Dropshipping para loja virtual: uma boa ou má ideia?

Dropshipping para loja virtual: uma boa ou má ideia?

Geralmente utilizado por e-commerces que estão iniciando e empreendedores de marketplaces, o dropshipping é uma opção de envio que merece ser analisada.

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O que é Dropshipping

De acordo com Worldwide brands, “Dropshipping é um serviço oferecido por alguns atacadistas. Quando você usa um atacadista que oferece DropShipping você não precisa se preocupar com o estoque ou o envio de produtos. Em vez disso, quando você recebe um pedido de um cliente, você entra em contato com seu fornecedor e ele o envia diretamente para o seu cliente. Isso significa que você, como varejista, pode vender uma variedade de produtos sem ter que estocar nada. Isso torna o dropshipping muito atraente para negócios online novos, pequenos e baseados em casa”.

Ideia atraente para quem está começando a explorar a venda online, o gráfico do Google Trends abaixo mostra que o interesse pelo dropshipping vem crescendo nos últimos anos.

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Resumindo, o dono da loja virtual vende o produto, encaminha o pedido ao fornecedor (distribuidor), que por sua vez faz o envio da mercadoria para o cliente, em nome da loja.

O lucro para o comerciante vem da diferença de preço entre o valor que ele cobra no e-commerce e o valor que o seu parceiro dropshipping cobra.

5 Benefícios do Dropshipping para o seu e-commerce

Trabalhar com esse modelo de envio é simples: feche parceria com um atacadista de dropshipping e comece a comercializar seus produtos na sua loja virtual.

Dessa forma, o fornecedor se responsabiliza pelo envio e demais questões logísticas envolvidas na entrega do produto.

Benefícios do Dropshipping

Esse modelo de negócio traz vantagens para ambas as partes, uma vez que os distribuidores terceirizam a comercialização e se concentram apenas na logística de estoque e entrega.

Confira outras vantagens de trabalhar com dropshipping.

  1. Maior oferta de produtos

O dropshipping permite que as lojas online ofereçam muito mais produtos do que seria viável se o comerciante precisasse inventariar tudo.

Imagine um varejista que vende máquinas de café. Uma loja física dispõe de espaço limitado para armazenar máquinas de café, então o varejista pode oferecer apenas um ou dois modelos na loja.

Mas online, se o comerciante tiver acordo de dropshipping com vários fornecedores de máquinas de café, ele poderá oferecer dezenas de opções diferentes aos seus clientes.

Além disso, ele pode aproveitar, entrar em contato com outros atacadistas dropshipping e testar outros produtos no seu catálogo de vendas, como café em pó, chás especiais, etc.

Ter uma ampla gama de opções atrai um número maior de clientes em potencial para a loja.

  1. Agilidade nas operações

O dropshipping pode ajudar um comerciante a começar seu negócio mais rapidamente.

Leva tempo até receber mercadorias da fabricante, organizar, fazer inventário e publicar todos os itens em uma plataforma de comércio eletrônico.

Com o dropshipping a maior parte dessas operações ficam a cargo do fornecedor, e o varejista pode começar a vender assim que o produto for publicado na sua loja virtual.  

Segundo o Shopify, “A execução de um negócio de comércio eletrônico é muito mais fácil quando você não precisa lidar com produtos físicos. Você não precisa gerenciar um armazém, embalar e enviar pedidos, rastrear estoques, lidar com devoluções e gerenciar inventário de produtos”.

  1. Custos reduzidos

Como já foi mencionado, comerciantes que utilizam dropshipping não precisam manter os produtos no inventário, ou seja, não é necessário nenhum grande investimento.

A verdade é que a maioria dos empreendedores que adotam esse modelo de negócio começam trabalhando de casa usando apenas um computador.

Como não é necessário comprar os produtos comercializados com antecedência, é possível oferecer uma ampla variedade de opções, atrair clientes, lucrar e ir aumentando o catálogo conforme for conveniente, sem despesas prévias.

  1. Flexibilidade

Um negócio dropshipping pode ser administrado de qualquer lugar e a qualquer momento.

Tudo que o dono da loja virtual precisa é ter conexão com Internet para conseguir se comunicar com seus clientes e fornecedores.

Esse modelo de negócio também confere flexibilidade para que comerciantes fechem parceria com mais de um fornecedor e vice versa, oferecendo um leque maior de opções ao consumidor.

  1. Otimização do tempo

No dropshipping, o varejista não recebe, empilha, armazena, empacota ou envia produtos, o que significa que ele economiza tempo.

Em uma loja virtual startup, onde o lojista também pode ser o empacotador de caixas, esse tempo adicional estará disponível para que ele se dedique a promover e vender produtos, o que beneficia a empresa.

Em operações maiores, economizar tempo pode resultar em uma redução – ou estabilização – dos custos de mão de obra.

Desvantagens do Dropshipping

Toda a conveniência e flexibilidade do dropshipping, porém, tem um preço.

Alguns de seus pontos negativos são:

  • Atendimento ao cliente: como o atendimento não depende só de você, erros cometidos pelo fornecedor, informações erradas sobre o produto, mercadoria enviada errada, entre outros, refletem diretamente na imagem da sua loja.
  • Baixa margem de lucro: tenha em mente que com dropshipping seu lucro será em torno de 20% no valor do produto vendido. Isso significa que você terá que vender um volume significativo para obter lucros consideráveis.
  • Controle de qualidade: você perde o controle de qualidade, já que não pode ver ou testar o produto antes dele ir para o cliente.

Outra questão a se considerar é eficiência do envio do produto para o comprador.

Antes de fechar parceria com um fornecedor 3PL, verifique como funciona sua operação logística e o processo de transporte de mercadorias.

Lembre-se que a agilidade e segurança na entrega é parte fundamental da operação de qualquer e-commerce de sucesso, e que isso impacta diretamente na satisfação do consumidor e na avaliação da sua loja.

Por isso, certifique-se que o seu fornecedor trabalhe em parceria com uma transportadora experiente como a Flash Courier.

Há mais de vinte anos no mercado, a Flash Courier conta com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cotação de frete online, capacidade de armazenagem, expertise em embalagens e frota própria e nova (mais de dois mil veículos).

Com soluções diversificadas que atendem às necessidades específicas de cada negócio, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade na entrega.

Considere as vantagens e desvantagens do dropshipping e defina o que é melhor para o seu negócio online.

De qualquer forma, a Flash Courier estará a sua disposição para garantir que seus produtos cheguem com rapidez e segurança até seus clientes.

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