Checkout no e-commerce: como melhorar a experiência do cliente 

Checkout no e-commerce: como melhorar a experiência do cliente 

Donos de loja virtual geralmente concentram suas atenções na parte de marketing e vendas, o que obviamente é importante. Porém, há outro elemento que é crucial para as conversões: a experiência do cliente na hora de fechar negócio, ou seja, no checkout.

O processo de checkout é onde você transforma visitantes em clientes. Não importa a eficácia do seu marketing se você não conseguir convencer as pessoas a passar pelas etapas de conclusão da compra e pagamento.

Checkout no e-commerce: como melhorar a experiência do cliente 

Importância do checkout no e-commerce

Clientes online se preocupam bastante com o processo de finalização da compra. Não há uma pessoa que não pense duas vezes em inserir dados para pagamento em um site, ainda mais se for a primeira vez que compra na loja.

Segundo pesquisa da Baymard, a taxa média de abandono de carrinho no comércio eletrônico é de quase 70% e isso se deve a diversos problemas apresentados na hora do checkout, como informações de frete inesperadas e muitos processos a serem executados.

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No caso de uma loja física, isso significaria que de cada 100 pessoas que entram no seu estabelecimento, só 30 compram algo. O resto apenas lota seus corredores e mexe nas suas prateleiras. 

Existe algo que você possa fazer sobre isso? Sim. Na verdade, a maioria desses problemas de checkout é bastante simples de corrigir.

5 maneiras de melhorar o processo de checkout 

Melhorar a experiência de checkout é principalmente uma questão de simplificar seus formulários, abordar as dúvidas e incertezas dos clientes e garantir que eles tenham todas as informações necessárias para tomar a melhor decisão.

Para começar, tente seguir estas cinco dicas:

1. Simplifique e diminua formulários

Imagine-se preenchendo um longo formulário de pagamento. Você escreve cuidadosamente seu endereço de cobrança e envio, insere dados pessoais e tenta se lembrar do número do seu cartão de crédito.

Não é a mais agradável das experiências, certo? Um estudo sobre conversão em formulários mostra que apenas 3% dos usuários preencheriam formulários com 4 ou mais campos. 

É por isso que você não apenas precisa simplificar os formulários, mas também torná-los inteligentes para criar uma melhor experiência do usuário. Quando se trata do assunto, siga o mantra: “Curto é bom. Quanto mais curto, melhor”. 

2. Permita a compra express

Compreenda que muitas pessoas só estão interessadas em realizar uma compra rápida. Eles não querem necessariamente entrar em um relacionamento com sua loja. 

Forçar esses compradores a criar uma conta no seu site (e verificar seus e-mails) prejudica suas taxas de conversão. De fato, de acordo com um relatório da Selz, 20% dos compradores abandonarão seu carrinho de compras se tiverem que criar conta de usuário.

O guest checkout (compra de convidado) ou compra express, possibilita que pessoas que não tenham cadastro na loja realizem pedidos apenas informando dados básicos no momento do fechamento do pedido, como endereço e e-mail, o que já permite que você tente uma futura comunicação.

3. Adicione selos de segurança na página de checkout

Como ainda existe fraude online, é comum visitantes pensarem duas vezes antes de compartilharem suas informações de cartão de crédito. Especialmente se for um site que eles estão usando pela primeira vez. 

A adição de selos se segurança na página de checkout dá ao cliente maior confiança para efetuar a compra. 

Além disso, você deve ter bem claro em sua mente que o investimento em segurança online é imprescindível para proteger sua empresa e seus clientes.

Entre os selos mais usados podemos destacar:

4. Ofereça múltiplas opções de pagamento

Não é difícil disponibilizar formas variadas de pagamento online para a conveniência dos clientes, mas ainda existem muitos e-commerces que restringem as opções. 

O ideal a fazer é analisar seu público-alvo e avaliar quais opções de pagamento melhor atendem suas necessidades. Por exemplo, se de acordo com sua pesquisa, a maioria dos visitantes usa carteiras online, em vez de cartão de crédito ou débito, certifique-se de fornecer várias opções de carteira.

Diversas soluções de pagamento estão disponíveis para lojas online. Se ater somente aos métodos tradicionais via cartão, pode fazer com que você perca clientes na hora do checkout. 

5. Mostre um barra de progresso do processo de compra

Você já percebeu o detalhamento do processo de “Fazer login” para “Fazer pedido” na parte superior da página de grandes e-commerces, como a Amazon? Este é um ótimo exemplo de uma barra de progresso.

Se a sua loja online não incluir algum tipo de indicador de progresso, as pessoas não terão como saber quão próximas do final da compra elas realmente estão. Assim, podem pensar que a experiência de checkout será longa e chata, o que é ruim para os seus negócios. 

Ao adicionar uma barra de progresso, você mostra aos clientes exatamente quantas etapas restam antes que eles possam finalizar seu pedido.

Uma boa experiência de checkout garante as vendas

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O abandono do carrinho de compras prejudica sua receita, e processos mal elaborados de pagamento são uma das maiores razões para que isso aconteça. 

Em vez de se concentrar apenas no front-end, dedique-se a otimizar seu processo de checkout. Isso deixará seus clientes ansiosos para comprar e ajudará você a aumentar as taxas de conversão.

Deixe claro valores e informações referentes a entrega do produto. Oferecer opções de variadas de frete e entrega expressa também podem ser grandes motivadores para o cliente fechar o pedido.

Para garantir o compromisso com os prazos e agilidade no transporte de encomendas, sua loja pode contar com o serviço de transportadoras especializadas em e-commerce, como a Flash Courier.

Com foco no transporte de cargas fracionadas (pequeno volume), a Flash Courier atende todo território nacional.

Especializada em entrega expressa, a empresa possui tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Visite nosso site, conheça nossas soluções e melhore cada vez mais a experiência do seu cliente.

 

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