Soluções omnichannel para uma nova era no varejo online

Soluções omnichannel para uma nova era no varejo online

As restrições causadas pela pandemia do novo coronavírus tiveram grande impacto no varejo online, levando grande parte da população a fazer compras pela internet.

Mas, e as lojas que não estavam presentes no mundo virtual, como lidaram com o fechamento do comércio físico?

Saiba mais sobre o atual cenário do e-commerce, o que esperar e como adotar uma estratégia omnichannel para ficar a frente da concorrência.

Soluções omnichannel para uma nova era no varejo online

Mudanças no varejo durante a pandemia

Quando a pandemia global abalou o setor de varejo, muitas empresas lutaram para lidar com as consequências. 

Há uma infinidade de motivos pelas quais os varejistas, incluindo lojas de departamento e marcas icônicas, amargaram prejuízos ou encerraram suas operações durante o primeiro semestre de 2020.

No entanto, uma razão é clara: as empresas que não tinham canais digitais ou não estavam com seu e-commerce redondo, não estavam preparadas para o aumento das compras online.

Quando as lojas fecharam, os consumidores recorreram a internet para fazer compras e mesmo quando o comércio começou a reabrir, muitas pessoas se sentiram mais confortáveis ​​fazendo compras de casa, devido a preocupações com o COVID-19.

Essa expansão acelerada do e-commerce durante os meses mais críticos da quarentena, não mostra sinais de queda. 

Pesquisadores estimam que o crescimento do mercado de logística de comércio eletrônico acelerará a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de quase 12% até 2024.

Dados da Nielsen, Comscore, Global Web Index, Kantar e MindMiners foram compilados em uma publicação da Infobase Interativa e mostram que 13% da população comprou pela internet pela primeira vez. Outros 24% dos brasileiros estão fazendo mais compras online.

Em um ano marcado pela imprevisibilidades, uma coisa se tornou clara: é fundamental que empresas e marcas naveguem nas ondas crescentes do varejo online.

É o momento de aproveitar para vender e divulgar seus produtos e serviços pelos mais variados meios, criando uma experiência de compra e venda facilitada, em que todos os seus canais de relacionamento com o público funcionem de forma integrada.

Uma estratégia de logística omnichannel requer uma experiência integrada de atendimento e entrega em todos os canais.

O conceito sobre o que é omnichannel vai muito além de a empresa estar presente em todos os canais de venda ou comunicação.

Adotar uma rede de logística versátil e dinâmica auxilia o varejo online a implementar uma abordagem omnichannel, dando-lhe mais flexibilidade operacional e uma vantagem competitiva.

O que o varejo online pode esperar nos próximos meses

Para os varejistas, a temporada de compras natalinas pode representar até 40% das vendas anuais. Porém, fazer esse planejamento em 2020 é como montar um quebra-cabeça com peças faltando.

As lojas poderão funcionar em seu ritmo normal? Os consumidores se sentirão seguros ao comprar nelas? Quanto as pessoas vão gastar devido ao cenário econômico?

Mais uma vez, o comércio eletrônico se destaca como solução mais viável e confiável.

No ano passado, as vendas do e-commerce atingiram recordes históricos em novembro e dezembro. Mas, embora o e-commerce possa parecer a aposta mais segura, alternar entre o varejo tradicional e o varejo online não é tão simples.

Sem a estrutura certa, realizar vendas online pode custar caro, uma vez que o e-commerce exige mais processos logísticos que as operações tradicionais.

Para começar, se você quiser aproveitar o aumento da demanda online, precisará armazenar mais estoque. Fazer isso, ao mesmo tempo que gerencia seus canais de marketing e venda, é bastante complexo.

Essa é a hora de chamar especialistas em logística (3PL), que possam cuidar das etapas de atendimento de pedidos, picking e packing e entrega de produtos.

Terceirizando esses serviços, você amplia sua estratégia omnichannel e ganha tempo para se dedicar ao que realmente sabe, focando nas vendas e crescimento do seu negócio.

Atendimento omnichannel e logística no varejo online

Em um modelo de atendimento omnichannel, os varejistas costumam gerenciar uma mistura de lojas físicas, atendimento interno e canais online. 

No entanto, adicionar canais de vendas cria camadas de complexidade e adotar uma abordagem fragmentada produz confusão e ineficiências.

Um provedor terceirizado de logística (3PL) como a Flash Courier, pode ajudar empresas a gerenciarem o atendimento de pedidos em todos os canais, de e-commerce a business-to-business e lojas de varejo.

Com tecnologia inovadora e experiência em cadeia de suprimentos, a Flash cria soluções de logística personalizadas que são dimensionadas e flexíveis, moldadas conforme a necessidade de cada negócio. 

Outra vantagem de fechar essa parceria, é contar com a tecnologia certa, que desempenha um papel fundamental na criação de uma estratégia de logística econômica e ágil.

As ferramentas certas, funcionando de forma automatizada, ajudam as marcas a gerenciarem pedidos, níveis de estoque, custos de frete, rotulagem, rastreio e entrega.

A tecnologia que permite a visibilidade da cadeia de suprimentos, automação de armazém, mercado e integração de carrinho de compras e análises prescritivas e preditivas fazem parte da criação de uma experiência omnichannel perfeita para os clientes.

A boa notícia, é que varejistas não precisam investir em tecnologia, armazém caros ou equipamento adicional para criar uma estratégia de atendimento multicanal. Uma 3PL faz isso por você.

Agora é a hora de se concentrar em sua estratégia de varejo online

6 dicas para melhorar a operação do seu e-commerce na Black Friday 2019

A pandemia forçou os comerciantes a examinarem suas capacidades no varejo online.

A terceirização de logística ajuda os vendedores a gerenciar o futuro com mais habilidade, desde quarentenas a escassez de mão de obra, considerações sazonais e mudanças nas necessidades do consumidor.

Um provedor de logística terceirizado pode oferecer o espaço, as pessoas e os sistemas certos para ajudar sua empresa a mudar rapidamente seu plano de jogo para enfrentar os desafios do futuro.

Especializada em e-commerce, a Flash Courier é uma 3PL que conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier oferece soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendendo todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços e garanta o melhor serviço de logística para e-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *