Marketplace ou E-commerce próprio: o que é melhor?

Marketplace ou E-commerce próprio: o que é melhor?

Ter seu próprio site de vendas ou fazer parte de um marketplace?  Essa escolha pode ser bastante difícil, especialmente para varejistas que não têm experiência anterior com vendas online. 

Embora não haja uma resposta única para essa pergunta, vamos analisar cada opção, seus prós e contras, como funcionam e – mais importante – como se comparam entre si em áreas-chave, como tempo de lançamento e lucratividade. 

E-commerce próprio vs Marketplace: o que é melhor?

O que é um marketplace?

Em linhas gerais, um marketplace é um site que reúne produtos vendidos por diversas lojas online e varejistas.

A variedade de opções  que um marketplace oferece é exatamente o que atrai clientes – assim como um shopping center faz na vida real.

Configurar sua loja online nessas plataformas de comércio eletrônico costuma ser bastante simples, algumas até permitem que você se inscreva com sua conta do Facebook. 

Quanto ao processo de venda, existem três partes envolvidas: o lojista, o cliente e o administrador do marketplace.

Para entender melhor como isso funciona, vamos pegar o popular Mercado Livre como exemplo.

A empresa cuida da manutenção do site, investe tempo e dinheiro para atrair clientes em potencial e oferece um processo seguro de compra e pagamento. No entanto, uma vez finalizada a venda, os produtos não são despachados pelo marketplace – todos os itens são armazenados e enviados pelo vendedor.

Agora, como essas plataformas ganham dinheiro? Cobrando uma comissão para cada transação, uma taxa fixa de adesão, ou oferecendo uma combinação das duas. 

Os benefícios de vender em marketplaces são especialmente interessantes para os vendedores que estão dando os primeiros passos nas vendas online e para aqueles que apreciam a conveniência de não ter que se preocupar com o desempenho do site e manutenção.

Eles também são a primeira escolha para aqueles cujas vendas não são grandes o suficiente para tornar a construção de sua própria loja online uma perspectiva atraente.

Então, quando realmente faz sentido criar seu próprio site de comércio eletrônico?

Vamos dar uma olhada.

O que é um site de comércio eletrônico?

Uma loja online é um site onde um único vendedor comercializa seus produtos/serviços para vários clientes. 

Como o site pertence a um único varejista, existem apenas duas partes envolvidas no processo de venda: o vendedor e o cliente.

Ao contrário dos marketplaces, que garantem que seus sites sejam sempre robustos e ativos, os sites de comércio eletrônico precisam ser configurados e mantidos pelo vendedor. 

Parece algo extremamente complicado, certo? Mas não precisa ser assim. Configurar sua própria loja online não significa que você precisa codificá-la do zero. 

Existem muitas plataformas de comércio eletrônico que oferecem vários recursos e modelos predefinidos para escolher (pense neles como um equivalente do WordPress para sites). 

As três principais plataformas de comércio eletrônico que recomendamos que você analise são WooCommerce, Magento e Shopify. 

Então, como você sabe se vale a pena vender no seu próprio site de comércio eletrônico?

Recomendamos que você considere a especificidade do setor e do negócio em que opera. Você trabalha em um nicho que pode exigir a criação de um site com recursos personalizados? 

Além disso, qual é o volume de vendas esperado que você pretende controlar?

Os sites de comércio eletrônico são construídos para manter o controle do estoque, o que ficaria muito complexo se você lidasse com as várias vendas de um marketplace. 

E-commerce vs Marketplace: principais diferenças 

Agora que explicamos como os marketplaces e sites de e-commerce funcionam, é hora de dar uma olhada mais detalhada em cada opção e no que elas significam para os vendedores.

Veja uma análise básica de como cada solução funciona em termos de tráfego do site, gerenciamento de estoque, atração de clientes em potencial, tempo de lançamento e custos gerais:

Marketplaces

  • Tráfego: O público-alvo é maior, pois os marketplaces oferecem mais opções em um só lugar, o que atrai compradores.
  • Marketing: Apoia os esforços de marketing dos vendedores atraindo, nutrindo e envolvendo leads no site.
  • Inventário: Não executa inventário.
  • Lançamento: Configuração rápida. Na maioria dos casos, você pode fazer isso em um dia ou menos.
  • Custos: Comissões de cobrança (geralmente entre 5-15%); alguns cobram pela adesão. Baixo ou nenhum custo na configuração.

E-commerce próprio:

  • Tráfego: O dono da loja precisa atrair tráfego para o site.
  • Marketing: O vendedor precisa cuidar da geração/nutrição de leads.
  • Inventário: Os sites de comércio eletrônico executam inventário.
  • Lançamento: Você configura o site inteiro sozinho; pode ser demorado no início.
  • Custos: Sem comissão; o vendedor paga apenas pela hospedagem/manutenção do site online.

E-commerce vs Marketplace: o que é melhor afinal?

Saiba como escolher a melhor opção de entrega para e-commerce

Marketplaces são um ótimo ponto de partida para iniciantes em comércio eletrônico; eles permitem que você reduza custos, riscos e o tempo necessário para criar uma loja.

No entanto, se você já tem uma marca estabelecida e não deseja compartilhar seus ganhos, ou precisa de uma solução sob medida que responda perfeitamente às suas necessidades, então criar seu próprio e-commerce pode ser a melhor solução para o seu negócio.

No entanto, independente da sua escolha, é preciso ficar atento a vários processos logísticos que são de grande importância para o funcionamento das suas operações.

Controle de estoque, informações dos consumidores, opções de entrega, códigos de rastreio, prazos de envio, são apenas alguns exemplos do que o lojista precisa monitorar.

No marketplace, o frete e forma de envio também costumam ficar por conta de cada vendedor, e problemas com a entrega de produtos comprados impactam diretamente na avaliação da loja.

Para evitar problemas com a logística de entrega, você pode contar com um operador terceirizado (3PL), como a Flash Courier.

Transportadoras experientes como a Flash Courier, contam com tecnologia de rastreio, sistema próprio de cálculo de frete, frota nova e soluções diversificadas, que atendem às necessidades específicas de cada negócio.

Com mais de vinte anos de mercado, a Flash Courier atende todo território nacional, primando pela agilidade de entrega.

Para saber mais, visite nosso site, conheça nossos serviços, e ofereça a melhor opção de entrega para o seu cliente de comércio eletrônico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *