Métodos de pagamento online para sua loja virtual

Métodos de pagamento online para sua loja virtual

No início do comércio eletrônico, as opções de pagamento online eram muitas vezes limitadas às transações via cartão. Porém, agora, há uma variedade muito maior de métodos de pagamento disponíveis e acompanhar as preferências dos clientes é um desafio para donos de e-commerce.

Métodos de pagamento online para sua loja virtual

Opções de pagamento online: estatísticas

Há uma grande variedade de opções de pagamento online disponíveis para lojas virtuais, mas a pergunta é: quais atraem mais os compradores?

Para responder essa dúvida, estatísticas do WorldPay mostram os métodos atuais de pagamento online ao redor do mundo:

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Entre eles, pagamentos com cartão de crédito e débito ainda são os mais populares, mas as carteiras digitais e outros meios estão crescendo rapidamente no gosto do público.

De fato, se olharmos para as tendências futuras, as carteiras digitais (ou e-Wallets) serão as mais usadas para compras online nos próximos anos.

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Apesar disso, no momento, de acordo com o Relatório Top 1.000  do Internet Retailers, pouquíssimos varejistas estão aceitando muito mais do que o pagamento online via cartão e PayPal.

Por que é importante oferecer opções variadas de pagamento online? 

Ao oferecer mais opções de pagamento, a loja atrai e atende a um número maior número de clientes, garantindo que as pessoas não abandonem seus carrinhos de compras porque não podem pagar da maneira que desejam.

Além disso, certas soluções de pagamento online tornam a compra mais rápida e fácil para o consumidor.

Por exemplo, o Amazon Pay permite que pessoas com uma conta existente na Amazon (pelo menos 300 milhões de clientes em potencial) paguem simplesmente digitando seu nome de usuário e senha, uma vez que há integração com os demais dados do cliente já inseridos na plataforma.

Isso simplifica a finalização da compra e processo de checkout, o que ajuda a aumentar as conversões.

Quais opções de pagamento online os varejistas devem escolher? 

Essa é uma questão que deve ser analisada com cuidado, pois ao mesmo tempo que você quer disponibilizar mais opções e agradar seu cliente, precisa também ser capaz de equilibrar os recursos necessários para gerenciar vários métodos de pagamento.

No mais, algumas soluções de pagamento online têm taxas de transação mais altas que outras, portanto, tudo isso precisa ser avaliado e levado em consideração.

Para diminuir a lista de opções e facilitar sua decisão, você pode pesquisar sobre as preferências dos usuários em sua localização, uma vez que às preferências de pagamento variam muito de país para país.

No Brasil, por exemplo, o pagamento online via cartão ainda é a opção mais popular. Mas devemos levar em consideração, que isso se deve em grande parte a falta de oferta de outras opções por parte das lojas.

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Fonte: Uma volta ao mundo em meios de pagamento

É provável que os pagamentos por cartão permaneçam na liderança por mais algum tempo, por isso, é essencial que os varejistas ofereçam no mínimo a possibilidade de pagar via crédito e débito.

Mas e outras opções? Vejamos algumas soluções de pagamento online comuns e seus benefícios para o seu negócio.

Carteira digital (e-Wallet)

As carteiras digitais são um termo genérico para uma variedade de métodos de pagamento digital que não exigem cartão físico, embora geralmente estejam vinculados a contas e cartões bancários.

O benefício das carteiras digitais é que elas podem tornar os pagamentos online (e offline) mais convenientes para os clientes, uma vez que não é preciso inserir detalhes do cartão e endereço, nome de usuário e senha já bastam.

Para os varejistas que desejam reduzir o abandono de carrinho, esse método simplifica o preenchimento de formulários e, portanto, torna mais fácil e rápido para os clientes concluírem as compras.

Outra vantagem é que ele também pode reduzir possíveis preocupações com a segurança do pagamento, pois as carteiras digitais normalmente não passam os detalhes do cartão para o site.

Aqui estão algumas das opções mais comuns de carteiras digitais:

  • PayPal 

O PayPal geralmente é a próxima solução mais popular após o pagamento com cartão, e provavelmente a mais reconhecível de todas as alternativas de carteira digital.

Com uma estimativa de 277 milhões de contas, o grande número de usuários do PayPal o torna uma opção atraente para os varejistas.

  • Apple Pay / Google Pay

Ambos os métodos foram projetados para dispositivos móveis. Os clientes podem pagar usando os detalhes do cartão armazenado em seus smartphones ou tablets.

Offline, pode ser usado como pagamento sem contato, enquanto online pode ser usado com reconhecimento facial ou identificação de impressão digital.

Para os varejistas online, o Apple Pay e o Google Pay oferecem uma maneira de aumentar as conversões de compradores móveis, uma vez que tornam o checkout via mobile muito fácil, com os pagamentos demorando apenas alguns segundos.

  • Visa Checkout / Masterpass

Estas são as opções de carteira digital oferecidas pela Visa e Mastercard. Ambos funcionam da mesma maneira que o PayPal e o Amazon Pay.

As vantagens para os varejistas são o pagamento e checkout simplificados devido aos detalhes salvos no cartão. Ambos estão crescendo rapidamente, mas atualmente têm menos usuários do que Amazon ou PayPal.

Boleto

No Brasil, o boleto ainda é uma opção muito buscada por pessoas que fazem compras online, principalmente devido às vantagens que muitos e-commerces oferecem para quem escolhe esse método de pagamento, como desconto na compra à vista.

Embora a desvantagem desse meio seja o fato de o cliente pode desistir de adquirir o produto — e simplesmente não pagar o boleto —, continua sendo uma alternativa segura visto que o próprio documento vale como comprovante.

Transferência

A maior vantagem da transferência é o fato de não haver custos para o e-commerce, uma vez que essa transação é feita diretamente entre o cliente e o banco, de modo que a loja recebe o valor integral das vendas.

Embora alguns clientes possam relutar em pagar dessa forma, já que devem preencher seus dados bancários e arcar com as taxas de transações entre diferentes bancos, se for o caso, ainda é uma opção segura e simples.

Atendendo às expectativas do cliente online

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Para os varejistas, o desafio é escolher as melhores opções de pagamento online para seu mercado-alvo.

Por exemplo, se você está vendendo itens de moda para uma população mais jovem, com maior probabilidade de usar smartphones, opções de pagamento móvel mais rápidas, como o Apple Pay, podem funcionar bem.

Além de oferecer ao seu e-commerce um alcance mais amplo, fornecer uma variedade de métodos de pagamento pode reduzir e simplificar o processo de checkout, diminuindo as taxas de abandono de carrinho.

Com as preferências dos clientes mudando, é preciso reagir à demanda e fornecer a melhor experiência de compra online para atrair uma grande variedade de consumidores.

E lembre-se que após o pagamento ser feito, começa a verdadeira expectativa do cliente: receber o que comprou. Por isso, não descuide do processo de entrega.

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