Como garantir a entrega rápida em tempo de pandemia

Como garantir a entrega rápida em tempo de pandemia

A pandemia do COVID-19 reformulou a economia mundial e gerou um aumento significativo na demanda pelo comércio online e entrega rápida.

Nesse novo cenário, algumas empresas estão indo excepcionalmente bem, enquanto outras estão lutando com problemas de logística inesperados.

Se o seu e-commerce está enfrentando dificuldades, veja o que você pode fazer para melhorar sua situação e garantir a qualidade da entrega para os seus clientes.

Como garantir a entrega rápida em tempo de pandemia

4 dicas para manter a entrega rápida no e-commerce

Se a pandemia pegou sua operação logística desprevenida, há algumas coisas que você pode começar a fazer para voltar a equilibrar a balança. 

Vejamos quatro estratégias para aplicar pensando em melhores resultados agora e para o futuro.

1. Otimize seu controle de estoque

Seus itens mais vendidos estão saindo mais rápido do que nunca, enquanto seus fornecedores estão com atrasos na produção. Hora de assegurar seu lucro e estoque com uma boa estratégia de vendas.  

Crie promoções e ofertas para impulsionar a venda de itens de saída lenta e, conforme eles se esgotam, compre menos desses e organize seu estoque para otimizar a saída dos campeões de venda.

Isso vai garantir mais dinheiro para você e maior agilidade no processo de picking e packing, o que favorece a entrega rápida.

Quando você começar a fazer essa alteração, informe ao seu fornecedor. Seus parceiros darão as boas-vindas à estabilidade e ao fluxo de pedidos. A comunicação pode garantir que, juntos, vocês sejam capazes de reabastecer e evitar rupturas de estoque.

É preciso ter a liquidez necessária para manter as operações em funcionamento. A liquidez prepara você para a mudança. Mova ativos e gastos da melhor maneira possível, minimizando qualquer excesso.

2. Feche parcerias sólidas

O boom do comércio eletrônico causado pela pandemia sobrecarregou rapidamente a maioria dos sistemas e lojas.

A Amazon lutou para cumprir sua promessa de remessa Prime. Os serviços de entrega de alimentos e mercearias enfrentaram a escassez de trabalhadores e uma demanda sem precedentes.

As pequenas lojas de comércio eletrônico sofreram com o aumento dos custos de envio à medida que a disponibilidade diminuiu. Fabricantes e fornecedores reduziram a velocidade de entrega ou fecharam. 

Os clientes reagiram em pânico, comprando tudo o que podiam com medo de ficar sem.

Agora, o pânico está diminuindo e um novo elemento está impulsionando a atual onda de compras online: o tédio. Mesmo com a reabertura do comércio, muitos ainda estão com medo de aglomeros. Isso significa gastar mais com entretenimento dentro de casa. 

Por isso, jogue pela janela as velhas previsões de demanda e comece a criar novas com base na economia atual. 

Planeje proteções de curto prazo e veja que empresas de logística e transporte de mercadorias se mantiveram firmes, mesmo em meio a pandemia. É esse tipo de parceiro que você precisa quando as coisas apertam.

3. Mantenha o cliente informado

Revise sua plataforma de comércio eletrônico para garantir que os preços e a disponibilidade estejam corretos. Verifique se há atualizações que precisam ser feitas.

Examine os produtos em estoque e cheque com os fornecedores como está o andamento de suas operações para garantir reposições.

Se você estiver trabalhando com um 3PL, revise os detalhes de envio combinados com este parceiro. Certifique-se de que eles ainda podem cumprir o que você está prometendo aos compradores.

Se algum aspecto do seu negócio estiver mudando devido ao coronavírus, notifique os clientes. Procure soluções omnichannel que facilitem o gerenciamento de suas mensagens em plataformas e canais, melhorando a  experiência do cliente.

Enquanto você realiza esses esforços, facilite o processo de vendas. Se você puder remover qualquer etapa do check-out, faça-o. Isso ajuda a reduzir o abandono do carrinho de compras. 

Manter uma comunicação clara com o cliente nesse período de incertezas é mais importante do que nunca para minimizar frustrações e evitar prejuízos futuros.

4. Reduza a distância de envio

Quase todas as cadeias de suprimentos estão enfrentando mudanças significativas nos tempos de envio e na disponibilidade. 

Reduzir a distância do envio de mercadorias diminuirá seus custos de frete e tempo de entrega. Isso pode ser muito importante se você estiver atendendo áreas que são especialmente afetadas pela pandemia. 

Dividir seu estoque em vários depósitos e centros de distribuição pode ajudá-lo a atender seus clientes com mais rapidez.

Da mesma forma, a diversificação pode proteger as operações e reduzir riscos. Se alguém ficar doente em um local, você já tem um backup instalado. 

Quer você use um 3PL ou administre seus próprios depósitos, comece a procurar oportunidades que ofereçam maior agilidade operacional e favoreçam a entrega rápida.

Lembre-se: concentre-se em opções que ajudam o seu negócio também a longo prazo.

Garanta a entrega rápida no seu e-commerce

Transporte de Carga Fracionada

Sua resposta aos imprevistos gerados pelo COVID-19 é parte de uma resposta geral de negócios. Não basta apagar o fogo e esperar. Continue se movendo e pensando em maneiras de fazer seu e-commerce crescer.

Para começar, você quer ter certeza de que está entregando mercadorias dentro do prazo estipulado. Por isso, não se esqueça de atualizar sites e enviar mensagens de e-mail para comunicar quaisquer atrasos.

Ao mesmo tempo, pode ser necessário mudar suas parcerias para dar conta da demanda e manter a qualidade do seu serviço. 

A própria Amazon enfrentou problemas de estoque e atraso no envio, o que levou muitos vendedores a buscar suporte externo de uma 3PL para manter a entrega rápida. 

Especializada em e-commerce, a Flash Courier é uma 3PL que conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Há mais de 20 anos no mercado, a Flash Courier oferece soluções diversificadas para suprir às necessidades específicas de cada negócio, atendendo todo território nacional.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossas opções e garanta a entrega rápida no e-commerce.

 

 

 

 

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