualmente, profissionais de marketing precisam fazer mais com menos. É preciso se conectar com o público de maneira altamente personalizada, mantendo o orçamento.

Empresas que conseguem fazer isso – se conectar com seus clientes em potencial de forma direcionada – terão sucesso em aumentar seu ROI. É aí que entra o e-mail marketing.

5 dicas para escrever e-mails marketing que vendem mais

Vantagens de usar e-mail marketing no e-commerce

Apesar de não ser mais novidade, muitos empresários e comerciantes ainda não entenderam como o envio de e-mail marketing pode ajudar a aumentar o tráfego em sites. 

Essa descrença nesta importante ferramenta de comunicação, se deve principalmente ao fato de que, devido ao mau uso por parte de muitas empresas, e-mail marketing se tornou sinônimo do “lixo” com o qual nossa caixa de e-mail é bombardeada diariamente.

Na verdade, trata-se de um importante canal de relacionamento com o público, que, se bem usado, agrega valor e fideliza o cliente

Veja três razões que deixam claras as vantagens de usar e-mail marketing para promover seu e-commerce:  

Aumento de tráfego

Para começar, você obviamente vai precisar de uma lista de contato para qual enviar seus e-mails. 

É possível conseguir esses contatos dentro do seu próprio site, por meio de blogs, inscrições em newsletter ou ainda com estratégias de captação de e-mails diretas, como gerenciadores de pop-up, páginas de captura, entre outras. 

Agora, para mensurar o quanto isso pode significar para a taxa de visitação do seu site, vamos supor que você consiga 5 mil contatos novos por mês. Em um ano terá 60 mil contatos na sua lista. Se enviar dois e-mails por semana para cada contato, por exemplo, com conteúdo qualificado e link para sua página, ao final do mês você terá enviado 480 mil e-mails. Se desses 480 mil e-mails enviados você receber 20% de cliques, ao final do mês serão 96 mil novos visitantes na sua página. Vale a pena tentar, não?

Investimento baixo

Comparado aos investimentos com divulgação através de mídias tradicionais, como anúncios impressos, rádio e TV, enviar um e-mail marketing não custa praticamente nada. 

Com uma boa ferramenta, como o MailChimp, você não apenas automatiza o processo de envio, como também consegue fazer a segmentação dos clientes de acordo com fatores como idade, região, gênero, etc. 

Além de o investimento ser bem menor, ele é mais focado, e você tem a certeza de que está atingindo pessoas que têm alguma relação ou interesse pelo seu negócio.

Relacionamento com o cliente

O e-mail marketing é um excelente recurso para um loja se relacionar com o cliente, fidelizar o público e reforçar sua marca. 

Quando enviadas periodicamente e com conteúdo de relevância, as mensagens geram empatia e o desejo de compra. 

É importante lembrar que um e-mail marketing que represente um negócio sério, deve conter um link que ofereça a possibilidade de um contato desistir de fazer parte da lista. No mais, faça um bom trabalho que ele será reconhecido.

Como escrever um e-mail marketing que gere conversão

Como ressaltamos anteriormente, o e-mail marketing deve conter conteúdo relevante ao seu público-alvo, como informações relacionadas ao seu produto/serviço, novidades, lançamentos, ofertas, entre outros.

Mas, fora o conteúdo, há algumas estratégias que você pode adotar para ter melhores resultados, tais como:

1 – Segmente sua lista de contatos

Por melhor que seu texto seja, ele não vai atrair clientes se você não estiver escrevendo para o público certo. Portanto, a primeira coisa a fazer é segmentar sua lista de contatos. 

Separe-a em categorias, como:

  • Características demográficas
  • Interesses/ Indústria
  • Participação em concursos e promoções
  • Origem

Para elaborar um texto eficaz para cada categoria, pense como o seu cliente. Defina que necessidades e desejos poderiam motivá-lo a prosseguir lendo seu e-mail e, por fim, adquirir seu produto. 

Segmentação da lista de e-mails resulta em 50% mais cliques. 

2 – Personalize seus e-mails

Tenha em mente que você está competindo com mais uns cem e-mails na caixa de entrada do seu cliente. Ou seja, é importante que o seu se destaque. 

Veja algumas dicas de como fazer isso:

  • Utilize o primeiro nome do cliente;
  • Use pessoas como remetentes (não a sua empresa);
  • Personalize seus e-mails automatizados.

Ações simples, como colocar o nome do destinatário no corpo do e-mail ajuda a criar laços, aumentar a confiança e motivar a ação.

3 – Use uma chamada clara e atrativa

Utilize palavras que instiguem a ação. Pesquisas mostram que leitores tendem a agir com mais frequência quando leem textos com mais verbos. 

Algumas palavras são muito eficazes, tais como:

  • Adquira
  • Compre
  • Comece
  • Assine

Motive seus clientes a agir, construindo uma chamada que estimule a vontade de clicar. Uma boa dica é inserir palavras ligadas a benefícios como “grátis”, “ganhar”, “exclusivo”, etc.

4 – Título e conteúdo devem ser compatíveis

Criar um título interessante só para chamar a atenção e não desenvolver um texto compatível é um grande erro. 

A chamada deve ser uma prévia do conteúdo do e-mail. Não manche a reputação do seu e-commerce com informações não compatíveis.

Isso é muito importante para manter a confiança do cliente e garantir que ele não vá mandar seu próximo e-mail direto para caixa de spam. 

Lembre-se que mesmo que uma boa chamada garanta acessos, se não houver um bom texto de suporte ela não irá converter em vendas.

5 – Mesma identidade para e-mail e página de destino

O e-mail marketing é apenas uma porta de acesso para o seu e-commerce e produtos. Portanto, ele deve conter um CTA com link que leve direto a sua página ou ao produto anunciado.

Importante: certifique-se que ao clicar nesse link seu cliente seja redirecionado para um destino coerente com a campanha apresentada no e-mail marketing. 

Deve haver consistência visual e de informações entre seu e-mail e página de destino, caso contrário seu cliente ficará confuso, ao invés de se sentir confiante em relação ao seu produto. 

Crie uma identidade visual fácil de ser identificada, com imagens e textos atrativos.

Capriche em todas as formas de envio

Como todos os dados apresentados acima comprovam, criar uma estratégia de comunicação com cliente via e-mail fideliza o consumidor e aumenta as vendas.

Agora, além de um envio de e-mails eficiente, é importante manter o envio de encomendas em dia.  Nada de vender mais e atrasar as entregas.

Para cumprir o prazo de envio do pedido e garantir o transporte rápido de encomendas, você pode contar com a Flash Courier.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier atua com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume) e entrega expressa.

Com soluções diversificadas que contemplam às necessidades específicas de cada negócio, a transportadora atende todo território nacional.

Visite nosso site, conheça nossos serviços, e garanta o transporte seguro e rápido dos seus produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *