Vantagens de aceitar débito online no e-commerce

Vantagens de aceitar débito online no e-commerce

O rápido crescimento do e-commerce brasileiro e consequente aumento da concorrência, faz com que donos de lojas virtuais corram para achar novas soluções que agradem e retenham o cliente. Nesse cenário, disponibilizar opções variadas de pagamento, como o débito online, pode fazer a diferença.

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E-commerce e débito online: uma parceria que dá certo

Por muito anos, fazer compras na internet era uma ideia automaticamente associada a possuir um cartão de crédito.

Muitas pessoas, inclusive, acabavam desistindo de procurar por um produto online por não disporem dessa opção de pagamento.

Com o tempo e popularização do e-commerce, o boleto ganhou vez, e, mais recentemente, o débito online.

Preferência entre quem não gosta de utilizar o crédito bancário, o pagamento a débito conquistou seu espaço e em breve começará ser escolhido nas principais lojas online de todos os setores da economia.

Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), a estimativa é que haja potencial para gerar pelo menos R$ 160 bilhões em compras ao ano, 50 vezes o resultado de 2019.

A mudança deve ocorrer  por causa de um novo protocolo de segurança adotado pelas companhias da cadeia de pagamentos, que oferecem maior tranquilidade ao cliente.

O cartão de débito na realidade é tão seguro quanto o de crédito. Porém, consumidores têm medo de usar o débito online, porque se houver alguma fraude o dinheiro já saiu da conta. O que muda agora é que o risco de fraude foi reduzido.

Edson Ortega, vice-presidente de Risco na Visa do Brasil, afirmou à reportagem do jornal O Estadão de São Paulo que entre 60% e 80% das compras feitas pela internet com cartões são autorizadas, ante um índice de conversão de 98% nos pagamentos feitos presencialmente. 

Com os testes feitos com o novo protocolo, as conversões pela internet já chegam a algo entre 85% e 90%, sem nenhuma fraude por enquanto.

Mesmo que essa operação ainda exija sair do site da loja e acessar o do banco, especialistas já apontam a crescente implementação do débito online em lojas virtuais devido as várias vantagens que essa forma de pagamento oferece, tais como:

  • Agilidade: compensado quase que instantaneamente pelo banco, a loja tem a confirmação do pagamento na hora e, assim, o cliente espera menos pelo envio do produto.
  • Segurança: a transação financeira é realizada no site do banco, o que diminui os riscos durante o processo e deixa o consumidor mais seguro.  
  • Conversão: ao contrário do boleto bancário que dá ao cliente tempo para pensar e desistir da compra, o débito é compensado na hora, o que influencia no aumento da taxa de conversão em vendas.

Cuidados com a segurança ao implementar o débito online

Como sempre, segurança em primeiro lugar, ou seja, adquira uma ferramenta antifraude.

Ao dispor de uma plataforma de gerenciamento e prevenção a fraudes, seu e-commerce consegue tomar decisões sobre quais pedidos enviar para aprovação de maneira mais assertiva.

Conforme explica Rogério Signorini, Head da CyberSource no Brasil, “A solução faz com que todos os pedidos de compra passem pela avaliação de muitas variáveis diferentes, facilitando a categorização do pedido em aceito, rejeitado ou encaminhado para uma verificação adicional. Tudo isso em menos de 1 segundo”.

Dessa maneira, essa forma de pagamento ajuda a loja virtual a gerenciar o estoque com mais agilidade e segurança, além de incluir mais pessoas no mundo digital.

“A CyberSource Corp identificou que lojas virtuais que fornecem três ou mais métodos de pagamento têm uma taxa de conversão de vendas aproximada 12% maior que aquelas que oferecem apenas uma opção de pagamento”, diz Daniel Ribas, head de operações da JET Retail Services.

Tudo indica que a crescente aceitação do débito online vai levar o e-commerce a um novo patamar de desenvolvimento no mercado brasileiro.

Crescimento do pagamento em tempo real

A pandemia fechou agências bancárias e forçou muita gente a migrar para canais eletrônicos. Com isso, o volume de transações online no Brasil cresceu quase 50% no último ano, entre maio de 2019 e abril de 2020.

Agora, não só o débito online ganha destaque. Com o lançamento do Pix, sistema instantâneo de pagamentos autorizado pelo Banco Central, o Brasil passa para outro patamar, se equiparando com países que já têm plataformas instantâneas consolidadas, como China, Índia e Austrália.

A grande vantagem do Pix é facilitar transações financeiras online, permitindo que pessoas e empresas possam transferir dinheiro de maneira eletrônica, em tempo real, sem restrição de meio ou horário, além de baixo custo.

Segundo o diretor de política monetária do BC, Reinaldo Le Gazie, a proposta prevê o desenvolvimento de uma estrutura de mercado que possibilite a todos os participantes oferecer alternativas de pagamentos diretos e instantâneos.

Por sua vez, Ortega não vê o Pix como uma ameaça aos pagamentos por débito online. Para ele, o novo meio de pagamento deve substituir inicialmente o TED e o DOC, usados para transferências.

O Brasil registra uma média diária de 3,8 milhões de transações, movimentando uma média de R$ 24,2 bilhões ao dia. O valor de transações também cresceu no último ano, sendo 11% maior do que em 2019.

Para atender uma demanda maior de compras online e um consumidor cada vez mais exigente, sua loja precisa contar com um serviço de entrega de produtos ágil e eficaz.

Flash Courier atua há mais de vinte anos na área de logística, coleta e entrega de encomendas, atendendo todo território nacional.

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