Estatísticas e tendências para a Black Friday 2020

Estatísticas e tendências para a Black Friday 2020

As vendas são tão altas na Black Friday que a data se tornou crucial para as lojas e a economia em geral.

Com o tão aguardado evento se aproximando, vamos ver algumas tendências e previsões do que os varejistas podem esperar para a Black Friday 2020.

Estatísticas e tendências para a Black Friday 2020

A Black Friday 2020 será afetada pela pandemia do covid-19?

Ano após ano, o número de compradores da Black Friday aumenta de forma constante. 

As vendas online do varejo brasileiro representaram 3,2 bilhões de reais durante a Black Friday 2019, volume 23,6% maior que o registrado no mesmo período do evento em 2018. 

Para 2020, prevê-se que os novos hábitos dos brasileiros desenvolvidos durante o distanciamento social terão grande impacto nas vendas.

As mudanças repentinas obrigaram os consumidores mais desconfiados a se adaptarem ao comércio online. Eles descobriram a praticidade e versatilidade desta opção, por isso, a Black Friday 2020 vai contar com um bom número de novos participantes.

De acordo com pesquisa da empresa de tecnologia global Criteo, os consumidores brasileiros também descobriram novas lojas online favoritas e aumentaram a diversidade de produtos que compram.

Em 2020, algumas categorias dominaram o e-commerce e devem permanecer em alta durante a Black Friday por causa do novo estilo de vida e dos hábitos que os brasileiros desenvolveram durante o pico do Covid-19.

A pesquisa da Criteo revelou que cerca de 53% dos entrevistados disseram que estão cozinhando mais em casa; 46% manterão a prática do home office; 39% estão lendo mais livros; e 50% continuarão se exercitando em casa.

Quais serão os itens mais vendidos?

Graças aos novos hábitos assumidos pela população durante a quarentena, alguns segmentos observaram uma alta expressiva nas vendas online:

  • Itens de cozinha tiveram uma taxa de vendas 200% maior;
  • Dispositivos eletrônicos, como TVs, venderam quase 500% a mais, enquanto as vendas de smartphones foram 248% maiores;
  • As vendas online de roupas quase quadruplicaram;
  • As vendas de itens de decoração para casa aumentaram em mais de 140%.

Esses novos hábitos indicam que as categorias de produtos com as vendas mais altas serão as mesmas que subiram no início deste ano.

Telefones celulares

Um dos itens mais vendidos da Black Friday são os telefones celulares, com cerca de 40% de todas as compras online. Isso se deve aos grandes descontos aplicados aos smartphones. 

Roupas 

Descontos em itens de vestuário atraem um grande número de compradores, com o interesse por roupas de grife no topo da lista. Lojistas costumam dar uma média de 35% a 40% de desconto em roupas e sapatos, que também são bastante disputados.  

Viagens

Um dos lugares em que você verá algumas das maiores economias na Black Friday 2020 é com itens relacionados a viagens. Esta categoria oferece em média 60% de desconto, e foca tanto em passagens como bagagem e demais conveniências. Considerando que esse ano todos os planos de viagem foram adiados, há grande expectativa quanto ao turismo em 2021.

O que esperar do consumidor na Black Friday 2020?

A Black Friday atrai uma variedade de compradores de todas as idades, sexo e faixa etária. Com um grupo tão amplo, não é de admirar que os hábitos de compra também variem.

Veja alguns dados de perfil e preferência do público que pretende comprar na Black Friday 2020:

  • Embora as mulheres ainda liderem o grupo (50,4%), os homens estão lentamente diminuindo a diferença a cada ano (45,1%).
  • Enquanto a geração Y (millennials) encabeça a lista com 53%, a Geração X vem logo em segundo lugar com 49,5% e os baby boomers com 27%.
  • As lojas online (77%) mantêm a preferência dos consumidores. Na sequência, aparecem as lojas físicas (54%), como os shopping centers (33%), as lojas de rua e de bairros (28%) e os supermercados (16%).
  • Quatro em cada dez (44%) consumidores pretendem comprar na semana do evento, enquanto 27% irão às compras no dia e 13% pretendiam ir na primeira quinzena de novembro.

Quais as tendências para a Black Friday 2020?

Como evitar o abandono do carrinho de compras no comércio eletrônico

Com o aumento das compras pela Internet durante a pandemia, tanto as lojas online quanto as grandes empresas de varejo devem aumentar suas ofertas durante a Black Friday 2020 para obter um pedaço do mercado em crescimento.

O primeiro impacto da pandemia no comércio eletrônico foi a súbita queda nas vendas, pelo medo do desconhecido. O segundo representou um dos melhores períodos de crescimento das vendas online.

Só em abril deste ano, o e-commerce registrou um faturamento de R$ 9,4 bilhões, de acordo com o Compre & Confie. Um crescimento incrível em um período fora de grandes datas comemorativas.

Em 2019, as vendas por dispositivos móveis, somente nos primeiros 11 dias de novembro, representaram 52,8% dos pedidos. Portanto, estar preparado para vender no mobile, por aplicativo ou pelo próprio browser, será extremamente importante para a Black Friday 2020.

Quando se trata do varejo físico, mesmo com grandes esforços de publicidade para fazer com que os compradores fiquem em casa e comprem no conforto de seus lares, as estatísticas mostram que os consumidores ainda não estão prontos para desistir da experiência em loja.

Parece que ainda há bastante tempo antes que os clientes abandonem as lojas físicas, mas a tendência contínua de impulsionar as vendas online está definitivamente vendo um declínio na expansão das lojas de varejo.

Para atender aos novos consumidores e às novas tendências de comportamento, aproveite os meses que restam para fazer os ajustes finais na navegabilidade do seu e-commerce, bem como nos processos de check out e pagamento.

Preços, estoques, opções de frete, tudo deve estar perfeito para que suas vendas cresçam nesta data importante para o e-commerce. 

Para que tudo ocorra da melhor forma, você pode contar com operadores logísticos (3PL), como a Flash Courier.

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