6 erros de SEO no e-commerce que você pode corrigir agora

6 erros de SEO no e-commerce que você pode corrigir agora

SEO (Search Engine Optimization – Otimização para as ferramentas de busca) é um conjunto de diretrizes divulgadas pelo Google sobre como melhorar a colocação de um site nos resultados de busca. 

Fundamental para uma loja que queira “aparecer” na internet, veja como otimizar seu site corrigindo erros simples de SEO.

6 erros de SEO no e-commerce que você pode corrigir agora

Ações rápidas para corrigir erros de SEO no comércio eletrônico

O juiz final do seu SEO é o Google, que atualiza regularmente seus algoritmos. Às vezes, essas atualizações são mínimas e, outras vezes, enormes, como a varredura do Google Panda em 2014

Em sua busca por ‘conteúdo de baixa qualidade’ e más práticas de SEO, o Google desclassificou sites em todo o mundo. Em uma estimativa aproximada, cerca de 7,5% de todos os sites em inglês foram afetados e alguns negócios online nunca se recuperaram.

Para evitar que isso aconteça com o seu e-commerce, fique atento a mudanças anunciadas pelo Google e verifique regularmente seu site em busca de erros comuns de SEO, como os que iremos citar a seguir.

Erro 1: Exagerar no uso de palavras-chave 

O uso de palavras-chave é uma das estratégias mais valiosas que você pode tem para otimizar seu e-commerce.

No entanto, quando você exagera, repetindo essas palavras de forma forçada, o Google e demais buscadores podem penalizar seu site, diminuindo sua relevância. 

Seu conteúdo deve parecer natural, apesar dos termos certos estrategicamente colocados.

Ação rápida:

Verifique todo seu site – incluindo descrições de produtos, metatags e URLs – quanto ao uso excessivo de palavras-chave.

Erro 2: Esquecer as tags e meta-descrições

Otimizar suas meta-descrições e tags de título com suas palavras-chave (de forma equilibrada) ajuda na sua classificação de SEO. 

A tag de título é o título que aparece no topo de um resultado de pesquisa, enquanto a meta-descrição, geralmente um pouco mais longa, é exibida abaixo. Por exemplo: 

seo-descricao-ecommerce

O Google usa isso para descobrir quem é seu público e exibir seu conteúdo para ele. 

As tags de título e as meta-descrições também informam ao usuário quem você é e o que você está oferecendo. Além disso, se a sua descrição corresponder bem ao conteúdo do seu site, você receberá uma aprovação extra dos rastreadores do Google, melhorando sua classificação nos resultados de pesquisa.

Ação rápida:

Em 155 caracteres ou menos, crie uma descrição incisiva que inclua palavras-chave relevantes e corresponda ao conteúdo do seu e-commerce. 

Erro 3: Publicar conteúdo de baixa qualidade

Uma dúvida comum é se é melhor publicar muito conteúdo, correndo o risco de diminuir sua qualidade, ou menos, porém com qualidade superior. 

O ponto principal aqui é que um texto mal escrito, com poucos fatos verossímeis ou não relevante para o que você está vendendo, ou que tenha links para sites duvidosos, irá derrubá-lo rapidamente no ranking do mecanismo de pesquisa. 

Por outro lado, se você postar menos, mas manter o nível do seu conteúdo, irá melhorar seu SEO mais devagar, mas definitivamente não perderá terreno. 

Ação rápida:

Escreva tantos artigos quantos você puder gerenciar, mantendo seu teor interessante, envolvente e útil para seus leitores. Publique seus artigos nas mídias sociais para construir sua credibilidade como uma autoridade em seu setor.

Erro 4: Não permitir reviews de produtos 

O Google adora atualizações, então, é importante adicionar novas imagens de produtos, descrições e atualizar seu blog regularmente. 

Outra maneira excelente de aumentar seu conteúdo é permitir comentários de clientes. Esta poderosa ferramenta de vendas no comércio eletrônico comprovadamente aumenta as taxas de conversão e os lucros. 

Na verdade, grande parte dos consumidores vão direto para as avaliações antes de gastar mais tempo e dinheiro no seu e-commerce. 

As lojas online com 50 ou mais avaliações têm uma classificação melhor do que aquelas sem, porque mostram credibilidade, outra coisa que o Google adora. E como um bônus adicional, seus clientes estão fazendo o trabalho de criar conteúdo para você.

Ação rápida:

Adicione uma seção de avaliação do produto no seu site. Lembre-se também de adicionar “reviews do produto” ao seu conjunto de palavras-chave.

Erro 5: Ter páginas de erro 404

Quanto mais conteúdo há num site, mais difícil perceber se há links corrompidos, resultando em páginas de erro 404. Se você tiver sorte, um cliente irá alertá-lo sobre isso. 

Porém, antes que isso aconteça, centenas de outros leads em potencial terão acessado a página e navegado para fora, não apenas da página, mas de todo o seu site. 

Um erro 404 não apenas incomoda os visitantes e aumenta sua taxa de rejeição, como também é uma página desperdiçada. Ele não fornece nenhum dado para os rastreadores do Google e, portanto, não ajuda em nada no SEO. Inclusive, pode até prejudicá-lo.

Ação rápida:

Use o Google webmaster / Google Search Console para verificar se há links quebrados e, em seguida, corrija-os.

Quando uma página do seu e-commerce não for mais útil (talvez você não ofereça mais o produto ou serviço, ou uma postagem do blog esteja desatualizada), basta dizer aos visitantes que ela não está mais disponível. Não redirecione-os para sua página inicial ou algum outro conteúdo não relacionado. Isso pode resultar em más avaliações.

Erro 6: Baixa velocidade de carregamento 

Se o seu site demora muito para carregar, os visitantes ficam irritados e desistem antes mesmo que o seu conteúdo tenha a chance de ser exibido.

O Google sabe disso e fica de olho na velocidade do seu site. Quanto mais rápido, melhor para o SEO.

Para conseguir isso, seu site deve ser totalmente otimizado quando o desenvolvedor o entregar. Então, conforme você adiciona novo conteúdo, como fotos ou vídeos relacionados a produtos ou textos no blog, você precisa verificar a velocidade. 

Peça ao seu desenvolvedor para otimizar novamente assim que começar a desacelerar.

Ação rápida:

Teste a velocidade do seu site regularmente acessando GTmetrix e inserindo seu URL. Verifique a lista de erros e conserte-os o mais rápido possível.

Priorize a experiência do cliente

Tendências no comércio eletrônico para 2020

SEO é uma ferramenta de marketing importante para o seu negócio de comércio eletrônico e acertar é vital. 

Use esta lista de erros comuns de SEO para identificar e corrigir quaisquer problemas o mais rápido possível, não apenas uma vez, mas continuamente. 

Você aumentará suas classificações no mecanismo de busca e influenciará positivamente como as pessoas entendem quem você é e o que você está vendendo. 

Isso tem um impacto enorme em suas taxas de cliques e conversões e, portanto, em seus lucros. Vale a pena o esforço.

No mais, certifique-se de cumprir exatamente o que seu site promete e entregar uma excelente experiência de compra online ao cliente.

Prime pelo correto atendimento de pedidos e entrega ágil da encomenda.

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier é especializada na entrega rápida para comércio eletrônico. 

Com soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendemos todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e conte conosco para prestar o melhor serviço de entrega aos seus clientes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *